Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A Varíola e o jeito certo de contar uma história sanitária

A Varíola e o jeito certo de contar uma história sanitária
Fernando Carbonieri
set. 20 - 3 min de leitura
000

Realmente não tem nada de engraçado nos momentos que lidamos com pandemias. Os números extremamente altos de infectados e de mortos por elas deixam chagas que demoram décadas para serem resolvidas. 

Agradeço à Ana Panigassi que compartilhou esse conteúdo comigo no grupo do nosso programa matinal Troca de Plantão e possibilitou que eu conhecesse o ensino da saúde pública com o uso de fantoches, talk show, programa de quiz e um story telling maravilhoso

O curso da história da humanidade muda de forma drástica e grandes descobertas e desenvolvimentos aparecem em momentos como esse. Há um jeito bastante produtivo e engraçado de contar essas histórias e tirar um grande proveito disso no engajamento de populações.

Foi assim com o HIV, com a Cólera e, claro com a Varíola... 

Uma coisa extremamente comum em cada uma das pandemias vividas pela humanidade é que demora muito tempo para que os dotados de poderes sejam convencidos de que atitudes sejam tomadas antes mesmo que as doenças com potencial pandêmico se alastrem. 

A história é repleta de exemplos caóticos como este que estamos vivendo e é na história que vemos que sempre existe a possibilidade de que encontremos um caminho para resolver os problemas em questão.

Mas não é só na história que encontramos as respostas e sim, na maneira de contar a história. A história por trás da história pode ser muito mais rica do que os grandes feitos da humanidade. 

É isso o que acontece nesse show de fantoches que compartilho com vocês, no qual vemos que a história da vacina pode ser muito mais divertida e instrutiva do que a maneira que normalmente recebemos estas mensagens do passado.

Eu adorei a explicação e convido vocês a comentar a metodologia utilizada e a forma como podemos comunicar coisas importantes que não demandem um bungee jump de algum dos lados da terra plana.

Não deixe de comentar a seguir e participar da revolução do conhecimento em saúde conosco!

Compartilho esse vídeo com os amigos que fizeram o curso de História Global da Saúde e o de Humanidades médicas: a Saúde e a doença na história e na arte, para que participem dessa discussão.

Artigos Relacionados 


Você sabia que pode publicar na Academia Médica? Clique aqui e saiba como 


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você