Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que você precisa saber sobre a relação dos tabagistas com a transmissão da COVID-19

O que você precisa saber sobre a relação dos tabagistas com a transmissão da COVID-19
ANA LUIZA VIEIRA SOARES
jun. 28 - 2 min de leitura
000

 

Nós sabemos da tamanha facilidade da  transmissão do novo Coronavírus (SARS- CoV-2). E, apesar dos costumes, hábitos e vícios diários, devemos abrir mão disso para o bem estar social e até mesmo pessoal. E isso inclui o tabaco. 

O tabagismo é um dos comportamentos que traz mais risco para contrair o vírus. Sabe-se que esse vírus tem tropismo pelo sistema respiratório podendo causar desde uma Síndrome Respiratória Aguda até uma pneumonia grave.

No entanto, algumas recomendações  não incluíram os tabagistas como grupo de risco, mas  não levaram em consideração o processo de higienização do maço de cigarro e do próprio cigarro.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS)  alertou que o ato de levar os dedos aos lábios para fumar o cigarro intensifica a possibilidade de transmissão do SARS-CoV-2 da mão para a boca. 

Além do cigarro, inclui-se também o narguilé, já que há o compartilhamento dos bocais do objeto, favorecendo a transmissão do vírus, assim como pode facilitar a transmissão por aerossóis aos fumantes passivos.

Outro fator importantíssimo - e talvez negligenciado pelos usuários - é o risco de passar álcool em gel nas mãos e, em seguida, acender o cigarro visto que, o álcool é altamente inflamável, podendo causar queimaduras.

Portanto, deve se abrir outros "leques" envolvendo o tabagismo e a COVID-19. Até o momento ainda não se provou que o tabagismo é um  fator de risco para esse vírus, mas sabemos que seu consumo aumenta o risco de contraí-lo. Desse modo, o hábito de higienização das mãos deve ser reforçado ainda mais pelos tabagistas.

                 Tabagismo, OPAS Brasil. Disponível em  <https://www.paho.org/bra>

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 186 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

1)Imagem : Tabagismo, OPAS Brasil, Brasília, 02/04/2020 disponível em  <https://www.paho.org/bra>  visitado em 22/06/2020

2) https://portugues.medscape.com/verartigo/6504965, visitado em 22/06/2020

3)https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2020000500504, visitado em 22/06/2020

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você