Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Lições de liderança com um faquir

Lições de liderança com um faquir
Carlos Eduardo Bernini Kapins
fev. 7 - 2 min de leitura
010

Uma coisa sempre me impressionava quando lia histórias em quadrinhos… de vez em quando aparecia a figura de um FAQUIR, sentado em seu colchão de pregos, calmamente, pedindo esmola. Essa figura tornou-se muito frequente em nossa sociedade devido ao grande contato dos povos que residiam na década de 1960 na região da Índia e cordilheira do Himalaia com as culturas ocidentais.

A sua representação, apesar de um pouco caricaturesca, pode servir de base para o pensamento que quero colocar aqui para vocês: o conforto que um líder deve sentir diante do desconforto.

Como o Faquir em seu colchão de pregos, durante sua vida, principalmente se deseja seguir uma posição de liderança, você necessitará aumentar sua resistência a coisas desagradáveis, a assuntos espinhosos, a comentários duros, ou até mesmo malvados, a fim de conseguir enxergar além do que está sendo dito.

Ao conseguir manter-se calmo diante de tais desconfortos, aumentando sua resistência às situações desfavoráveis, isso se traduzirá na manutenção do seu racional, diminuindo a influência da sua moral e da sua personalidade sobre aquela situação. Na hora em que seu sistema límbico não consegue mais lhe impulsionar a realizar ações insensatas, você realmente conseguirá ponderar melhor sobre riscos e benefícios, melhorar sua capacidade de moderação e persuasão e influenciar positivamente as partes envolvidas para resolver um conflito.

E por que é necessário, para um líder, ter esse tipo de características?

Quando se trabalha com grupos de pessoas, principalmente hoje em dia, em que há um grave problema em relação a temas polêmicos, o líder serve de anteparo emocional, diminuindo a animosidade, devolvendo ao grupo uma maior calma. Então numa situação de crise, incerteza, dúvidas, ou até mesmo em situações nas quais há um conflito, o líder terá a capacidade de abster-se da ação dos nossos influenciadores de decisão – moral, personalidade–, absorvendo todo o excesso de energia, e colocará as pessoas de volta em sua posição de conforto para que a equipe volte a produzir.

Uma das características do líder é ter esse tipo de resiliência. Isto não é algo que se nasce com, mas é uma ferramenta que você pode desenvolver, assim como o Faquir… Ele não nasceu na cama de pregos, mas aprendeu a ficar calmo em cima dela.

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você