Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Platão e a ética médica

Platão e a ética médica
João Carlos Simões
abr. 7 - 3 min de leitura
000

A Ética Médica e o anel de Gyges.

“ Chamamos de Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de Caráter.” - Oscar Wilde

O ato médico  nunca foi tão deformado como agora. E sendo assim, cada vez mais o estudante de medicina e o profissional médico precisa de uma reflexão crítica sobre a  ética na Medicina.

O Cremesp divulgou em 2012 que, em 10 anos, aumentou em 302% a quantidade de processos ético-profissionais em andamento, a partir de denúncias contra médicos, relacionados à má prática, erro médico ou diversas infrações ao Código de Ética Médica. Isto sem falar no aumento incrível de processos cíveis que prenunciam pagamento para reparar o dano sofrido pelos pacientes.

O anel de Gyges é uma lenda que integra "A República" de Platão.

O personagem dessa história, um pastor no reino da Lídia ( atual Turquia ) chamado Gyges, encontra por acaso uma caverna, onde jaz um cadáver, que usava um anel. Quando Gyges enfia o anel no próprio dedo, descobre que esse o torna invisível.

Sem ninguém para monitorar seu comportamento, Gyges passa a praticar más ações – seduz a rainha, mata o rei, se apossa do trono e assim por diante.

Essa história levanta uma indagação moral: algum homem seria capaz de resistir à tentação do mal se soubesse que seus atos não seriam testemunhados?

Platão supõe que, o que impede as pessoas de serem amorais ou não éticos, não é algo interno, mas externo, como leis, proibições, julgamentos alheios e outros dogmas.

E continua, “não  se é justo por uma escolha, mas por imposição, visto que não vemos a justiça como um bem individual, pois sempre que julgamos poder ser injustos, não deixamos de o ser”.

O mal comportamento ético de alguns profissionais  acabam atingindo o arquétipo do médico ideal. Destroem o prestígio da medicina. Porque existirá sempre alguém olhando para você e para o que você está falando ou fazendo. Existirá sempre alguém percebendo a a sua postura, atitude, habilidades,  voz e ato. E você nunca saberá de que maneira essa pessoa – paciente ou acompanhante – estará olhando e julgando você.

Assim é muito importante o que você faz. Mas se tudo o que você fizer e, registrar escrevendo o que fizer,  for  dentro dos preceitos éticos, podem até denunciá-lo, mas jamais  conseguirão te condenar.

João Carlos Simões - Professor Titular de Oncologia do Curso de Medicina da FEPAR

Livros sobre ética médica:

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você