9 Dicas para manter a concentração enquanto você estuda
Fernando Carbonieri 2014/05/13 15:30:33 +0000 | 5 minutos de leitura
[editar artigo]

9 Dicas para manter a concentração enquanto você estuda

9 Dicas para manter a concentração enquanto você estuda

Com o objetivo de ajudar na eficiência dos estudos e no sucesso na aprovação dos concursos de Residência Médica, nós do Academia Médica resolvemos trazer 9 dicas que auxiliam a manter concentrado e produtivo enquanto você está estudando.

Fuja das distrações:

Isso parece muito obvio, não? Mas na verdade não é! Sempre ficamos distraídos antes de realmente perceber que isso está acontecendo. Uma vez distraídos, nós procuramos novas tarefas, e não prestamos atenção na tarefa original que deveríamos estar realizando. Em vez de se livrar das distrações, procure saber o que o distraie tome medidas proativas para não entrar em contato com elas. Por exemplo:

Se o seu agente "distrator" é a internet, televisão ou pessoas, que tal então você ir estudar em uma biblioteca?

As vezes as distrações são pensamentos intrusos, como ansiedades e preocupações. Se esse é o caso, várias opções devem ser consideradas. Não é feio procurar ajuda de um terapeuta ou psiquiatra para solucionar estes problemas. Se não é caso de ajuda profissional, encare os estudos como uma forma de desligar-se destes problemas cotidianos.

Evite a procrastinação

As vezes nós não iniciamos uma nova tarefa porque já estamos distraidos. Se isso acontece, coloque as distrações de ladoe diga para você mesmo que vai iniciar os estudos em 5 minutos, e não mais. Geralmente, estes 5 minutos bastam para motivá-lo, mas se isso não ocorre, repense sobre o que é mais importante para você e o que o está impedindo de começar

Premie-se de vez em quando

Isso ajuda se você consegue ser diligente quanto a isso. Por exemplo, eu irei estudar 50 minutos do livro de clínica médica, depois, e somente depois irei descansar( jogar videogame, academia, correr, ver tv...). Após algum tempo você começa a criar um hábito, que seus estudos e suas recompensas serão rotina.

Ache um bom horário para estudar

Procure descobrir qual é o horário em que você é mais produtivo. Para a maioria das pessoas  isso acontece na primeira hora da manhã.  Ao longo do dia somos expostos a várias experiências, deixando as horas noturnas mais susceptíveis a distrações. Quando você acorda você realmente rende mais, porque você está menos cansado e geralmente mais focado.

Ache um bom local de estudos

Bem que poderíamos ter um lugar de estudo que fosse ótimo, porém temos que adimitir que TODOS os lugares tem problemas. Mesmo as bibliotecas podem ser inconvenientes quando você tem que procurar por um lugar, ou ter que estudar com aqueles grupos que estudam em voz alta. Se você pode arrumar seu lugar de estudo, faça isso! Você estará motivado por estudar no seu cantinho, feito exatamente para isso.

Coloque o despertador para funcionar

Normalmente somos ruins em estimar quanto tempo nós precisamos para concluir uma tarefa. Nós superestimamos o tempo e finalizamos o processo, invariavelmente, procrastinando. Se colocássemos um despertador para estudarmos por uma hora, seríamos mais propensos a realizar o que programamos para este tempo e deixaríamos o lazer para depois. As metas são apenas etapas que vencemos para concluir nosso real objetivo. Tenha isso em mente!

Divida grandes metas em outras menores

As vezes pensamos que temos tanto a fazer, que procrastinamos ( adoro essa palavra), por que temos medo. Podemos evitar este pavor fazendo aquilo que podemos fazer primeiro e aos poucos evoluir até as grandes metas. Outro benefício é que você pode deixar uma tarefa que você esteja preso, realizando outras mais simples, e voltar as mais difíceis depois. Assim você não fica frustrado.

Mapa das realizações:

Quando você está num momento produtivo, você está tão focado em uma tarefa que você esquece do mundo ao redor. Neste caso, quando você está estudando produtivamente, você não pode ser perturbado por ninguém. Se algo interromper este fluxo, anote o exato ponto em que você estava para continuar o que você estava fazendo.

Ouça musica ou faça alguma coisa que o mantenha focado

Algumas pessoas acham mais fácil ficarem focadas enquanto ouvem música. Ache a música que o ajude a permanecer focado. Utilize fones de ouvido que isolem o som do ambiente.  Uma vez focado, desligue a musica se isso começar a perturbá-lo. Ainda, tente achar o que o deixa focado. Por exemplo: uma soneca restaura sua energia mental; andar ao ar livre, limpa sua mente...

Fonte: Facofmedicine

COMPARTILHE
TAGS
Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

CEO e Founder - Academia Médica

Artigos relacionados

login modal