Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Clube do Livro e CinemaVOLTAR

A medicina líquida

A medicina líquida
Fernando Carbonieri
mar. 3 - 6 min de leitura
020

Zygmunt Bauman faleceu no dia 19 de Janeiro de 2017 e, entretanto, ávido em veicular seus pensamentos, hoje trago para muitos dos que não conhecem o Sociólogo e Filósofo Polonês que descreveu e profetizou muito das relações humanas que hoje experimentamos. Deixa-nos aos 91 anos com centenas de citações seculares e uma vasta obra filosófica e literária.

O maior pensador quando o assunto é "modernidade", nunca escreveu exatamente sobre o título que resolvi trazer hoje. A "medicina líquida" entretanto é visível na nossa sociedade. Por ser parte da sociedade, como tantas outras profissões, a profissão médica também se liquefaz. Não apenas aqui no Brasil, mas no mundo inteiro.

Vou um pouco além, assim como Baumam profetizava, a liquidez está em tudo que havia alguma sedimentação. Segundo ele:

Em uma vida moderna e líquida, não há laços permanentes, e qualquer coisa que ocupamos por um tempo deve ser amarrada vagamente para que possam ser desatadas novamente, tão rapidamente e tão facilmente quanto possível, quando as circunstâncias mudarem - como certamente acontecerão em nossa vida. Líquido, uma e outra vez.

A liquidez da modernidade é uma das principais caracteristicas dos pertencentes das gerações X, Y e Z, intensificando sua força de forma linear. Somos hoje uma população vasta de médicos e pacientes (e de sociedade) que possuem essa característica. Não encare isso como uma generalização, mas as evidências são fortes.

Os pilares de qualquer profissão "tradicional" estão se desfazendo. Ao mesmo tempo, somos cada vez mais reativos quando não entendemos o porque das coisas que nos açoitam diariamente e dimensionamos nossas forças na tentativa de manter o status quo. Há uma dificuldade tremenda em entender tudo isso. Por isso a importancia do filóso.

Livros de Bauman:

Seguem o link para o site da Amazon para os 3 livros que li do autor. Leitura fácil, entretanto com profundo grau de reflexão:

Não sou um profundo conhecedor de todas as suas obras, mas gostaria de deixá-los com algumas citações e com algumas sugestões de leitura das obras de Bauman que podem auxiliar-nos no entendimento da liquefação da medicina. Podemos construir isto de forma coletiva. Coloque nos comentários quais os valores, antes inquebráveis da profissão médica, que estão se liquificando. Podemos construir esse diagnóstico de forma conjunta para podermos entender um pouco mais sobre a sociedade e a medicina líquida.

Nós já temos - graças à tecnologia, desenvolvimento, habilidades, a eficiência do nosso trabalho - recursos suficientes para satisfazer todas as necessidades humanas. Mas não temos recursos suficientes, e é improvável que tenhamos, para satisfazer a ganância humana. - Zygmunt Bauman

A citação acima pode nos ajudar a refletir sobre a necessidade que temos em alicar recursos desnecessários em pacientes em cuidado paliativo. A ganância, a meu ver, não merece ser vista sob a perspectiva meramente financeira, mas também sob o ponto de vista do ego que, neste caso, pode ser exercido tanto por familiares ou por profissionais de saúde que insistem em praticar a distanásia. Sob a perspectiva financeira, os exemplos são inúmeros e vou deixá-los para a discussão.

Ainda seguinda a linha dos limites da morte, Bauman nos brindou com esta:

O sofrimento da mortalidade faz com que os seres humanos pareçam Deus. É porque sabemos que devemos morrer que estamos tão ocupados fazendo a vida. É porque estamos conscientes da mortalidade que preservamos o passado e criamos o futuro. A mortalidade é nossa sem perguntar. Mas a imortalidade é algo que devemos construir a nós mesmos. A imortalidade não é uma simples ausência de morte; É desafio e negação da morte. Ela é "significativa" apenas porque há morte, essa realidade implacável que deve ser desafiada. Zygmunt Bauman

Sobre cidadania e manutenção da ética e da moral.

A força de uma ponte não é a força média dos pilares, mas a força do pilar mais fraco. Eu sempre acreditei que você não mede a saúde de uma sociedade pelo Produto Interno Bruto, mas pelas condições que demonstram o seu pior. - Zygmunt Bauman

A citação acima demonstra a necessidade de observarmos a sociedade sob os seus principais pontos reprováveis. Assim, também o devemos fazer com a nossa profissão. O ato de levantarmos os pontos de fragilidade e darmos publicidade a eles, encaminha para a resolução destes problemas, tornando a nossa profissão mais forte. Simplesmente não está certo receber por indicação de farmácias de manipulação ou de OPMEs. Escolher ficar quieto sobre isso, também é uma escolha que possui consequencias.

Mais algumas citações para comentar. Por favor, enriqueça esta conversa:

Vivemos em um mundo de comunicação - todos obtém informações sobre todos os outros. Há comparação universal e você não se compara apenas com as pessoas ao lado, você se compara a pessoas de todo o mundo e com o que está sendo apresentado como a vida decente, apropriada e digna. É o crime da humilhação. - Zygmunt Bauman

Relações, como carros, devem passar por serviços regulares para se certificar de que ainda são confiáveis.  - Zygmunt Bauman

Existem outras maneiras de encontrar satisfação, receitas de felicidade humana, gozo, vida digna e significativa, gratificante, do que o aumento do consumo que aumenta a produção. - Zygmunt Bauman

 

Participe do grupo Clube do Livro e Cinema e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você