Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases médicas #35

Frases médicas #35
Academia Médica
out. 21 - 4 min de leitura
000

'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. Inspire-se!

"A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."

Guimarães Rosa foi um escritor, diplomata e médico brasileiro. Considerado um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, é autor de obras como Sagarana e Grande Sertão: Veredas. Formou-se em medicina na Faculdade de Medicina na Universidade de Minas Gerais.

 

"A glória da medicina é que ela está constantemente se movendo para frente; sempre há mais para aprender." 

William James Mayo foi médico e cirurgião nos Estados Unidos. Depois de se formar na faculdade de medicina na década de 1880, ele e o irmão, Charles Horace Mayo, juntaram-se ao consultório particular do pai. Em 1919, fundaram a mundialmente conhecida Mayo Clinic, em Minnesota, EUA, um dos primeiros esforços do país na prática de medicina em grupo.

 

"A medicina é a única profissão mundial, seguindo em todos os lugares os mesmos métodos, acionados pelas mesmas ambições, e perseguindo os mesmos fins." 

 

"Viva nas enfermarias. Não gaste horas do dia em algo que você possa ler à noite. Mas, após ver, leia. E quando puder, leia nas descrições originais dos mestres que com métodos rudimentares viam tão claramente."

 

"O primeiro degrau para o sucesso em qualquer trabalho é o interesse por ele."

William Osler foi um médico canadense, considerado um dos ícones da medicina moderna. Foi professor da Faculdade de Medicina do Hospital Johns Hopkins e defendia o ensino da medicina à beira do leito. Alguns dos seus livros são “The Principles and Practice of Medicine”, “Evolution of Modern Medicine” e “Aequanimitas: with other addresses to medical students, nurses and practitioners of Medicine” - livro que reúne vários discursos de Osler nos quais ele aconselha os médicos a terem paciência e sensibilidade com os pacientes, mas também a manter uma distância emocional.

 

"Você não precisa ser o melhor. Basta procurar fazer bem aquilo que faz, sem esperar recompensa, simplesmente pelo prazer de fazer bem-feito"

 

"Eu sou contra essa história de dizer: eu não faço porque não me dão condições. Se você é capaz de fazer, você cria as condições."

Adib Jatene (1929 — 2014) foi um médico cirurgião, professor, inventor e cientista brasileiro. Formou-se em medicina na Universidade de São Paulo e realizou várias inovações no meio médico, como a cirurgia do coração para tratamento da transposição das grandes artérias em récem-nascidos. Também trabalhou com o professor Euryclides de Jesus Zerbini. É autor do livro “Cartas a um Jovem Médico”.

 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Criar Novo" e compartilhe seu conhecimento com a gente!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você