Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Conferência Mundial de Saúde Rural, aí vamos nós!

Conferência Mundial de Saúde Rural, aí vamos nós!
Ana Júlia Araújo
fev. 15 - 4 min de leitura
010

Somos um grupo de estudantes de Medicina e médicas apaixonadas pela Saúde Rural. Queremos ir à 15ª Conferência Mundial de Saúde Rural da WONCA apresentar trabalhos, projetos em desenvolvimento, workshops e concorrer em concursos de vídeos e textos, para melhorar a saúde das populações rurais no Brasil.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50% da população mundial habitam zonas rurais, mas apenas 24% dos médicos trabalham nessas áreas. Um dos motivos que explica essa disparidade é o fato que as escolas médicas não preparam os seus alunos para trabalhar em áreas rurais.

As comunidades e povos rurais são aquelas que têm seus modos de vida e reprodução sociais relacionados predominantemente ao campo, à floresta, à água, à agropecuária e ao extrativismo. São camponeses, trabalhadores rurais assentados, comunidades tradicionais, como quilombolas, ribeirinhos; pescadores artesanais e marisqueiras; as que habitam ou trabalham nas reservas extrativistas em áreas florestais ou aquáticas; aquelas atingidas por barragens e muitos outros. Essas populações usam os recursos naturais para a subsistência, com a mão de obra familiar, e assim o processo de adoecimento dessas pessoas está relacionado a esse contexto. No ambiente rural, as taxas de analfabetismo, de mortalidade infantil e de suicídio são maiores, além disso, alguns problemas de saúde e fatores de risco se encontram mais frequentemente em zonas rurais do que em urbanas. Alguns exemplos são: intoxicações agudas, subagudas e crônicas por agrotóxicos; acidentes com animais peçonhentos e plantas tóxicas; acidentes decorrentes dos riscos ocupacionais das lidas rurais, como agricultura e pecuária. 

Os médicos em zonas rurais precisam ser resolutivos nos atendimentos, pois, muitas vezes, encontram-se isolados de outros colegas. Assim, eles precisam ser capazes de realizar procedimentos cirúrgicos diagnósticos e terapêuticos, saber manejar emergências e realizar atendimentos em todos os ciclos de vida, incluindo a terminalidade.

A 15ª Conferência Mundial de Saúde Rural da WONCA será realizada no período de 26 a 29 de abril de 2018, na India Habitat Centre, New Delhi, India. A conferência é uma oportunidade para trazer as partes interessadas de todo o mundo; reunindo as melhores práticas internacionais e sessões de brainstorming abordando os desafios atuais e futuros na saúde rural.

No congresso, seremos responsáveis por diversos workshops (sobre Jovens médicos e acadêmicos na área rural, produção de vídeos, mulheres na zona rural, mídias sociais), também submetemos vários trabalhos para apresentações orais e pôsteres (pelo menos 10), concorremos com diversas animações e um documentário (em breve mais informações!) no Festival Internacional de Curta-metragem e com um texto no concurso Rural Ideathon. Nós ainda iremos participar de atividades em áreas rurais da Índia para conhecer a Medicina de Família e Comunidade Rural no país.

Além disso, como o Brasil ainda está desenvolvendo um currículo sobre medicina de família e comunidade rural em todas as escolas médicas e ainda não temos a residência específica em medicina de família e comunidade rural, como já existe em outros países, participar de uma conferência a nível mundial é uma oportunidade de representar o Brasil: compartilhar experiências e retornar com o intuito de fomentar no país a discussão da importância de se olhar para o rural, valorizando e respeitando as suas peculiaridades. Os aprendizados no congresso também irão propiciar um cuidado melhor das comunidades que estamos atuando.


Essa conferência é uma oportunidade de trocar experiências com pessoas do mundo inteiro, fazendo com que possamos nos tornar agentes multiplicadores ao retornar para o Brasil com mais ideias e projetos para melhorar o acesso à saúde da nossa população. 

Contamos com o seu apoio para que juntos possamos fazer a diferença!

Para saber mais:

https://www.catarse.me/sauderuralindia

https://www.facebook.com/congressosauderural/

https://www.youtube.com/channel/UCb_o4HM-yVRkJW0p7w4vEWQ


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você