Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Bem-vindo ao seu novo emprego na saúde

Bem-vindo ao seu novo emprego na saúde
Guilherme Zwicker
nov. 13 - 2 min de leitura
010

Como a nova onda digital e o relacionamento com o capital estão mudando nosso modo de sermos profissionais de saúde

Por Guilherme Zwicker (*)

A sede da startup Consulta do Bem não parece com um hospital. E nem com um consultório médico. Localizada na casa número 46 de um conglomerado comercial ao lado do Parque Villa-Lobos em São Paulo, divide a parede com as casas do iFood.

Com base nos padrões do Vale do Silício, a empresa é uma iniciativa atípica de tudo o que havia visto até hoje na saúde. E de tirar o fôlego.

Ontem estava eu discutindo informações com o time da rede de prestadores, quando o CFO entrou com cabelo todo bagunçado, deixando uma reunião com um investidor e indo para outra.

O problema estava à frente dele. A Consulta do Bem está a ponto de migrar a sua linguagem de software, da não-se-o-que para para a não-tenho-ideia, uma ferramenta muito mais estável e moderna, essencial para a operação da plataforma e cujo idioma computacional eu já deveria dominar há tempos. Meu Deus!

Para tudo. Eu vou às minhas prateleiras para tirar os livros do Arthur Clarke que deixei de lado desde que eu era adolescente, e releio tudo.

Quando percebi, eu sou um médico obsoleto que só trabalha preenchendo burocracia, agora tendo que lidar com linguagem de programação, inteligência artificial, tecnologia complexa e com equipes de financistas com suas calculadoras HP e suas planilhas do Excel. Eu olho para os dois lados: onde estão os tubos, os catéteres, os dispositivos de assobiar e a papelada habitual do hospital? Como disse outro, seja bem-vindo ao seu novo mundo.

Ninguém sabe com certeza o impacto dessas mudanças no mercado de trabalho, no nosso contexto na área da saúde, mas alguns acreditam que serão mudanças profundas. Possivelmente, carreiras inteiras terão de ser repensadas e reconstruídas.

Bem, eu agora tenho que ir à internet. Sinto-me doente. Será que dá para marcar uma consulta para hoje mesmo com a Dra. Susan Calvin, a famosa robopsicóloga de Isaac Asimov?

Obrigado Diogenes Silva, Fernando Carbonieri e Rafael Morgado.

(*) Guilherme Zwicker é médico, trabalha com capital de risco e educação em saúde.

Este artigo foi originalmente publicado no LinkedIn em 29 de abril de 2017.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você