Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Healthtech pode salvar o sistema de saúde brasileiro? - parte 2 de 2: soluções

Healthtech pode salvar o sistema de saúde brasileiro? - parte 2 de 2: soluções
Dennis Nakamura
set. 16 - 7 min de leitura
010

A pandemia de coronavírus têm fomentado o nascimento de uma porção de startups do tipo healthtech todo mês no Brasil. E provavelmente você já ouviu falar, ou se faz parte da Academia Médica, conhece pessoalmente a desorganização que é o sistema de saúde pública do nosso país.

Quem ainda teve a oportunidade de ler a primeira parte, falamos sobre as principais questões que assombram o nosso querido sistema de saúde pública brasileiro. Clique aqui para ler a Parte 1 de 2: problemas

Mas com todos esses problemas, como podemos acreditar que as startups do tipo Healthtech poderão contribuir com algo tão complexo quanto o sistema de saúde tupiniquim?

É aí que entra o novo modelo de negócios das startups. Elas são capazes de quebrar um problema tão imenso e confuso em pequenos problemas passíveis de serem solucionados. Claro que essa diversidade acarreta em outro tipo de problema, gestão de fornecimento e fornecedores, uma vez que cada instituição ou órgão de saúde terá diversos prestadores de serviços diferentes, mas falamos sobre isso noutro artigo.


Tipos de healthtechs

Vamos ao que interessa, as HealthTechs podem ser organizadas em algumas segmentações de acordo com o mercado em que atuam e soluções que trazem:

Gestão e administração

Startups preocupadas em criar ferramentas para facilitar a gestão e administração de clínicas, centros médicos, pronto socorros e saúde pública.

Digital Devices

Dispositivos digitais ou eletrônicos que podem ajudar no monitoramento, melhoria ou correção de funções humanas ou comportamentos de perfis de pacientes

Prontuários eletrônicos

Um dos mais famosos é o prontuário eletrônico que visa unificar e disponibilizar de forma fácil e prática todos ou partes dos dados dos pacientes de forma organizada ao próprio paciente, familiares e médicos responsáveis.

Gamificação

Gamificar é um termo relativamente novo no mundo, e traz teorias de jogos de vídeo-games para o mundo real. Essa gamificação tem como objetivo facilitar a utilização de um sistema ou dispositivo evitando erros através da motivação cognitiva e psicológica do usuário.

Genoma

Acredito que esse não precise ser explicado. Brincadeira, aqui fazem parte todas as iniciativas relacionadas aos genes humanos para detecção de predisposição para doenças e/ou formas de tratamento e avanço.

Robótica

Aqui entram todas as máquinas autônomas ou semi-autônomas que auxiliam na identificação, redução de ansiedade, direcionamento, tratamento e correção de questões tanto dos profissionais quanto dos pacientes.

IoT (Internet of Things)

Internet das coisas são dispositivos que se conectam à internet facilitando a conexão dos dados com os pacientes ou responsáveis (médicos, enfermeiros, gestores, familiares)

Big Data

Basicamente uma imensidão de dados para terminar com os achismos e trazer as decisões para o mundo da análise de dados. Pode ser referência para tratamentos, doenças, influência de fatores externos, gestão, entre muitos outros.

Telemedicina

Na moda agora, possibilita o atendimento primário, secundário, terciário (em sinergia com a robótica e IoT) do paciente em locais diversos e de forma não presencial.

Seguros e Operadores da Saúde

Novos formatos de operadores e seguros de saúde como clínicas populares, e para atender públicos específicos e nichados.

(Tele)Comunicações

Tecnologia de que utilizar principalmente da internet e satélites para facilitar a comunicação entre os diversos players da saúde.

Marketing pra Saúde

Novos formatos de comunicação, publicidade e marketing de soluções, produtos e serviços da saúde para a população ou empresas

Comunidades

Importante papel de reunir profissionais, ou pacientes ou familiares, etc. específicos para disseminar boas práticas, inovações, levar inspiração e motivação, conteúdo de diversas formas e agregar para o crescimento conjunto da comunidade.

EAD (Ensino à distância)

Conteúdos disponibilizados em formato de ensino a ser realizado pela própria internet ou televisão no formato tradicional, andragógico ou mais inovador.

Gestão populacional

Ferramentas e plataformas que auxiliem na gestão de determinadas populações específicas ou gerais.

Marketplaces

Uma das minhas maiores especialidades =)
Aqui entram as plataformas de serviços, produtos ou profissionais de determinada região, especialidade, função para intermediar para consumidores e clientes. É tipo o Uber.

Monitoramento remoto

Geralmente dispositivos ou aplicativos que auxiliam no monitoramento das condições dos pacientes, estilo de vida, quantidade de exercícios, ingestão de medicamentos, etc.

Nutrição

Plataformas de diversos formatos podendo ser aplicativos, EAD, comunidades, entre outros, que auxiliem a população a monitorarem ou melhorar sua nutrição. Também podem ajudar nutricionistas, nutrólogos e outros profissionais a monitorarem seus pacientes ou facilitar suas consultas.

Fitness

Assim como as Healthtechs de nutrição, as de fitness visam ajudar o próprio paciente / cliente a ter uma vida mais saudável com exercícios físicos assim como facilitar a vida dos treinadores e personal trainers. Pode conter planos de exercícios, monitoramento de atividade correta, frequência e conteúdo de ensino. Aqui também podem ser classificados os smart devices e smartwatches que ajudam na contagem e monitoramento da atividade física

Engajamento do paciente

Dispositivos ou plataformas que visam gerar um engajamento de populações específicas ou não de pacientes para determinados objetivos, que podem ser tratamentos, prevenções, estilo de vida e outros.

As Healthtechs de cada um desses segmentos geralmente utiliza diversas tecnologias diferentes para atingir seus objetivos. Algumas são tecnologias mais tradicionais no mundo das startups como algoritmos inteligentes, cloud computing, APIs de integração e algumas tecnologias mais recentes como data mining, inteligências artificiais diversas e até o inovador blockchain.

Conclusão

Agora imaginem um mundo onde os robôs, dados e ferramentas digitais ajudem os diferentes profissionais da saúde a reduzirem seu receio de não terem todas as respostas ou reduzirem seu tempo de pesquisa de algumas horas ou telefonemas para minutos ou segundos.

A saúde não é exata, mas com o avanço e sinergia entre todos esses segmentos de healthtechs e geração de dados de mundo real (real world data) controlados e não controlados, unindo medicina, nutrição e fitness podemos estar caminhando rumo à revolução do cuidado com pacientes, preparação contra novas epidemias e pandemias e finalmente, à real prevenção.

Glossário

IoT = Internet of Things / Internet das coisas

Blockchain = novo formato de codificação de programas excelentes para rastreabilidade e segurança da informação

Healthtech = empresa startup digital voltada a solucionar problemas da Saúde

DRE = Demonstrativo de Resultados do Exercício, um demonstrativo financeiro largamente utilizado para gestão

OKRs = Objective and Key Results / Indicadores chave e objetivos é uma ferramenta de gestão

Golden Hour = primeira ou primeiras horas de atendimento com maior eficácia e eficiência de tratamento de questões diversas de saúde como traumas p.ex.

Big Data - imenso repositório de dados diversos ou específicos que podem ou não ter um determinado objetivo

Tupiniquim - são um grupo indígena brasileiro que pertencem à nação tupi também chamados tupinaquis, topinaquis e tupinanquins. Expressão utilizada para chamar carinhosamente "o que é brasileiro"

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 190 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!



 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você