Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

60 anos de formado em medicina: lições e exemplo

60 anos de formado em medicina: lições e exemplo
Luiz Antonio Maradei Freixedas
abr. 23 - 2 min de leitura
020

 Hoje meu pai faz 60 anos de formado em medicina

''Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.''

Parte do juramento de Hipócrates consta neste fragmento, proferido por todos aqueles que alcançam a tão sonhada formatura em medicina.

Os médicos se prontificam a ensinar esta arte aos filhos de seus mestres, a seus próprios filhos e aos alunos inscritos em escolas médicas. Nosso pai completa nestes dias 60 anos desta nobre arte milenar e, dentro de toda essa história, ele já ensinou a muitos - seguindo a risca as palavras ditas ao pegar o diploma. Ensinou inclusive a mim. E eu tenho passar isto a meu filho, hoje no 4° ano de medicina.

Aliás, esta foi a minha defesa quando me denunciaram no CRM por ter levado o meu filho com 10 anos junto comigo em um plantão de ortopedia. Na ocasião, obtive inclusive ajuda dele em uma cirurgia de fratura exposta e, para fechar o turno, levei-o para acompanhar um parto.

Em minha defesa, declarei este fragmento do juramento de Hipócrates. Caso eu fosse julgado culpado por ter levado meu filho, que eu fosse efetivamente punido. Porém, que punissem a meu pai, por ter feito o mesmo comigo e que também punissem a Hipócrates e mudassem o juramento.

 O desfecho? Me absolveram do caso.

Parabéns meu pai, por 60 anos de exercício dessa profissão tão nobre e por ter levado a sério os ensinamentos que hipócrates proferiu para todos nós.

Obrigado pelas lições e sobretudo pelo exemplo.

''Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você