Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Paralisação por tempo indeterminado dos Médicos Residentes

Paralisação por tempo indeterminado dos Médicos Residentes
Academia Médica
out. 28 - 4 min de leitura
000

Paralisação por tempo indeterminado dos Médicos Residentes

Em outras palavras... GREVE

Diferente do que aconteceu na paralisação do dia 24 de Setembro. os médicos residentes do país inteiro pararão suas atividades a partir do dia 18 de Novembro de 2015.

Desta vez a paralisação é por tempo indeterminado, uma vez que o Governo pouco fez em relação às 9 demandas do movimento #ValorizeResidênciaMédica. No dia 24 de setembro a manifestação levou 10 mil dos 30 mil residentes de todo o país a cruzarem os braços por um dia em busca de um ensino de qualidade que respeite principalmente o paciente, o professor (preceptor da residência médica) e o médico residente.

* Para os que não conhecem esta modalidade de especialização informamos que a ANMR compromete-se com a ética e manterá as urgências e emergências como manda a LEI. Um ponto específico que ressaltamos é que para um hospital ter Residência Médica ele deve também possuir um efetivo de manter os serviços sem a necessidade dos especilistas em formação.

As 9 demandas dos médicos residentes podem ser encontradas AQUI, e o Hangout que fizemos com a Diretoria da ANMR logo após a paralisação, AQUI.

Estamos verificando a agenda, mas já informamos de antemão que iremos fazer um novo Academia Médica DEBATE ao vivo com a diretoria atual da ANMR. Estarão nesta esa redonda também os ex-diretores da instituição Paulo Amaral ( gestão 2007 ), Beatriz Costa (Gestão 2011) e Nívio Moreira ( gestão 2012 ), que foram muito bem sucedidos nas demandas comuns dos médicos residentes de todo o país.

Conheça desde já as DEMANDAS e a programação do Movimento #ValorizeResidênciaMédica. Participe deste movimento. Engaje seu preceptor, pois ele também será valorizado (vale lembrar que uma das principais demandas é a remuneração adequada daquele que é responsável pela formação dos Especialistas do Brasil). Valorize-se pois você dedica toda a sua juventude na sua formação médica.

Acompanhe abaixo as notas da ANMR relativas ao movimento #ValorizeResidênciaMédica

Nota da ANMR sobre Assembleia de 14/10/2015 e indicativo de Paralisação Nacional dos Médicos Residentes por Tempo Indeterminado.

Frente às propostas insuficientes enviadas pelo Governo Federal através da Nota Técnica nº 122/2015-CGRS/DDES/SESu/MEC e a grande mobilização de médicos residentes em todo o país na paralisação do dia 24 de setembro, em Assembleia Nacional dos Médicos Residentes, realizada em 14 de outubro de 2015, na cidade de Florianópolis, os Médicos Residentes decidiram:

1. Manutenção do Movimento Nacional de Valorização da Residência Médica e exigência de propostas para todas as pautas pleiteadas;
2. Entrega da contraproposta da ANMR ao Governo Federal no dia 16 de outubro e apresentação pública no dia 21 de outubro de 2015;
3. Nova reunião com a Secretaria de Educação Superior do MEC para discutir as propostas no dia 23 de outubro de 2015;
4. Indicativo de Paralisação Nacional por tempo indeterminado dos Médicos Residentes a partir de 18 de novembro de 2015 caso as negociações com o Governo Federal não avancem. Em caso de paralisação, a exemplo do que aconteceu em 24 de setembro, serão mantidos serviços de urgência e emergência para que a população não seja prejudicada;
5. A decisão de paralisação será decretada pela ANMR até 12 de novembro de 2015.

Seguiremos juntos pela Residência Médica de qualidade!

Nota da ANMR sobre as negociações com o Governo Federal e Indicativo de Paralisação Nacional dos Médicos Residentes por tempo INDETERMINADO.

Associação Nacional dos Médicos Residentes – Gestão 2015

Frente a deliberação da Assembleia Nacional dos Médicos Residentes de 14 de outubro de 2015, a Associação Nacional dos Médicos Residentes solicita a todas as associações estaduais e locais de médicos residentes que consultem seus associados quanto:

  • Pautas prioritárias para negociação com o Governo Federal;
  • Adesão à paralisação nacional por tempo indeterminado a partir de 18 de novembro de 2015.
  •  Essas deliberações deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico anmr@anmr.org até às 14:00 do dia 12 de novembro para deliberação nesta data, pela ANMR, dos próximos passos da mobilização nacional.

     Seguiremos juntos pela Residência Médica de qualidade!

     Brasília, 27 de outubro de 2015.

    Associação Nacional dos Médicos Residentes


    Denunciar publicação
      000

      Indicados para você