Medicinia - comunicação médico-paciente como você nunca viu
São muitas as nuances que permeiam a relação médico paciente. Uma delas é a comunicação entre o profissional e seu paciente. Assunto de ampla discussão ética, é também um dos principais motivadores de novos processos nos CRMs, principalmente quando feita a distância ou quando malfeita ou precariamente documentada.
Até o momento, o CFM proíbe consultas remotas, afirmando que desta maneira seria impossível examinar o paciente ou documentar as sugestões do médico a seu paciente. Tratada muitas vezes como intocável nas entidades médicas nacionais, a comunicação remota por meio de aplicativos, messengers ou videoconferência são práticas cada vez mais frequentes nessa relação. Que atire a primeira pedra aquele que nunca “pecou”!
A deficiência daqueles meios no comunicar eticamente e de forma documental tem seus dias contados. É essa a promessa do Medicinia, o aplicativo médico/paciente objeto desta revisão.A empresa brasileira, localizada em São Paulo, já dedicou mais de 4 anos desenvolvendo ferramentas de comunicação para médicos conversarem com seus pares e com as demais equipes envolvidas no ecossistema hospitalar. Dessa forma, conseguiram otimizar processos de alta, laboratoriais, de comunicação intra-hospitalar e indicadores de qualidade, sem depender de aplicativos correntes adaptados para essas práticas (como o WhatsApp).
Além de proibidos para a interação com pacientes pelo Conselho Federal de Medicina, esses aplicativos adaptados trazem problemas sérios de segurança da informação, que é privada do paciente. Exames, anamneses, evoluções e tantos outras coisas não podem transitar por aí, sem uma segurança adequada.
Dessa forma, a empresa do neurologista Daniel Branco resolveu investir em um meio ético, seguro, documental, que ainda valoriza o tempo investido pelo médico no atendimento entre consultas.
E veio o novo MEDICINIA.
Com ele, você pode comunicar-se com seu paciente e registrar suas conversas com ele, mesmo longe de seu prontuário eletrônico. Vale lembrar que isso não é uma consulta médica online. O Medicinia deve ser usado para orientações como a necessidade ou não de procurar um pronto socorro com urgência; a possibilidade de o paciente esperar para marcar uma consulta para o dia seguinte; dúvidas sobre a medicação em uso ( efeitos colaterais/adversos, dose de concentração, esquecimentos e possíveis consequências); orientações sobre hábitos de vida ou apoio ao paciente que está parando de fumar. Toda a conversa que você realizar com o paciente pelo aplicativo será registrada e poderá ser incorporada ao prontuário por meio de um arquivo pdf.
Isso traduz-se em segurança para o paciente e para o médico, que tem documentado todo o conteúdo trocado com seu paciente. O aplicativo segue as rígidas leis do HIPAA, um ato do governo de Bill Clinton que garante a segurança das informações trocadas entre planos de saúde, profissionais de saúde e pacientes - algo ainda sem muitos precedentes aqui no Brasil.
A devoção à segurança do Medicinia realmente impressiona. Nada pode ser selecionado ou copiado, tanto nas versões para mobile quanto para desktop. Algo que ainda não é possível interromper são os prints, tanto no mobile quanto no PC você consegue a imagem de sua tela corrente. No caso do nosso teste, o celular MotoMaxx em que testamos estava sem proteção com senha. Assim que fomos fazer o login no app, ele exigiu que colocássemos uma senha no dispositivo para aumentar a segurança das informações ali contidas.
Sobre a Remuneração Médica
Chega do famoso “Doutor, você poderia dar uma olhadinha nos meus exames?”.
O aplicativo remunera o médico conforme o preço que ele acha que vale seu tempo a distância. Nas configurações iniciais, eles propõem 35 reais de honorário ao médico por paciente que quiser se utilizar deste sistema. A taxa do Medicinia é de 14,90 reais, que neste caso, eleva o valor da conversa para o paciente para 49,90. Esse valor de 35 reais é modificável, sendo o médico o responsável pela precificação de seus serviços a distância. Entretanto, a taxa do Medicinia não muda, e é fixa em 14,90 reais. Uma nova taxa será cobrada do paciente, caso ele tente entrar em contato com o médico após 30 dias da primeira interação entre vocês.
Há a opção de você não cobrar nada de honorários pela facilidade, uma vez que você pode oferecer isso como vantagem para seu paciente (particular por exemplo).
Sobre a usabilidade
Não adianta nada prometer que o Medicinia potencializa as comunicações entre médicos e pacientes se o app não é amigável. Ainda bem que a empresa gasta muito de seus esforços neste sentido.
O programa foi construído primariamente para o uso no smartphone de pacientes e médicos, e nas plataformas Android e iOS ele é bastante intuitivo e funcional. A plataforma para desktop também é funcional, mas ainda não apresenta todos os recursos disponíveis para iPhones, iPads e Smartphones Android.
Mini Prontuário Eletrônico do Paciente
Chega também de receber mensagens e não saber com quem você está falando. O aplicativo possui um mini PEP que traz um resumo do paciente, das medicações e das últimas interações. O Medicinia também permite que o paciente mande resultado de exames por meio de fotos ou pelo envio de arquivos em pdf. Tudo é anexado e documentado junto a interação com o paciente.
Próximos passos do Medicinia
Em breve, a empresa promete pagamento integral da consulta com o aplicativo, assim como já ocorre com táxis, bastando você combinar seu preço com seu paciente. Caberá ao paciente escolher a forma de pagamento, sem que você precise carregar dinheiro para cima e para baixo, ou sem responsabilizar as secretárias para este fim.
Prós
Melhora a comunicação com seu paciente no pré e no pós consulta, de uma forma que respeita a privacidade do médico e o tempo do paciente, principalmente quando o assunto é a espera na cadeira do consultório.
Com o cadastro do médico gratuito, o app remunera o médico pelo tempo que ele gasta respondendo mensagens e telefonemas de seus pacientes.
É um bom meio de enviar mais informações ao paciente para que ele entenda melhor sua doença, podendo melhorar a aderência a um tratamento difícil. Isso pode ser uma vantagem sem precedentes, principalmente para pacientes psiquiátricos.
A empresa presta suporte de usabilidade em horário comercial, ajudando o médico a se adaptar a esta nova ferramenta. Dessa maneira a curva de aprendizado é bastante reduzida.
Você pode tanto receber pelo app, como apenas fornecer essa facilidade sem cobrar a sua parte, evitando apenas que o paciente gaste tempo com transito, espera em seu consultório, ou dinheiro com o transporte e estacionamento.
Contras
O assunto da comunicação médico paciente por meios digitais ainda não foi esgotado, não sendo esta a função deste artigo.
Saber usar as ferramentas é uma necessidade primordial. Logo, tal aplicação, ao nosso ver, pode ser usada apenas com pacientes selecionados.