Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A formação médica irá se tornar uma bolha?

A formação médica irá se tornar uma bolha?
Gustavo Hirt
mai. 13 - 2 min de leitura
0110

Hoje, quando abri o WhatsApp pela manhã, li a pergunta de um amigo economista: 

“Cara, tu acha que o curso de medicina é uma bolha?”

Apesar de não saber como me posicionar de imediato, a vontade que eu tinha era dizer que aquela pergunta era, no mínimo, interessante…

De modo geral, uma bolha é quando alguma coisa (ativo) é negociada a valores cada vez mais altos (bolha) - acima do valor real -, seguido de uma queda brusca dos preços, onde praticamente todo mundo perde o investimento

A pergunta do meu amigo veio acompanhada de outra frase “muita gente faz medicina pelo dinheiro, né?”.  Apesar dos diversos motivos mais nobres da profissão, sejamos francos: todos sabemos que é verdade!

Vejamos o seguinte:

  1. O aluno (investidor) paga valores cada vezes mais absurdos de mensalidades para acumular o conhecimento médico (ativo).
  2. Depois de formado, se lança no mercado em busca do retorno desse investimento.
  3. Com cada vez mais médicos formados, o ticket médio vai inevitavelmente cair, ou melhor, já está caindo.

Não tenho a menor dúvida que aqueles profissionais que têm a medicina como vocação e, além disso, entendem a necessidade cada vez maior de realizar um cuidado centrado no paciente e de desenvolver outras habilidades como a gestão e trabalho em equipe, terão sempre um bom espaço no mercado

Mas, como será que vai ser o ROI - Return on Investment - daqueles que se lançam na medicina com intuito sobretudo financeiro?  

Será que a formação médica está caminhando para uma bolha?

E você, colega, o que pensa sobre isso?

Aguardo a sua opinião nos comentários!

 


Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 


Denunciar publicação
    0110

    Indicados para você