Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

101 frases médicas para se inspirar

101 frases médicas para se inspirar
Academia Médica
mai. 3 - 48 min de leitura
020

Selecionamos uma série de 101 frases médicas (de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades) que podem contribuir para a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina. Inspire-se!

 

Para baixar o e-book 51 frases médicas para se inspirar, clique no banner ou no link abaixo:

bit.ly/frases-medicas-ebook

 

1.

"A alegria que senti na perspectiva diante de mim de ser o instrumento destinado a tirar do mundo uma das suas maiores calamidades foi tão excessiva que algumas vezes me encontrei em uma espécie de devaneio."
- Edward Jenner

Edward Jenner foi um médico inglês que administrou a primeira vacina para prevenção da varíola, na época uma das doenças mais temidas. Em 1796, ao observar que mulheres que ordenhavam vacas ficavam imunes à varíola humana, ele retirou pus da ferida causada pela cowpox e a injetou no organismo de um menino de 8 anos, que contraiu a doença de forma branda. Em seguida, Jenner inoculou no mesmo menino um líquido extraído de uma pústula de varíola humana e ele não contraiu a doença. Estava imune à varíola. 

A imagem que ilustra a frase é uma gravura colorida de C. Manigaud e E. Hamman que retrata Edward Jenner, vacinando seu filho, detido pela Senhora Jenn. (Wellcome Library no. 546000i)

2.

"A educação médica não existe para proporcionar aos alunos uma maneira de ganhar a vida, mas para garantir a saúde da comunidade."
- Rudolf Virchow

3.

"Somente aqueles que consideram a cura como o objetivo final de seus esforços podem, portanto, ser designados como médicos."
- Rudolf Virchow

Rudolf Virchow foi um médico e político, considerado o pai da patologia moderna e da medicina social. A maior conquista de Virchow foi a observação de que um organismo inteiro não fica doente - apenas certas células ou grupos de células. Também realizou extensas pesquisas nos campos da arqueologia e da antropologia.

4.

"É difícil olhar para um tumor e não sair com a sensação de que se encontrou com um poderoso monstro da infância."
- Siddhartha Mukherjee

5.

"Mas a história da leucemia - a história do câncer - não é a história de médicos que lutam e sobrevivem, mudando de uma instituição para outra. É a história de pacientes que lutam e sobrevivem, passando do aterro de uma doença para outra."
- Siddhartha Mukherjee

6.

"Quando você mergulha na medicina, percebe que a esperança não é absoluta. Não é tão simples assim."
- Siddhartha Mukherjee

7.

"Resiliência, inventividade e sobrevivência – qualidades muitas vezes atribuídas a grandes médicos – refletem qualidades que emanam primeiro daqueles que lutam contra as doenças e só então espelham aqueles que as tratam."
- Siddhartha Mukherjee 

Siddhartha Mukherjee é um médico indiano-americano, oncologista e autor do livro “The Emperor of All Maladies: A Biography of Cancer” - Prêmio Pulitzer 2011 para não-ficção geral e um dos 100 livros mais influentes escritos em inglês desde 1923, segundo a revista Time. Médico do Columbia University Medical Center, em Nova York, Mukherjee concentra sua área de pesquisa na terapia do câncer e funções genéticas relacionadas às células do sangue. Também é autor de "The Gene: An Intimate History" e "The Laws of Medicine: Field Notes from an Uncertain Science".

8.

"Ao examinar a doença, ganhamos sabedoria sobre anatomia, fisiologia e biologia. Ao examinar a pessoa com doença, ganhamos sabedoria sobre a vida."
- Oliver Sacks

9.

"Todo problema começa quando as pessoas esquecem que são humanas."
- Oliver Sacks

10.

"Eu sou um contador de histórias, para o melhor e para o pior. Eu suspeito que um sentimento de contar histórias, narrativas, é uma disposição humana universal, assim como nossos poderes de linguagem, consciência de si e memória autobiográfica."
-Oliver Sacks

Oliver Sacks foi neurologista, escritor e professor de neurologia na NYU School of Medicine. Autor de vários best-sellers, ficou conhecido por suas coleções de histórias de casos neurológicos, incluindo "A Leg to Stand On",  "The Man Who Mistook His Wife for a Hat" e "Awakenings". Foi chamado pelo New York Times como "o poeta laureado da medicina".

11.

"Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente." - B. F. Skinner

12.

"Como as pessoas se sentem é, geralmente, tão importante quanto o que elas fazem." - B. F. Skinner

13.

"Um mundo meramente feliz não é suficiente; deve ser um mundo que tenha alguma chance de sobrevivência." - B. F. Skinner

14.

"Quando encontrar seus métodos mais efetivos, a educação será quase totalmente dedicada à tarefa de estabelecer e manter uma melhor forma de vida." - B. F. Skinner

Burrhus Frederic Skinner (1904 — 1990) foi um autor e psicólogo norte-americano, pioneiro no campo da psicologia experimental e defensor do behaviorismo. É autor de livros como "Ciência e Comportamento Humano", "A Análise do Comportamento", "Para Além da Liberdade e da Dignidade", entre outros.

 

15.

"Entre as artes, a medicina, por sua utilidade eminente, deve sempre ocupar o lugar mais alto." - Henry Thomas Buckle 

Henry Thomas Buckle (1821 — 1862) foi um historiador britânico, associado ao positivismo historiográfico e que exerceu grande influência entre intelectuais brasileiros no final do século XIX. É autor da obra “History of Civilization in England” (1857).

A pintura que ilustra a frase é “La visita de la madre al hospital”, de Enrique Paternina García Cid (Museu do Prado)

16.

"Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo." - Carl Jung

17.

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."
- Carl Jung

Carl Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo. É autor de livros como "O Homem e Seus Símbolos", "Memórias, Sonhos, Reflexões", "Os Fundamentos da Psicologia Analítica", entre outros.

18.

“Uma atitude saudável é contagiosa, mas não espere para pegá-la dos outros. Seja um portador. ” - Tom Stoppard

Tom Stoppard é um dramaturgo e roteirista inglês, conhecido por obras como Shakespeare Apaixonado (1998), Brasil: O Filme (1985) e Rosencrantz & Guildenstern Estão Mortos (1990). Alguns de seus mais importantes textos estão traduzidos na coletânea “Rock ‘n’ Roll e Outras Peças”.

19.

"A profissão a que tenho a grande honra de pertencer é, na minha opinião, na média, a mais humana de todas as profissões." - Joseph Lister

Joseph Lister (1827 - 1912) foi um cirurgião britânico fundador da cirurgia asséptica. Enquanto trabalhava no Glasgow Royal Infirmary, aplicou as descobertas de Louis Pasteur para a prevenção da infecção na cirurgia e introduziu com sucesso o ácido carbólico (agora conhecido como fenol) para esterilizar instrumentos cirúrgicos e limpar feridas. Seu trabalho levou a uma redução das infecções pós-operatórias e tornou a cirurgia mais segura.

A gravura que ilustra a frase retrata Joseph Lister pulverizando fenol sobre uma ferida enquanto os médicos realizam a operação (1882).

20.

“A primeira qualificação para um médico é a esperança.” -James Little 

James Little (1836 - 1885) foi professor de cirurgia na University of Vermont e na New York Post-Graduate Medical School.

21.

"Se você quer ser um médico, eu o encorajo. Não há melhor emprego no mundo para tentar ajudar as pessoas e torná-las melhores." - A. Ross Lorimer

Andrew Ross Lorimer formou-se na University of Glasgow, foi pesquisador em medicina nuclear e biofísica na Vanderbilt University, foi docente e consultor de Cardiologia da Universidade de Glasgow e presidiu o Royal College of Physicians e Surgeons of Glasgow (2000-2003).

22.

"A educação da maioria das pessoas termina após a formatura; a do médico significa uma vida inteira de estudo incessante." - Karl F. H. Marx 

Karl Friedrich Heinrich Marx (1796-1877, não confunda com o outro Karl Marx!) foi um médico alemão, historiador da medicina e professor universitário. Estudou filosofia e medicina em Heidelberg, recebeu seu doutorado em medicina na Universidade de Jena, foi assessor na biblioteca e professor na Universidade de Goettingen. 

23.

“A parte mais essencial da instrução de um aluno é obtida, como acredito, não na sala de aula, mas à beira do leito.” - Friederich Hoffman

Friederich Hoffman (1660 - 1742) foi um médico e químico alemão. Estudou medicina na Universidade de Jena e foi professor de medicina e filosofia natural da Universidade de Halle, onde também ocupou o cargo de reitor três vezes. Escreveu cerca de 400 publicações e foi um dos autores médicos mais lidos no século XVIII

A obra que ilustra a frase é “La sala del hospital en la visita del médico en jefe” (1889), de Luis Jiménez Aranda. Museo de Bellas Artes de Sevilla.

24.

… não apenas na criação de um cirurgião, mas em qualquer especialidade médica.

“Nenhum dos leigos pode perceber quanto tempo, dores, erros, imaginação, sofrimento mental e dinheiro foram investidos na criação de um cirurgião experiente.” - Robert T. Morris

25.

“É o paciente e não o caso que requer tratamento.” - Robert Tuttle Morris

A pintura que ilustra essa frase é “Konsultation (Ein Sorgenkind)” – “Consulta (uma criança problemática)” – de Hugo von Habermann (1886)

Robert Tuttle Morris (1857 - 1945) foi um cirurgião e escritor americano. Graduou-se no College of Physicians and Surgeons of New York, estudou em várias clínicas cirúrgicas européias e foi um dos primeiros a apresentar os ensinamentos de Lister sobre higiene cirúrgica nos Estados Unidos. Foi professor na New York Post-Graduate Medical School e autor de vários livros, incluindo: “How We Treat Wounds To-Day” (1886), “Dawn of the Fourth Era of Surgery” (1910), “A Surgeon's Philosophy” (1918), “Fifty Years a Surgeon” (1935) e “Doctors vs. Folks” (1918).

26.

“Prevenir doenças, aliviar o sofrimento e curar os doentes - esse é o nosso trabalho.” - William Osler

27.

"Todo paciente que você vê é uma lição muito maior do que a doença da qual ele sofre."
- Willian Osler

28.

"A convicção mais difícil de entrar na mente de um iniciante é que a educação na qual ele está envolvido não é um curso universitário, nem um curso de medicina, mas um curso de vida, para o qual o trabalho de alguns anos com os professores é apenas uma preparação."
- William Osler

29.

"Quem estuda medicina sem livros navega num mar desconhecido, mas quem estuda medicina sem pacientes não vai ao mar."
- William Osler

30.

"Se não fosse pela grande variabilidade entre os indivíduos, a medicina poderia muito bem ser uma ciência, não uma arte."
- William Osler

A imagem que ilustra a frase de hoje chama-se "A Lição de Anatomia do Dr. Tulp". É uma pintura óleo sobre tela de Rembrandt, de 1632. A obra está exposta no Museu Mauritshuis, em Haia, Holanda. 

31.

"A medicina é aprendida à beira do leito e não na sala de aula. Não deixe que suas concepções de doença venham de palavras ouvidas na sala de aula ou lidas no livro. Veja, e então argumente, compare e controle. Mas veja primeiro."
- William Osler

32.

"A pratica da medicina é uma arte, não um comércio; um chamado, não um negócio; um chamado em que seu coração será exercitado igualmente com sua cabeça."
- William Osler

William Osler foi um médico canadense, considerado um dos ícones da medicina moderna. Foi professor da Faculdade de Medicina do Hospital Johns Hopkins e defendia o ensino da medicina à beira do leito. Alguns dos seus livros são “The Principles and Practice of Medicine”, “Evolution of Modern Medicine” e “Aequanimitas: with other addresses to medical students, nurses and practitioners of Medicine” - livro que reúne vários discursos de Osler nos quais ele aconselha os médicos a terem paciência e sensibilidade com os pacientes, mas também a manter uma distância emocional.

33.

“O paciente é o centro do universo médico em torno do qual todos os nossos trabalhos giram e para o qual todos os nossos esforços se direcionam.” - John Benjamin Murphy

John Benjamin Murphy (1857 - 1916), foi um médico americano e cirurgião conhecido defender a cirurgia precoce no tratamento da apendicite para prevenir complicações. Foi professor no Rush Medical College e no College of Physicians and Surgeons,em Chicago, também lecionou na Graduate Medical School de Chicago e foi cirurgião-chefe no Mercy Hospital. Aos 35 anos, desenhou o botão de Murphy que, em suas próprias palavras, "revolucionaria a cirurgia intestinal". Também teve atuações em cirurgia geral, ortopedia, neurocirurgia e cirurgia cardiotorácica.

A pintura que ilustra a frase é "Laennec no Hospital Necker examina um tuberculoso na frente de seus alunos" (1816) , de Théobald Chartran.

34.

"Para que o estetoscópio funcione, duas coisas precisam acontecer: tem que haver, por Deus, um homem doente de um lado e um médico do outro; o médico tem que estar a trinta polegadas do paciente." - Dickinson W. Richards 

Dickinson W. Richards (1895 – 1973) estudou na Columbia University College of Physicians and Surgeons e trabalhou no Presbyterian Hospital, New York, e no National Institute for Medical Research, em Londres. Foi professor de medicina na Columbia University e médico visitante e diretor do Bellevue Hospital, New York. Realizou pesquisas sobre fisiologia pulmonar e circulatória e foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1956, por pesquisas de novos métodos e técnicas para diagnóstico e tratamento das doenças circulatórias.

35.

"Eu digo a mim mesmo que alguns poderiam ser salvos se eu soubesse mais."
- Noah Gordon

36.

"E, embora você estude medicina por uma série de vidas, virão até você pessoas cujas doenças são mistérios, pois a angústia da qual você fala é parte integrante da profissão de cura e deve ser vivida."
- Noah Gordon

As frases são trechos do livro “The Physician”, de Noah Gordon. Romancista americano, Gordon é autor da trilogia "The Physician", "Shaman" e "Matters of Choice". Alguns dos principais tópicos abordados em seus livros incluem história e ética médica. 

37.

"Os 325 mil pacientes que vão morrer de câncer este ano não podem esperar - nem é necessário - que resolvamos definitivamente todos os problemas de pesquisa básica para fazer grandes avanços na cura do câncer."
- Sidney Farber

Sidney Farber foi um patologista pediátrico americano, considerado o pai da quimioterapia moderna. A frase é uma citação de Farber em “The war on Cancer: an Anatomy of Failure, a Blueprint for the Future”(2005). Para ele, a história da medicina está repleta de exemplos de curas obtidas anos, décadas e mesmo séculos antes do mecanismo de ação ser compreendido.

38.

"Acreditar na Medicina seria uma suprema loucura se não acreditar nela não fosse uma loucura maior ainda, pois desse acumular de erros, com o tempo, resultam algumas verdades."
- Marcel Proust

Marcel Proust foi um escritor francês, filho do médico, higienista e professor de medicina Adrien Proust. Sua obra mais conhecida foi “À la recherche du temps perdu” (Em Busca do Tempo Perdido), publicada em 1913. 

39.

"Para se tornar um médico, você gasta tanto tempo nos túneis de preparação - de cabeça baixa, tentando não estragar tudo, apenas indo de um dia para outro - que é um choque se encontrar do outro lado, com alguém apertando sua mão e oferecendo-lhe um emprego. Mas esse dia chega."
- Atul Gawander

40.

"Não importa que medidas sejam tomadas, os médicos às vezes irão vacilar, e não é razoável pedir que alcancemos a perfeição. O que é razoável pedir é que nunca deixemos de almejá-la."
- Atul Gawande

41.

"Esta é a realidade dos cuidados intensivos: em qualquer ponto, somos tão propensos a prejudicar quanto a curar."
- Atul Gawande

42.

"Nossa grande luta na medicina nos dias de hoje não é apenas contra a ignorância e a incerteza. É também contra a complexidade: o quanto você tem que ter certeza do que tem na sua cabeça e o que você pensa sobre isso. Há mil maneiras pelas quais as coisas podem dar errado."
- Atul Gawande

Atul Gawande é cirurgião e pesquisador de saúde pública, pratica cirurgia geral e endócrina no Brigham and Women's Hospital e é professor de Cirurgia na Harvard Medical School. Também é diretor executivo da Ariadne Labs, um centro conjunto de inovação em sistemas de saúde e presidente da Lifebox, uma organização sem fins lucrativos que busca tornar a cirurgia mais segura a nível mundial. É autor dos livros "Complications: A Surgeon's Notes on an Imperfect Science" ,"Better: A Surgeon's Notes on Performance" , "Being Mortal: Medicine and What Matters in the End", entre outros.

43.

"O objetivo da medicina é prevenir doenças e prolongar a vida, o ideal da medicina é eliminar a necessidade de um médico."
-William James Mayo

William James Mayo foi médico e cirurgião nos Estados Unidos. Depois de se formar na faculdade de medicina na década de 1880, ele e o irmão, Charles Horace Mayo, juntaram-se ao consultório particular do pai. Em 1919, fundaram a mundialmente conhecida Mayo Clinic, em Minnesota, EUA, um dos primeiros esforços do país na prática de medicina em grupo.

44.

"Não há remédio como a esperança; nenhum incentivo é tão grande e nenhum tônico é tão poderoso quanto a expectativa de algo melhor amanhã."
- Orison Swett Marden

Orison Swett Marden foi um escritor e empresário americano que escreveu sobre princípios e virtudes de senso comum que levam a uma vida bem sucedida e fundou a revista Success em 1897. Muitas de suas reflexões são baseadas na filosofia do Novo Pensamento, a qual promove a ideia de que as doenças se originam da mente, e que o 'pensamento certo' pode ter um efeito regenerador.

45.

"Onde quer que a arte da medicina seja amada, haverá também amor pela humanidade."
- Hipócrates

Hipócrates (460 a.C. a 370 a.C) é considerado o "pai da medicina". Foi uma das grandes figuras do florescimento intelectual grego e era membro de uma família que durante várias gerações praticou os cuidados em saúde.

46.

"O que precisamos nas escolas médicas não é ensinar empatia, mas preservá-la. O processo de aprender grandes volumes de informação sobre doenças, de aprender uma língua especializada, pode ironicamente fazer com que se perca de vista o paciente; a empatia pode ser substituída pelo cinismo."
- Abraham Verghese

47.

"Eu ainda acho que a melhor maneira de entender um paciente hospitalizado não é olhando para a tela do computador, mas indo ver o paciente; é só na cabeceira que consigo descobrir o que é importante."
- Abraham Verghese

48.

"Acho que aprendemos com a medicina em todos os lugares que ela é, no fundo, um esforço humano, que exige boa ciência, mas também uma curiosidade e interesse ilimitados em seu semelhante e que a relação médico-paciente é fundamental; tudo o mais segue disso."
-Abraham Verghese

Abraham Verghese é médico, autor e professor da Teoria e Prática de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford e Senior Associate Chair do Departamento de Medicina Interna. Nasceu na Etiópia e formou-se em medicina na Índia.  Alguns de seus livros são “Minha Terra” (1995), no qual conta sua experiência com pacientes de AIDS, e o romance “O décimo primeiro mandamento” (2011).

49.

"Não pense que passei um minuto de qualquer dia me perguntando porque fiz esse trabalho, ou se valeu a pena. O chamado para proteger a vida - não meramente a vida, mas a identidade de outra pessoa; talvez não seja demais dizer a alma de outro - era óbvio em sua sacralidade."
- Paul Kalanithi

50.

"O conhecimento humano nunca está contido em uma só pessoa. Ele cresce a partir dos relacionamentos que criamos entre nós e com o mundo, e ainda assim nunca está completo."
- Paul Kalanithi

51.

"Os médicos também precisam de esperança."
- Paul Kalanithi

Paul Kalanithi foi neurocirurgião e escritor. Diagnosticado com câncer de pulmão em estágio IV aos 36 anos em 2013, concluiu a residência em neurocirurgia Stanford University em 2014. Durante o pós-doutorado em neurociência, escreveu mais de vinte publicações científicas e recebeu o maior prêmio de pesquisa da American Academy of Neurological Surgery.
É autor de “When Breath Becomes Air”, livro publicado postumamente com as memórias sobre sua vida e doença. Kalanithi morreu em março de 2015.

52.

"A maioria dos estudantes de medicina passa por um breve período em que desenvolve todos os tipos de doenças imaginárias - eu tive leucemia pelo menos quatro dias - até aprender, por uma questão de autopreservação, que as doenças acontecem aos pacientes, não aos médicos."
- Henry Marsh

53.

“A vida sem esperança é irremediavelmente difícil, mas no final a esperança pode facilmente nos fazer de tolos.” - Henry Marsh

Henry Marsh é o autor do best-seller “Do No Harm” (Sem causar mal – Histórias de vida, morte e neurocirurgia), no qual traz uma visão sincera sobre a vida e o trabalho de neurocirurgião. Estudou medicina no Royal Free Hospital, em Londres, tornou-se membro do Royal College of Surgeons em 1984 e foi nomeado consultor neurocirurgião no Atkinson Morley's / St George's Hospital, em Londres, em 1987. Marshal foi tema de dois documentários: “Your Life in Their Hands” e “The English Surgeon”. Também é autor do livro "Admissions: Life as a Brain Surgeon".

54.

"Cirurgiões não sabem nada, mas fazem tudo. Internistas sabem tudo, mas não fazem nada. Os patologistas sabem tudo e fazem tudo, mas muito tarde."
-Robin Cook

55.

"Meu Deus, você é como um estudante de medicina. Você ouve falar de uma doença e, cinco minutos depois, você ou as crianças a têm."
- Robin Cook

56.

"A pior coisa da doença é a incerteza. Os humanos são capazes de se adaptar a qualquer coisa, desde que a conheçam. É a falta de esperança que enlouquece as pessoas."
- Robin Cook

Robin Cook é um médico e escritor americano que escreve sobre medicina, biotecnologia e tópicos que afetam a saúde pública. Formou-se em medicina na Universidade de Columbia e pós-graduou-se em Harvard. É o criador do "gênero" médico na literatura policial, mesclando ficção e medicina. Seu primeiro livro foi “Year of the Intern”(1972).  Também é autor dos livros "Intervenção", "Cura", "Coma", "Contágio", entre outros.

57.

"Letra de médico já se tornou sinônimo de hieróglifo, coisa indecifrável."
- Moacyr Scliar

58.

"Além do território da emoção humana, médicos e escritores também compartilham um instrumento comum: a palavra. É claro que nos dois casos a atitude é diferente. O médico avalia a emoção, o escritor utiliza-a como matéria-prima."
- Moacyr Scliar

Moacyr Scliar foi um escritor brasileiro, formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou como especialista em Saúde Pública e foi professor universitário. Sua obra é formada por contos, romances, ensaios, literatura infantojuvenil e crônicas, publicadas nos principais jornais do país.  Também é autor dos livros "Território da emoção: Crônicas de medicina e saúde" "O Olhar Médico", "Cenas Medicas", "A Nossa Frágil Condição Humana", entre outros.

59.

"Percebi que não só precisava continuar a me aperfeiçoar como médica, mas também precisava descobrir uma maneira de conviver com a incerteza da medicina e a ansiedade que a acompanha."
- Danielle Ofri

Danielle Ofri é ensaísta, editora, médica assistente do Hospital Bellevue e professora associada de medicina na Universidade de Nova York. É co-fundadora e editora-chefe do Bellevue Literary Review e autora de livros sobre o mundo da medicina, como “What Patients Say; What Doctors Hear”, “Singular Intimacies: Becoming a Doctor at Bellevue”, “Incidental Findings: Lessons from My Patients in the Art of Medicine”, “Medicine in Translation: Journeys with My Patients”, entre outros. A frase  é parte do livro “What Doctors Feel: How Emotions Affect the Practice of Medicine”. 

60.

"A capacidade de ter esperança é o fato mais significativo da vida. Ela fornece aos seres humanos um senso de destino e a energia para começar."
- Norman Cousins

Norman Cousins foi um político, jornalista e autor americano. Portador de uma doença degenerativa que ataca a coluna vertebral, os médicos lhe deram poucos meses de vida. Depois de um tempo no hospital, contratou uma enfermeira e, com autorização médica, foi morar num hotel. Com o corpo quase todo paralisado, recebia visitas de amigos para assistir programas de comédias. Gradualmente foi se recuperando e voltou a trabalhar normalmente. Em seu livro "Anatomy of an Illness as Perceived by the Patient", Cousins conta como as risadas e o bom humor lhe garantiram uma sobrevida de 15 anos. 

61.

"É a dedicação ao trabalho que distingue um indivíduo do outro; não acredito em talentos."
- Euryclides de Jesus Zerbini 

62.

"Nada, absolutamente nada, resiste ao trabalho."
- Euryclides de Jesus Zerbini 

63.

"Operar é divertido, é uma arte, é uma ciência e faz bem aos outros."
- Euryclides de Jesus Zerbini 

Euryclides de Jesus Zerbini foi um dos primeiros médicos do mundo a realizar um transplante de coração. Formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo, foi professor da USP e criou o Centro de Ensino de Cirurgia Cardíaca, que se transformou no Instituto do Coração (Incor). Mais tarde, fazendo parte do Incor, surgiu a Fundação Zerbini. Durante seus 58 anos de carreira, realizou mais de 40 milcirurgias cardíacas, pessoalmente ou por meio de sua equipe.

64.

"O médico que só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe."
- Abel Salazar

Abel Salazar foi um médico, professor de Histologia e Embriologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, investigador, pintor e resistente ao regime salazarista português. 

A pintura que ilustra a frase é "O Doutor", de Samuel Luke Fildes, 1891. Galeria Tate (Londres).

65.

"É o melhor momento para ser um médico porque você pode curar e tratar condições que eram intratáveis até alguns anos atrás."
 - Joseph Murray

Joseph Murray foi um médico cirurgião estadunidense. Realizou o primeiro transplante de órgão humano em 1954, ao fazer um implante dos rins de um gêmeo no outro. Foi vencedor do Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1990, pelo desenvolvimento de técnicas de transplante de órgãos. 

66.

"O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito."
- Nise da Silveira

Nise da Silveira foi uma médica psiquiatra brasileira. Cursou a Faculdade de Medicina da Bahia, onde se formou como a única mulher entre os 157 homens da turma. Também está entre as primeiras mulheres a se formar em Medicina no Brasil. Foi considerada rebelde por discordar dos métodos convencionais para tratamento usados na época, como a lobotomia, coma insulínico e o eletrochoque, preferindo trabalhar com as manifestações afetivas de seus pacientes.

67.

"Um cirurgião de sucesso deve ser um homem que, quando solicitado a nomear os três melhores cirurgiões do mundo, teria dificuldade em decidir sobre os outros dois cirurgiões."
- Denton Cooley

68.

"Acho que tenho mais sorte quando trabalho mais."
- Denton Cooley

69.

"Eu ainda levo o fracasso muito a sério, mas descobri que a única maneira de superar o sentimento é continuar trabalhando e tentando me beneficiar de fracassos ou decepções. Sempre há algumas lições a serem aprendidas. Então continuo trabalhando." - Denton Cooley

70.

"A confiança é algo que você constrói gradualmente, com experiência. Eu sempre senti que talvez uma das razões pelas quais eu fiz bem como estudante e tenha feito boas notas foi porque eu não tinha confiança. Eu nunca senti que estava preparado para fazer um exame e tive que estudar um pouco mais." - Denton Cooley

Denton Cooley formou-se em Medicina pela Johns Hopkins University e foi o primeiro cirurgião a implantar um coração totalmente artificial em um paciente (1969). Também foi fundador e cirurgião-chefe do The Texas Heart Institute, chefe de cirurgia cardiovascular do Centro Médico da Baylor St. Luke, consultor do Hospital Infantil do Texas e professor na University of Texas. Parou de realizar cirurgias aos 87 anos, mas nunca se aposentou, permanecendo ativo como presidente emérito do Instituto. Morreu em 2016, aos 96 anos.

71.

"A mente despreparada não pode ver a mão estendida da oportunidade."
- Alexander Fleming

Alexander Fleming foi um médico inglês, autor de diversos trabalhos sobre bacteriologia e imunologia. Notabilizou-se pela descoberta da penicilina, a partir do fungo Penicillium notatum (1928), recebendo o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1945, juntamente com Howard Florey e Ernst Boris Chain. Também identificou e isolou a lisozima (1923), uma enzima que impede o crescimento de bactérias,presentes em certos tecidos e secreções animais. Segundo Fleming, às vezes encontramos o que não estávamos procurando e foi dessa forma que ele descobriu o primeiro antibiótico do mundo.

72.

"Em um dado instante, tudo o que o cirurgião sabe de repente se torna importante para a solução do problema. Você não pode fazer isso uma hora depois, ou amanhã. Você também não pode ir à biblioteca e pesquisar."
- John W. Kirklin

John W. Kirklin foi um cirurgião cardiovascular que, na década de 1950, contribuiu para tornar a cirurgia cardíaca mais segura, aprimorando o programa de circulação extracorpórea com uma máquina-coração baseada na desenvolvida por John Gibbon. Liderou os departamentos de cirurgia da Mayo Clinic e da Escola de Medicina da University of Alabama.

73.

"Cada cirurgião carrega dentro de si um pequeno cemitério, onde de vez em quando ele vai orar - um lugar de amargura e arrependimento, no qual ele deve procurar uma explicação para seus fracassos."
- René Leriche

René Leriche foi um cirurgião e fisiologista francês. Estudou medicina na Universidade de Lyon. Foi professor de Cirurgia Clínica em Estrasburgo e professor de Medicina Experimental no College de France, em Paris. Durante a Primeira Guerra Mundial, Leriche trabalhou como cirurgião de campo e testemunhou inúmeras lesões traumáticas, o que o levou a se interessar pela dor e a praticar cirurgias suaves com o mínimo de trauma possível. A frase é parte do livro La philoshopie de la chirurgie (1951).

74.

"O tratamento sem a prevenção é simplesmente insustentável."
- Bill Gates

Bill Gates é um empresário, diretor executivo, investidor e filantropo americano, que fundou junto com Paul Allen a Microsoft, a maior empresa de software do mundo. Em 2014, Gates deixou cargo de presidente da Microsoft para se concentrar em trabalhos da Fundação Bill e Melinda Gates.

75.

"Eu não estou impressionado com o que as pessoas possuem. Mas estou impressionado com o que elas alcançam. Tenho orgulho de ser um médico. Sempre se esforce para ser o melhor em seu campo... Não busque dinheiro. Se você é o melhor em seu campo, o dinheiro vai te encontrar."
- Thomas J. Stanley

Thomas J. Stanley foi um escritor americano e teórico de negócios. Foi o autor de vários livros sobre os ricos da América, atuou como conselheiro-chefe da Data Points e foi professor de marketing na Universidade do Tennessee, Universidade da Geórgia e Universidade Estadual da Geórgia.
A frase de hoje é uma citação do livro “The Millionaire Next Door” (O Milionário Mora ao Lado), feita pelo médico e pai do personagem Ken. Stanley também é autor de “The Millionaire Mind”, “Stop Acting Rich: And Start Living Like A Real Millionaire”, entre outros.

76.

"Antes de examinar o corpo de um paciente, tenha paciência para aprender a sua história. Quando você aprender a história dele, também conhecerá o corpo."
- Suzy Kassem

Suzy Kassem é uma escritora e pensadora americana especializada em escrever sobre o coração e a condição humana. Seus ensaios e poesias já foram traduzidos em várias línguas. A frase é um trecho do livro “Rise Up and Salute the Sun” (2011).

77.

"Na verdade, considero-me totalmente privilegiado por poder servir à ciência e à medicina de uma forma global, porque a ciência e a medicina não conhecem fronteiras."
- Magdi Yacoub

Magdi Yacoub é professor de cirurgia cardiotorácica no National Heart and Lung Institute, Imperial College London e fundador e diretor de pesquisa do Harefield Heart Science Center (Magdi Yacoub Institute). Um dos principais cirurgiões cardíacos do mundo, foi pioneiro em técnicas que incluem engenharia de tecido em válvulas cardíacas, novos dispositivos de assistência ventricular esquerda e sensores sem fio para pacientes cardíacos.

78.

"Metade do que você é ensinado como estudante de medicina, em dez anos, se mostrará estar errada; o problema é que nenhum de seus professores sabe qual metade."
- C. Sidney Burwell

Charles Sidney Burwell (1893-1967) foi um cardiologista especializado em alterações circulatórias associadas a doenças cardíacas. Em 1944, enquanto era reitor, mulheres ingressaram na Harvard Medical School pela primeira vez em igualdade de condições com os homens.  A frase de Burwell foi citada por GW Pickering no British Medical Journal, em 1956.

79.

"Se você deseja ser um verdadeiro médico, você deve ser capaz de fazer o seu próprio pensamento, e não apenas empregar os pensamentos dos outros." - Paracelso

Paracelso, pseudônimo de Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, foi um médico e alquimista suíço-alemão. Seu pseudônimo significa "superior a Celso” — Melhor que Aulus Cornelius Celsus, o grande médico romano, autor de De Medicine, a bíblia dos médicos da época. Fez parte de um momento de renovação da medicina, atacando de modo direto a tradição. Queimou publicamente os livros de Galeno e Avicena, defendendo a aquisição de conhecimento pela experiência. Afirmou que a sífilis poderia ser tratada com compostos de mercúrio — diagnóstico comprovado quase quatro séculos depois por Paul Ehrlich.

80.

"As pessoas não vão lembrar o que você fez para viver, elas vão lembrar como você as tocou com gentileza e amor."
- Debasish Mridha

Debasish Mridha é médico, escritor e filósofo. Junto com sua prática de neurologia, dedica-se a empreendimentos médicos e educacionais. Nasceu em Bangladesh, viveu em um campo de refugiados na Índia por quatro anos, estudou medicina no Instituto Médico de Kiev, na antiga União Soviética, e fez residência na Wayne State University, em Detroit, Michigan. É autor de livros infantis como “Sweet Rhymes from Sweet Hearts” e “Verses of Happiness”.

81.

"A educação do médico que se desenvolve depois do diploma é, afinal de contas, a parte mais importante de sua educação." - John Shaw Billings

John Shaw Billings foi um sanitarista, estatístico, cirurgião de guerra, historiador médico, administrador, bibliotecário, professor e arquiteto americano. Foi cirurgião e estatístico em medicina no Exército dos EUA e descobriu como analisar dados médicos e demográficos mecanicamente, transformando-os em números e perfurando cartões de papelão. Estabeleceu as bases para a criação do Index Medicus, primeira tentativa de identificar a literatura médica, e ficou conhecido como o modernizador da Library of the Surgeon General's Office (agora National Library of Medicine - a primeira biblioteca dos EUA para medicina). Também serviu como consultor sobre os critérios para currículos médicos e de enfermagem, bem como para a arquitetura da construção do Johns Hopkins Hospital e foi membro do corpo docente da Universidade da Pensilvânia, diretor do Hospital Universitário e presidente da Carnegie Institution.

82.

"Uma definição muito mais justa seria que a medicina é a arte de entender as doenças e de curá-las ou aliviá-las quando possível". - Jacob Bigelow 

Jacob Bigelow foi um médico e botânico americano, pai do médico Henry Jacob Bigelow (cirurgião e professor de cirurgia na Harvard University). Formou-se no Harvard College e na faculdade de medicina da Universidade da Pensilvânia, ensinou medicina e botânica em Harvard e publicou vários livros, incluindo um dos primeiros livros botânicos da América, “American Medical Botany”. Ele também foi arquiteto do Cemitério Mount Auburn, em Cambridge, Massachusetts.

83.

"Não podemos fazer grandes coisas, mas podemos fazer pequenas coisas com grande amor." - Madre Teresa de Calcutá 

Madre Teresa de Calcutá foi uma missionária católica que criou a Congregação Missionárias da Caridade, dedicando grande parte de sua vida aos pobres. Enviada a Calcutá, na Índia, foi professora durante muitos anos, mais tarde conseguiu a concessão de um edifício para dar abrigo a pessoas que sofriam de tuberculose, disenteria e tétano, recusadas pelos hospitais. Em 1979 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Foi Beatificada pela igreja católica em 2003 e canonizada em 2016.

84.

"Um bom médico é aquele que é perspicaz no diagnóstico e sábio no tratamento; mas, mais do que isso, ele é uma pessoa que nunca se poupa ao interesse de seus pacientes." - Hugh Cairns

Hugh Cairns foi um neurocirurgião australiano que passou a maior parte de sua vida na Inglaterra. Trabalhou como neurocirurgião no Hospital de Londres e com Harvey Cushing, em Harvard. Estabeleceu o Departamento de Cirurgia de Nuffield, em Oxford, e também participou da formação da Faculdade de Medicina da Universidade de Oxford. 

85.

"A medicina é a única profissão que trabalha incessantemente para destruir a razão de sua própria existência." - James Bryce 

James Bryce foi um jurista, historiador e político liberal britânico. Foi nomeado embaixador britânico para os Estados Unidos e tornou-se conhecido pela publicação do livro “The American Commonwealth”, que examinou as instituições dos EUA. Durante os últimos anos de sua vida, Bryce serviu na Corte Internacional de Haia, apoiou o estabelecimento da Liga das Nações e publicou um livro “Modern Democracy”. 

86.

“Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender.” - Alvin Toffler

Alvin Toffler foi um autor e visionário americano, conhecido pelos seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica. Seu primeiro livro foi “Future Shock” ("O choque do futuro"). Também é autor de “The Third Wave” ("A terceira onda") e “Revolutionary Wealth”. 

87.

"Um médico não deve ser julgado pelo sucesso de seu tratamento, mas pela extensão de seu conhecimento". - Joseph Dietl 

Joseph Dietl foi um médico austro - polonês que pertenceu à chamada Nova Escola de Medicina de Viena. Foi médico-chefe do Hospital Wieden e descreveu, em 1864, pela primeira vez de uma forma clinicamente mais rigorosa a sintomatologia associada à Ptose Renal (Crise de Dietl).

88.

"Você teria que estar em outro planeta para não ver que algo está mudando no estado da medicina". - Niall Dickson

Niall Dickson foi editor do Nursing Times e correspondente de saúde da BBC. Foi diretor executivo do Conselho Médico Geral e presidente da Associação Internacional de Autoridades Reguladoras Médicas. Desde fevereiro de 2017, é o principal executivo da NHS Confederation, que representa organizações de serviços de saúde em toda a Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. A frase foi dita durante palestra no Royal College of Physicians, em Londres. 

89.

"Aprender sem pensar é inútil. Pensar sem aprender é perigoso." - Confúcio

Confúcio foi filósofo e pensador político da China, com conhecimento nas mais variadas áreas. Não deixou nenhuma obra escrita, mas seus discípulos coletaram pequenos provérbios, reunidos no texto “Os Analectos”.

90.

"Um médico deve trabalhar dezoito horas por dia e sete dias por semana. Se você não pode se consolar com isso, saia da profissão." - Martin H.Fischer

Martin H.Fischer foi médico, fisiologista e escritor americano, nascido na Alemanha e conhecido por seus comentários expressivos sobre a arte e a prática da medicina. Foi o primeiro instrutor em fisiologia na Universidade da Califórnia e professor de fisiologia na Universidade de Cincinnati. 

91.

"A história da medicina é, de fato, a história da própria humanidade, com seus altos e baixos, suas valentes aspirações à verdade e à finitude e seus patéticos fracassos." - Fielding H.Garrison

Fielding H.Garrison foi um médico e historiador da medicina, autor de “An Introduction to the History of Medicine”, um dos primeiros tratados sobre a história da medicina. Fez parte da equipe da Army Medical Library (que mais tarde se tornaria National Library of Medicine) e trabalhou com John Shaw Billings. Foi professor de história da medicina na Johns Hopkins University.

92.

"Ao ensinar um estudante de medicina, o principal requisito é mantê-lo acordado." - Chevalier Jackson

Chevalier Jackson (1865 –1958) foi um pioneiro americano em laringologia. Recebeu seu MD do Jefferson Medical College, na Filadélfia, e estudou laringologia na Inglaterra. Jackson desenvolveu métodos e ferramentas para remover objetos estranhos das vias aéreas humanas. Sua coleção inclui 2.374 corpos estranhos que foram extraídos da garganta, esôfago e pulmões dos pacientes durante a carreira de quase 75 anos. A frase é um trecho da autobiografia “The Life of Chevalier Jackson”. 

93.

"Se você quiser sair da medicina com o máximo prazer, seja um estudante durante toda a sua vida." - David Riesman 

David Riesman (1867 - 1940) foi um médico americano nascido na Alemanha. Fundou o curso de história da medicina na Universidade da Pensilvânia, onde foi professor. É autor de uma série de livros sobre a patologia e a história da medicina, como “The Story of Medicine in the Middle Ages” e “Medicine in Modern Society”. 

94.

"A saúde é um direito humano. Ninguém deve ficar doente e morrer só porque é pobre ou porque não tem acesso aos serviços de saúde de que precisa." - Tedros Adhanom Ghebreyesus 

Tedros Adhanom Ghebreyesus é um político etíope, autoridade de saúde pública que em 2017 assumiu o cargo de diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Formou-se em Biologia na Universidade de Asmara, é mestre em Ciências em Imunologia de Doenças Infecciosas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, da Universidade de Londres, e recebeu Doutorado em Filosofia em Saúde Comunitária pela University of Nottingham. Foi Ministro da Saúde e Ministro das Relações Exteriores na Etiópia, e também Presidente do Conselho do Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária. 

A fotografia que ilustra a frase faz parte do acervo do Departamento de Defesa dos EUA. Registada em 2010, retrata cerca de 50 mil haitianos que dormem no campo de sobreviventes do terremoto na área de Del Mas, em Porto Príncipe, no Haiti. (Autor Fred W. Baker III)

95.

"É nosso dever recordar sempre que a medicina não é apenas uma ciência, mas também é a arte de deixar nossa individualidade interagir com a individualidade do paciente." - Albert Schweitzer

A imagem que ilustra a frase é "Crimean War: Florence Nightingale and her staff nursing a patient in the military hospital ar Scutari", de T. Packer (1855). Wellcome Library V0015790

96.

"Aqui, em qualquer hora que você venha, encontrará luz, ajuda e bondade humana." - Albert Schweitzer

Frase escrita na lâmpada, do lado de fora do hospital fundado por Albert Schweitzer, em Lambaréné.

Albert Schweitzer (1875 — 1965) formou-se em teologia, filosofia e medicina na Universidade de Estrasburgo. Em 1913, fundou seu hospital em Lambaréné na África Equatorial Francesa, mas em 1917, juntamente com a esposa, foi enviado para um campo francês como prisioneiro de guerra. Retornou a Lambaréné em 1924 e lá foi médico e cirurgião no hospital, pastor de uma congregação, administrador de uma aldeia, superintendente de edifícios e terrenos, escritor de livros eruditos, comentarista da história contemporânea, músico, anfitrião de inúmeros visitantes. Schweitzer recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1952.

97.

"Embora muitos membros da profissão médica possam concordar que a disciplina escolhida muitas vezes leva a períodos de cansaço, frustração ou ansiedade, a grande maioria dos indivíduos na prática ativa teria dificuldade para destacar um dia tedioso em seu modo de vida." - David Seegal

David Seegal (1899-1972) formou-se pela Harvard Medical School, foi residente e professor no Columbia-Presbyterian, diretor de serviços médicos no Hospital Maimonides, lecionou no Long Island College of Medicine e no State University Medical Center. Foi professor emérito de medicina do Colégio de Médicos e Cirurgiões da Columbia University e líder em pesquisas sobre doenças crônicas.

A pintura que ilustra a frase é “Operating room staff wheeling a patient back into a ward after an operation”, de Ethel Macmillan (1889-1957). Wellcome L0031888

98.

“A medicina não é a luta para não morrer, mas é a luta para que Tânatos não vença antes da hora.” - Alfredo Simonetti

*Tânatos, na mitologia grega, o deus da morte.

Alfredo Simonetti é médico psiquiatra, psicanalista, psicólogo clínico e hospitalar e médico colaborador do Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-SP. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Hospitalar de São Paulo (NEPPHO), professor de Psicologia Médica Faculdade São Camilo, professor convidado da PUC-SP e professor do curso de Terapia de Família da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). É autor dos livro “Manual de Psicologia Hospitalar”, “Nó e o Laço”, “Psicologia Hospitalar e Psicanálise”.

A imagem que ilustra a frase é “La autopsia”, de Enrique Simonet (1890).

99.

"Nenhum argumento é necessário para mostrar o poder transformador que a mente pode exercer. " - James J. Putnam

James J. Putnam (1846 - 1918) foi um neurologista americano, graduado pela Harvard Medical School. Depois de dois anos de estudo na Europa, voltou para o Massachusetts General Hospital e criou a clínica que deu início ao Departamento de Neurologia da Harvard Medical School. Foi membro fundador e presidente da Associação Neurológica Americana e da Associação Americana de Psicanálise. Também foi professor de Doenças do Sistema Nervoso em Harvard. 

100.

"Ter esperança nas circunstâncias mais extremas é um ato de desafio que permite que uma pessoa viva sua vida em seus próprios termos. É parte do espírito humano perseguir e dar uma chance de um milagre acontecer."
- Jerome Groopman

Jerome Groopman é professor de Medicina da Harvard Medical School, chefe de Medicina Experimental no Beth Israel Deaconess Medical Center e um dos principais pesquisadores mundiais em câncer e AIDS. Ele é escritor da The New Yorker e autor dos livros The Measure of Our Days (1997), Second Opinions (2000), Anatomy of Hope (2004), How The Doctors Think (2007) e o recentemente publicado, Your Medical Mind. 

101.

"Se desenvolvemos um conhecimento aprofundado, isso nos permitirá das o nosso melhor aos outros e ajudar a criar um mundo melhor."
- Ben Carson

A frase é um trecho do livro "Think Big: Unleashing Your Potential for Excellence", escrito por Ben Carson. Carson é um neurocirurgião pediátrico que alcançou renome mundial em 1987 pela bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses unidos pela parte posterior da cabeça – uma operação complexa que exigiu cinco meses de preparativos e 22 horas de cirurgia. Foi diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins e atualmente é Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos. 

 


Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas também estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para ler outras frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

👨‍⚕️👩‍⚕️

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Conta pra gente!


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade com mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você