Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
PsiquiatriaVOLTAR

Por que setembro amarelo? O legado do Mustang Amarelo

Por que setembro amarelo? O legado do Mustang Amarelo
Alexandre Wbr
set. 14 - 5 min de leitura
000

Ao nos aproximarmos do fim do mês de setembro, fazemos uma pausa para refletir sobre o quanto muitos de nós dedicamos um tempo especial para discutir saúde mental, bem-estar psicológico, exaustão emocional, burnout e outros fatores que, infelizmente, podem levar um indivíduo a pensar em tirar a própria vida. Em diversos contextos - no trabalho, em espaços de saúde, escolas e comunidades - tivemos a oportunidade e o interesse de abordar esses temas tão delicados e urgentes.

Ao encerrarmos o mês de setembro, esta publicação vai além de um simples lembrete. Ela reforça a necessidade contínua de vigilância e ação na promoção do bem-estar e prevenção ao suicídio. É essencial que as mensagens e estratégias abordadas este mês se integrem em nossa rotina diária, em todos os ambientes. A valorização do cuidado, da compreensão e da disponibilidade para ajudar ou buscar ajuda deve ser constante!

Com a capacidade de impactar positivamente a saúde de quem nos rodeia, reforçamos a importância do legado inspirador do Mustang Amarelo.

O Legado do Mustang Amarelo

O programa Yellow Ribbon foi fundado em 1994 pelos pais e amigos de um adolescente brilhante, engraçado e amoroso, Mike Emme, que tirou a própria vida pois não sabia as palavras a dizer ou não sabia como deixar alguém saber que estava com problemas e necessitava de ajuda.

“Não se culpe, mamãe e papai, eu amo vocês.” Estava assinado: “Amor, Mike 23:45”.

Em uma ação que surpreendeu totalmente todos que o conheciam, Mike suicidou-se no momento de seu mais profundo desespero. Às 23h52, seus pais entraram na garagem atrás daquele Mustang amarelo brilhante. Sete minutos... Tarde demais!

O legado começou quando Mike resgatou e reformou o Ford Mustang 1968. Ele comprou, reconstruiu e pintou de amarelo brilhante. Mike ficou cada vez mais conhecido por sua capacidade mecânica e por ajudar outros adolescentes e amigos - ele ficou conhecido como o "Mustang Mike".

Histórias começaram a emergir da ajuda que Mike havia dado às pessoas:

💛 "O carro de uma jovem mãe quebrou tarde da noite, deixando ela e seus dois filhos pequenos encostados no acostamento. Mike parou e mostrou sua carteira de motorista para garantir que não os machucaria, ligou o carro e depois os acompanhou até em casa para garantir que chegassem em segurança."

💛 "Um colega de classe contou como Mike havia cancelado seu pedido de uma nova transmissão e, em vez disso, havia comprado dois usados no pátio de salvamento, para que seu colega de classe também pudesse fazer o carro funcionar."

Os adolescentes se reuniram para confortar a família e discutiram a tragédia de perder Mike. A mãe de Mike conversou com os adolescentes sobre a criação de lembranças para nutrir a memória do filho e eles decidiram que o amarelo seria usado em homenagem ao querido Mustang amarelo."

Em resposta aos adolescentes perguntando "o que podemos fazer?", ela disse a eles: 'não faça isso, não tente suicídio'. "Se você já está nesse ponto de dor/desespero, peça ajuda"! As crianças fizeram anotações, e cartões foram feitos com a mensagem para pedir ajuda. Na noite anterior às cerimônias comemorativas de Mike, seus amigos compartilharam sua dor e lágrimas enquanto prendiam 500 fitas nos cartões.

Eles foram colocados em uma cesta durante o serviço memorial. No final da cerimônia, todos os cartões com fitas haviam sido levados. A iniciativa poderia ter terminado ali, mas não terminou, graças à coragem dos adolescentes e ao compromisso de uma família em ajudar os outros.

Três semanas após os serviços em memória de Mike, a família recebeu uma ligação de uma professora em Wyoming. Ela contou que uma estudante lhe entregou uma das mensagens que havia recebido pelo correio de um amigo, pois precisava de ajuda. A professora entrou em contato buscando apoio para adolescentes em sua região. A partir daí, começaram a surgir outras chamadas de diversas partes dos EUA e, em seguida, cartas. Os adolescentes estavam distribuindo essas mensagens e cartões por todo o país, e a iniciativa estava ganhando amplitude.

A fita se tornou o símbolo do programa quando os adolescentes começaram a amarrá-los nos cabelos e prendê-los às roupas e chapéus no dia em que Mike morreu. Amarelo em memória de Mike e seu querido Mustang amarelo 68, e como ele ajudou tantas pessoas.



💛 O CORAÇÃO no meio da fita é o símbolo dos sobreviventes. Nossos corações continuam, para sempre partidos. No entanto, são nutridos e cercados pelo amor da família Yellow Ribbon. Juntos, trabalhamos para ajudar os outros, salvar vidas e honrar a memória de nossos entes queridos. Nossas vozes falam por quem não pode.


Referência: 

Yellow Ribbon. (n.d.). Who We Are. Yellow Ribbon. Retrieved [Data de Acesso], from https://yellowribbon.org/who-we-are/

Participe do grupo Psiquiatria e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você