Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você conhece o "Médicos Pela Verdade"?

Você conhece o "Médicos Pela Verdade"?
Academia Médica
out. 21 - 4 min de leitura
000

Uma das características do governo petista foi o posicionamento que colocava os médicos como origem de todo e qualquer problema de saúde no País. Quando aqueles que dominam o planalto apenas pelo poder sinalizaram que estariam importando militantes da esquerda cubana para atuar junto da população brasileira, começou-se uma destruição sistemática da imagem do médico. Uma imagem que antes era pautada na meritocracia, na ética e na moral, foi substituída pela propaganda oficial por uma que afirmava que a saúde do brasileiro só estaria mal devido a falta de vontade do médico em trabalhar no interior ou nas periferias.

Nada poderia ser mais falso do que isso, e com o intuito de demonstrar a verdade, a classe médica de diversos estados da federação se uniram e criaram o MPV, justamente para reafirmar que a mentira propagada pelo Governo não pode continuar a ser propagada.

A carta de fundação da iniciativa diz o seguinte:

Por nos sentirmos diretamente atingidos pelas agressões

Médicos pela Verdade: campanha para valorização da medicina brasileira

Médicos pela Verdade é uma iniciativa voluntária de um grupo de médicos, criada com o objetivo de realizar uma grande campanha de valorização da medicina brasileira e do atendimento à saúde com qualidade, por meio da arrecadação de recursos para a contratação de serviços de comunicação. A Associação Médica Brasileira (AMB) apoia a iniciativa, por isso se dispôs a gerir o valor arrecadado, bem como auxiliar nas estratégias da campanha.

Existem diversas ações governamentais que atribuem ao médico brasileiro à culpa da ineficiência do sistema público de saúde, utilizando-se de pronunciamentos manipulados e deturpados e propaganda enganosa em mídia nacional.

Hospitais e unidades de saúde estão precários. O SUS desativou quase 42 mil leitos nos últimos sete anos. As superlotações em emergências comprovam este fato. O Ministério da Saúde deixou de utilizar R$ 17 bilhões em 2012, mas o governo, para justificar o caos em que se encontra o setor, afirma que não tem recursos para investir em melhorias. Essas e muitas outras questões precisam urgente de uma resposta estratégica e eficiente.

Para tanto, criou-se um movimento de união entre profissionais, estudantes e especialistas diversos, que atuam na área da saúde, e a população, para lutar contra esse total desrespeito ao compromisso constitucional de um atendimento público de qualidade e contra os ataques à medicina brasileira.

O projeto prevê a formação de um comitê de crise para discutir desafios, estratégias em defesa da saúde pública de qualidade e avaliação contínua dos resultados alcançados. Além do desenvolvimento de ações nas redes sociais; organização e unificação do discurso para todo movimento pró-saúde pública brasileira, de forma transparente, clara e consistente, alcançando vários segmentos da sociedade.

Médicos pela Verdade também irá organizar um grande debate sobre saúde pública e seus verdadeiros entraves; ações de recuperação da imagem do médico e promoção de um debate sobre as missões da profissão e esclarecimentos à opinião pública sobre os riscos de medidas paliativas, que visam somente desviar o foco dos verdadeiros problemas.

Este não só é um movimento pelo futuro da profissão, como também pela vida de milhões de brasileiros que correm riscos em mãos de gestores amadores e profissionais não avaliados ou de formação deficiente. Sabemos que a população sofre com a falta de infraestrutura, sobretudo na atenção básica, sem equipes multiprofissionais, com longas filas para marcar consultas, exames e cirurgias. Há precariedade e improvisação.

O movimento é uma grande oportunidade para entidades, médicos e simpatizantes da causa se manifestar e contribuir, orgulhosamente, com o fortalecimento da medicina em nosso país. É o momento de assumir um papel pró-ativo em defesa de um direito básico e fundamental de todo cidadão brasileiro: o direto à saúde pública de qualidade.

Toda ajuda é bem-vinda! Faça parte do Médicos pela Verdade e invista no futuro do país e na defesa de um atendimento público realmente digno e de qualidade.

Saiba mais sobre a iniciativa e como colaborar em: http://www.medicospelaverdade.com.br/


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você