Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

20 milhões de franceses ficarão sem médico daqui a 5 anos

20 milhões de franceses ficarão sem médico daqui a 5 anos
Janine Diniz Fortuna
abr. 14 - 3 min de leitura
000

Hoje na França, quase 12% da população, ou seja, cerca de 7 milhões de pessoas, vivem atualmente em um deserto médico.

Infelizmente, a tendência é piorar já que 20 milhões de pessoas ficarão sem médico até o final de 2027, como revela uma projeção feita pela  Iqvia, em uma pesquisa divulgada pelo  L'Express. Sendo realista, os atuais 7 milhões de franceses sem médico, não serão nada em comparação com o que podemos esperar daqui a 5 anos.

Curiosamente, a França nunca teve tantos médicos como tem hoje (abril 2022). No entanto, a demografia e a pirâmide etária na profissão significam que este  número cairá inevitavelmente nos próximos anos. E isto, em contraste com a crescente necessidade de cuidados de saúde  por causa do envelhecimento da população.


"Quando comparamos  as tendências populacionais com as aposentadorias previstas dos médicos generalistas  e com o número de jovens em formação médica (residência),  podemos ver claramente que as áreas sub-densas estão no  leste e no centro do país (França). As disparidades territoriais estão aumentando e novas  regiões até agora relativamente não afetadas estão sentindo os problemas,  a começar pelos subúrbios do sul e oeste de Paris"(Jean-Marc Aubert, presidente da Iqvia  e ex-diretor do Drees —departamento de pesquisa e estatística do Ministério da Saúde).

A cidade de Lyon é um exemplo notável disso, como expressou a vice-prefeita de saúde, Céline de Laurens, no jornal local La Tribune de Lyon:

"O povo de Lyon tem 130 clínicos gerais (médicos generalistas)  para cada 100.000 habitantes, contra 92 em Auvergne-Rhône Alpes, e  46% deles têm mais de 55 anos de idade".

De acordo com a diretoria do Drees, o ideal seria aumentar 200 vagas de medicina (por ano), durante os próximos 3 anos.

O aumento no número de vagas foi acontecendo gradativamente, segundo o Ministério da saúde e educação, desde 2015.  Atualmente, os números de vagas para os cursos de medicina são:

•2010:   7.403  vagas  

•2015:   7.862  vagas

•2019:   9.149  vagas

•2020:   9.361  vagas

•2021: 10.600  vagas.

Enquanto isso, o número de vagas para médicos estrangeiros, sem diploma reconhecido pela União Europeia (UE) aumentaram de 1.200 para 2.000/ano.

Artigos relacionados

• Novas tecnologias são aliadas na democratização do acesso à saúde no Brasil

Hospital metaverso: a formação em ambiente virtual na área da saúde na França


Referências

  1.  D’ici à cinq ans, 27 million de Français privés de généraliste ? › Geeky News. Disponível em: https://www.actu-5min.com/dici-a-cinq-ans-27-million-de-francais-prives-de-generaliste-geeky-news/. Acesso em 14 de abril de 2022.
  2. LEXPRESS. Déserts médicaux : d'ici à cinq ans, 27 millions de Français privés de généraliste?. Disponível em: https://www.lexpress.fr/actualite/sciences/deserts-medicaux-d-ici-a-5-ans-27-millions-de-francais-prives-de-generaliste_2170880.html. Acesso em 14 de abril de 2022.

Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade com mais mais de 140 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você