Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você já leu "Por um fio" – Drauzio Varella?

Você já leu "Por um fio" – Drauzio Varella?
Medicina em Crônicas - Elomar R. Moura
set. 4 - 2 min de leitura
000

Vamos lá, né? Quem não conheceria Antônio Dráuzio Varella, o paulistano nascido no bairro operário do Brás, médico formado pela Universidade de São Paulo (USP), oncologista e escritor. Não o bastante, divulgador científico, YouTuber, maratonista aos 77 anos e uma das principais referências em conscientização pública acerca da saúde com aparições em diversos programas de televisão.

Disso todos nós já sabemos. Mas diga-me, você já leu “Por um Fio”? Muitos estudantes de medicina até já ouviram falar desse livro, mas podem nunca ter se atentado o porque dele sempre figurar nas principais listas de leituras para futuros médicos e profissionais da saúde. Publicado em 2004, pela renomada editora Companhia das Letras, Por um fio é um livro de 224 páginas, fato que à primeira vista pode ser intimidador para quem ainda não pratica o hábito da leitura.

Não desista pelo tamanho ou quantidade de páginas, ele foi feito para qualquer um ler e aproveitar, dos estreantes na literatura, aos leitores inveterados. Esse livro trata-se de um convite único a todo estudante da área da saúde. A partir de uma estrutura de pequenos contos, em sua maioria de uma ou duas páginas, foi criada a oportunidade que todos possamos mergulhar em incríveis histórias reais que retratam desde o jovem médico Drauzio Varella até sua prática atual.

Minha indicação? Ler o livro em ordem como os contos foram dispostos e degustá-los vagarosamente, existem reflexões grandiosas em diversos contos. Indicaria ainda atenção ao conto intitulado “Seu Raimundo”, é belíssima a forma esclarecedora que o autor mostra aos leitores que a morte não se trata de um instante derradeiro, mas sim de um processo com etapas a serem seguidas. Além disso, aconselharia especial atenção ao passar das estórias, as temáticas e reflexões para a chegada do clímax, o ultimo conto: Meu irmão. O ápice do livro.

Por fim, a posologia recomendada.

Um conto por dia, de preferência a noite, antes de dormir.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você