Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

6 Sistemas de Cirurgia Robótica que você deveria conhecer

6 Sistemas de Cirurgia Robótica que você deveria conhecer
Matheus Scalzilli
out. 19 - 8 min de leitura
000
  1. DaVinci da Intuitive

O sistema de cirurgia DaVinci desenvolvido pela companhia Intuitive foi o primeiro sistema de cirurgia robótica aprovado pelo FDA no ano de 2000. O sistema é aplicável em uma ampla gama de operações, incluindo cirurgias minimamente invasivas cardíacas, colorretais, ginecológicas, de cabeça e pescoço, torácicas, urológicas e gerais. A proposta dos engenheiros por trás do robô era unir o melhor de que cada abordagem cirúrgica: a destreza de movimento da cirurgia aberta e as pequenas incisões da cirurgia laparoscópica.

O cirurgião opera através de um Console Cirúrgico integrado a uma tela com visualizador 3D que permite que o médico tenha uma noção de profundidade na hora de operar além de uma cadeira ergonômica que reduz o desconforto e cansaço de ficar em pé por horas sem intervalos. Através do Console Cirúrgico o cirurgião controla o Cart Robótico que está conectado as ferramentas cirúrgicas e uma câmera que estará em contato com o paciente, dessa forma o médico ganha uma maior amplitude de movimento.

Além disso, o daVinci tem a vantagem de ser relativamente fácil de utilizar, uma vez que ele é muito intuitivo (o que originou o nome da empresa) em comparação a técnica laparoscópica. Durante uma cirurgia por videolaparoscopia os movimentos aparecem no visor como o oposto do que está sendo feito, ou seja, você movimenta o porta-agulha para cima e no visor ele vai para baixo, você mexe para esquerda e ele aparece indo para direita. Para aperfeiçoar essa técnica é preciso que ocorra um re-mapeamento mental através das muitas horas de prática, no daVinci não existe esse problema os instrumentos no visor seguem o movimento do cirurgião o que, consequentemente, reduz o tempo necessário para um jovem cirurgião desenvolver a técnica.

2. Sistema Cirurgico PRECEYES

O PRECEYES, como o próprio nome já diz, é um sistema de cirurgia robótica oftalmológica que visa aumentar a precisão da cirurgia durante o procedimento. Seu nome é um trocadilho das palavras precisão e olhos do inglês “precise” e “eyes”, respectivamente.

A cirurgia oftalmológica envolve a manipulação de estruturas de apenas alguns micrometros e, portanto, exige uma precisão que esta no limite da capacidade humana. Com o PRECEYES o cirurgião utiliza uma mão para operar o olho da forma tradicional e na outra, sua mão predominante, ele utiliza o PRECEYES. O sistema robótico de cirurgia possui um processador que reduz a amplitude dos movimentos da mão do cirurgião para escalas micrométricas e filtra os tremores involuntários eventuais que ele pode ter. Além disso, quando o cirurgião solta o instrumento ele permanece fixo naquela mesma posição o que permite que medicações possam ser administradas de uma forma muito mais precisa.

A precisão dos movimentos aumenta por um fator de até 20 vezes o que reduz o risco de complicações de cirurgias já estabelecidas e abre margem para o desenvolvimento de novas cirurgias. Atualmente, sua aplicação é na remoção da membrana epirretiniana -uma membrana fina fibrótica que se contrai, enrugando a retina interferindo na visão e na drenagem do acúmulo de sangue embaixo da retina devido a degeneração macular relacionada a idade.

3. Sistema MONARCH da Auris Health

O Sistema Monarch, aprovado pela FDA em março de 2018, consiste em um aparelho broncoscópico robótico controlado através de um controle análogo ao do seu videogame tradicional que movimenta o endoscópio robótico flexível pela árvore brônquica. O Monarch, além de proporcionar uma visão broncoscópica contínua, possui um sistema guia de navegação baseado em modelo 3D pulmonar individual daquele paciente.

Eric Davidson, o vice-presidente de vendas e marketing da Auris afirma que o sistema Monarch é o primeiro sistema de cirurgia robótica a integrar um endoscópio, instrumentos cirúrgicos, um sistema de navegação e a robótica em uma única plataforma e, dessa forma, realizar endoscopias da melhor maneira.  Além disso, Davidson estipula que a plataforma ainda será utilizada para o diagnóstico e terapêutica de diversas doenças mas que por enquanto sua principal aplicação é na detecção precoce do câncer de pulmão.

4. O Sistema MAKO Rio

O Sistema Mako oferece uma assistência robótica tanto no processo pré-operatório, durante o planejamento das cirurgias, quanto no próprio procedimento.  O Mako, atualmente, é utilizado em algumas cirurgias ortopédicas: artroplastia parcial e total do joelho e a artroplastia total do quadril. A plataforma robótica utiliza as informações provenientes das TCs para gerar um modelo 3D da estrutura óssea do paciente e, dessa forma, o cirurgião consegue planejar de forma mais precisa o procedimento. É possível, entretanto, que esse modelo precise ser atualizado durante a cirurgia.

O Dr. Steven Allsing, cirurgião ortopédico do Sharp Grossmont Hospital na Califórnia, afirma que com o MAKO é possível planejar a cirurgia com um grau de acurácia elevado o que permite ao cirurgião reproduzir a anatomia original do paciente respeitando o limite das estruturas adjacentes: os músculos, ligamentos e tendões. A partir disso Allsing afirma que há uma redução no tempo de recuperação do paciente, resultados melhores a longo prazo e redução desconforto pós-operatório.

5. Sistema Corpath da Corindus Technology aplicado a telecirurgia

A Cornidus Technology é uma empresa americana focada no desenvolvimento da robótica voltada a cirurgias cardiovasculares de alta precisão. Seu atual sistema mais promissor é o Sistema Corpath que possui braços robóticos de alta precisão associado a um sistema de realidade virtual. Recentemente, esse sistema foi utilizado para realizar o primeiro procedimento de telecirurgia em humanos.

A cirurgia em questão foi realizada na India pelo Dr Tejas Patel em cinco pacientes que estavam localizados a aproximadamente 32km de distância. A aplicabilidade dessa nova tecnologia torna-se extremamente útil especialmente em pacientes que estão em condições muito graves para serem transportados a longa distâncias ou em locais rurais onde um determinado profissional especialista possa estar em baixa oferta. Entretanto, é preciso salientar que essa tecnologia é altamente dependente de uma rede wifi de qualidade e que ainda é necessário que algum médico esteja presente próximo ao paciente caso surja complicações técnicas.

6. Hinotori da Medicaroid

Em 2020 o governo japonês aprovou o primeiro sistema de cirurgia robótica desenvolvido completamente no Japão. Em busca de uma autonomia nacional a Kawasaki entrou em parceria com a Systemex Corporation para criar o Hinotori. O nome Hinotori é uma homenagem ao mangá clássico japonês do mesmo nome que foi escrito por Osamu Tezuka, um médico. Atualmente, sua principal aplicação são nos procedimentos urológicos.

O sistema operacional robótico pode ser dividido em três componentes básicos: a Cabine do Cirurgião, a Unidade de Operação e a Unidade de Visão. A Cabine do cirurgião possui um design ergonômico que reduz o estresse físico sobre o cirurgião; a Unidade de Visão é acoplada a cabine e possui um visor 3D que garante a perspectiva de profundidade e a Unidade de Operação fica instalada a maca do paciente com os instrumentos cirúrgicos.

Gostou? Comenta abaixo se esqueci algum sistema.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 190 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você