O bem-estar pessoal no ambiente de trabalho pode frequentemente ficar em segundo plano devido às inúmeras demandas da vida diária. No entanto, em meio à correria, a verdadeira conexão pode ajudar médicos e outros profissionais de saúde a se sentirem mais satisfeitos e motivados em suas carreiras. Embora mudanças sistêmicas sejam necessárias para reduzir o burnout médico e melhorar o bem-estar, a Hattiesburg Clinic, no sul do Mississippi, compartilha, em uma publicação da AMA de 21 de maio de 2024, insights sobre as maneiras de se conectar.
As sugestões da Hattiesburg Clinic, de apoio ao bem-estar dos seus colaboradores centram-se em mais encontros sociais entre médicos, coaching profissional e reconhecimento entre pares. A Hattiesburg Clinic é membro do Programa de Sistemas de Saúde da AMA, que oferece soluções empresariais para equipar a liderança, médicos e equipes de cuidados com recursos para moldar o futuro da medicina. A Hattiesburg Clinic possui mais de 450 médicos e prestadores de serviços não médicos localizados em 17 condados no sul do Mississippi.
Apesar de 84,6% dos médicos da Hattiesburg Clinic relatarem sentir-se satisfeitos com seu trabalho, menos da metade dos entrevistados afirmou sentir-se valorizada pela organização. Isso sinalizou a necessidade contínua de encontrar áreas para maior engajamento. Durante uma entrevista com a AMA, dois líderes em recursos humanos e engajamento de funcionários na Hattiesburg Clinic compartilharam algumas das formas como a organização de saúde, está trabalhando para melhorar a sensação de valorização dos seus médicos.
1. Criar Conexão Social
Uma das maneiras de melhorar o bem-estar, conforme observado na pesquisa realizada com médicos e outros profissionais de saúde da Hattiesburg Clinic, foi mediante a promoção de maior conexão social. A Hattiesburg Clinic possui algumas iniciativas para apoiar a conexão social. Por exemplo, a organização realizou uma grande festa para todo o corpo médico e equipe de suporte em um espaço local, como relatou Rebecca Lauderdale, MD, internista que atua como campeã do bem-estar médico na clínica, em um episódio do "AMA Update" sobre a melhoria da satisfação e bem-estar. Cerca de 2.500 pessoas compareceram ao evento, que contou com a participação de todos os funcionários e suas famílias, recebendo um excelente feedback.
2. Comunicação Transparente
É importante ter uma comunicação transparente. Por exemplo, o CEO Bryan Batson, MD, envia uma newsletter mensal para os médicos e outros profissionais de saúde de toda a organização. Ele apoia iniciativas em toda a clínica, ajudando a divulgar as grandes novidades e mostrando seu apoio. Além da newsletter mensal do Dr. Batson, diretores e chefes de diferentes departamentos se reúnem para discutir o que está acontecendo na Hattiesburg Clinic. Esses diretores e chefes têm a responsabilidade de compartilhar as informações com suas próprias equipes, eliminando a expectativa de que a responsabilidade de compartilhar informações recaia sobre uma única pessoa ou departamento.
3. Compartilhar Elogios entre Pares
A Hattiesburg Clinic também possui o Comitê Wow!, composto por uma equipe de 17 profissionais de saúde e médicos que se reúnem mensalmente para discutir iniciativas de engajamento. Durante suas reuniões, o comitê revisa as indicações submetidas por pares para reconhecer colegas que exibem os valores da clínica: respeito, integridade, compromisso com os pacientes, compaixão, justiça e visão. Cada pessoa reconhecida é destacada na intranet da organização.
4. Preencher as Lacunas
Enquanto a clínica continua a envolver e entender a importância da interação com os outros, Rebecca Lauderdale, MD, e a coordenadora de engajamento de funcionários, Susan Yarrow, encontraram maneiras de preencher a lacuna e reunir médicos e outros profissionais de saúde. Dr. Lauderdale foca no bem-estar dos médicos e em iniciativas contra o burnout, enquanto Yarrow traz o lado dos funcionários. Juntas, elas buscam maneiras de reunir médicos e outros profissionais para avançar o engajamento na Hattiesburg Clinic.
5. Incentivar Novas Ideias
Médicos e outros profissionais de saúde também podem usar um portal de sugestões online para compartilhar ideias sobre como melhorar o trabalho na Hattiesburg Clinic. Através do portal, o usuário escolhe uma categoria—como construção e manutenção, experiência do funcionário, sistemas de informação, recursos humanos, cuidados ao paciente e fluxo de trabalho, economia de custos, benefícios, saúde do funcionário e administração—garantindo precisão na sugestão e oferecendo uma solução potencial. As sugestões são então enviadas às partes apropriadas, segundo a categoria escolhida. A clínica já obteve ótimas ideias para melhorar o fluxo de trabalho e o prontuário eletrônico (EHR) através desse portal.
Através dessas iniciativas, a Hattiesburg Clinic está comprometida em criar um ambiente de trabalho onde médicos e outros profissionais de saúde se sintam valorizados e engajados, promovendo um sentido de comunidade e pertencimento dentro da organização. Essas práticas, portanto, podem servir de modelo para outras instituições de saúde que buscam melhorar a satisfação e o bem-estar de seus profissionais.
Referência:
Berg, S. (2024, May 21). 5 steps that can help physicians feel valued at work. American Medical Association. Retrieved from https://www.ama-assn.org/practice-management/physician-health/5-steps-can-help-physicians-feel-valued-work