6 razões para uma médico estar presente nas redes sociais
*por Renata Velloso
Hoje em dia quase todos nós temos um perfil no Facebook, conversamos com nossos amigos e familiares pelo Whatsapp ou estamos engajados em alguma outra rede social. Mas quando pensamos profissionalmente poucos médicos utilizam a internet para alavancar a sua carreira. Os principais motivos são falta de tempo e medo de que a exposição possa ser mais prejudicial do que benéfica. Tempo é questão de prioridade, a gente sempre arruma um horário para fazer aquilo que consideramos importante. Já o risco é algo que devemos pensar sempre em relação ao benefício, não esquecendo que não fazer algo também tem um risco. Se você não faz outro colega irá fazer e ocupará o destaque que poderia ter sido seu.
O que acontece quando você tem uma presença constante nas redes sociais, seja através de um blog, uma página no facebook ou um twitter ativo, entre outros exemplos?
1. O google (e todo mundo) precisa te conhecer
Os pacientes encontram você. Se você não tem pelo menos um perfil bem detalhado no Linkedin, por exemplo, é difícil que os pacientes encontrem informações completas sobre você na internet. E hoje querendo ou não, as pessoas pesquisam diariamente sobre médicos e doenças no Google. Se você tem uma presença nas redes sociais, você controla a sua reputação digital, e o Google mostrará aquilo que você quer que seja mostrado quando algum paciente procurar seu nome no Google. Aliás digitar o seu próprio nome com frequência no Google ou mesmo criar um alerta com o seu nome (e ser avisado por email sempre quando aparecer uma menção nova na internet a seu respeito) é uma ótima prática.
2.Eu #amo meu médico
Os pacientes gostam de você: Se você tem um blog ou um canal no Youtube, por exemplo, ajudando a disseminar informação médica de qualidade de forma gratuita você conquista imediatamente a admiração e a simpatia dos seus seguidores. Para os pacientes antigos passa a ser um serviço a mais que ele recebe ao se consultar com você.
3. Eu #confio em meu médico
Os pacientes confiam mais em você. Quando você mostra a cara nas redes sociais e interage com os pacientes isso acaba gerando um engajamento que cria uma confiança nessa relação. É como se você ao estar nas redes sociais fizesse parte do círculo de relacionamentos daquela pessoa, e ela confia mais porque te conhece a mais tempo e sabe da sua capacidade.
4. Meu médico, Meu amigo
Os pacientes interagem mais com você. Uma das grandes vantagens de estar nas redes sociais é poder sentir mais de perto o ponto de vista dos pacientes, entender as dúvidas mais comuns, problemas muitas vezes básicos e que não são abordados nas consultas. Essa interação acaba sendo muito positiva nos resultados dos tratamentos médicos uma vez que o engajamento digital incentiva a adesão ao tratamento.
5. Meu médico me respeita
Você ganha tempo nas consultas. Quando você disponibiliza para os seus pacientes e para o público em geral uma série de informações online, você recebe em consulta um paciente mais bem preparado e informado, com isso você pode usar o tempo da consulta tirando dúvidas e não apenas repetindo informações.
6. #Super indico
O paciente fica mais satisfeito. Existem vários estudos que mostram que os pacientes gostam de poder interagir com os seus médicos através dos meios digitais. Isso é conveniente para todos.
No final das contas quando você tem uma presença nas redes sociais você consequentemente passa a ter um trabalho mais engajado, produtivo e eficiente. O tempo que você “perde” atualizando os seus canais digitais você acaba ganhando depois, é só romper esse bloqueio inicial e começar!
*primeiro post escrito por Renata Velloso. Médica que mora no Vale do Silício, é um ponto fora da curva quando o assunto é marketing. Atualmente ministra online o curso Marketing Digital para Médicos, uma inspiração para o Academia Médica em continuar o trabalho!
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