[ editar artigo]

A forja e o martelo

A forja e o martelo

Nos últimos anos, temos visto o cenário da medicina mudar. Uma invasão de opções mercadológicas que vemos se propagar como metástases, são alternativas questionáveis de qualidade. Normalmente, tememos as mudanças, principalmente quando se percebe que o controle não está sob nosso domínio. Mas medicina não pressupõe novos entendimentos? Novas descobertas? Raciocino rápido e condutas precisas? Mudanças de paradigmas?

Por mais que alguns insistam em manter uma postura reativa, a medicina de boa qualidade sempre se apresenta como uma atitude pró-ativa. Sabemos que toda ação pressupõe uma reação e, assim, concluímos que ações ruins não perduram, diluem-se com o tempo, são esquecidas. Em contrapartida, as ações positivas prevalecem e rompem barreiras temporais.

Quando nos preocupamos mais com o que o outro está fazendo, esquecemos do que deveríamos fazer. Isso ocorrendo, sem dúvida afetará a qualidade do que se faz. Em medicina isso é muito marcante e decisivo. Como discípulos de Hipócrates, sabemos que existem muitos profissionais bons e dedicados, estudantes inveterados das entrelinhas e rodapés, daqueles que se doam por completo por uma causa maior. Não é questão de ser bom, pois isso é deveras relativo. Quando estamos diante de nossos pacientes, devemos ter em mente o único desejo de sermos bons para eles, cuidando do seu problema como algo exclusivo, particular, único.

Devemos temer a má medicina? Com toda a certeza! Devemos temer pelas consequências do que tem sido feito dentro e fora dela? Claro que sim! Mas nosso foco não deve manter-se naquilo que é ruim, muito pelo contrário. Devemos nos espelhar nos bons professores da história médica, nos bons exemplos, na ciência que respalda aquilo que fazemos. Devemos estar atentos e preocupados sim! Por aqueles que confiam em nosso trabalho.

“Puxa! Mas com esse mercado desleal, chegarão até nós menos pacientes e isso afetará nossa agenda e qualidade de vida!”

Será?

Quando estamos envolvidos pelo bom senso e embalados por uma ciência honesta, teremos as melhoras ferramentas para alicerçarmos o nosso trabalho em algo moral e eticamente equilibrado. Nenhum paciente quer ser atendido por alguém despreparado, mentiroso, com propósitos financeiros exclusivos. Ele busca segurança e consequente confiança naquele que procura. Nenhum doente, verdadeiramente necessitado, será envolvido por consultas de vinte e cinco reais, promessas vãs, afirmações mentirosas.

Nesse mundo globalizado, todos estão mais antenados do que nunca. Garanto que uma consulta de poucas moedas não vai trazer ao paciente a segurança que ele busca. Esse paciente não se fidelizará ao barato, mas se curvará ao bom senso, à coragem de falar a verdade, à motivação para ir adiante lutando contra suas limitações, sentindo-se abarcado pelo primum non nocere.

Ninguém em sua sã consciência, deseja sair pior do que entrou em uma consulta médica. Podem existir aqueles que acreditem que tudo é a mesma coisa, contudo, no momento em que encontram alguém sério, a situação muda de figura.

É natural que o medo faça parte de todo esse processo. Entretanto, devemos assumir uma postura de pró-atividade frente às dificuldades que possam surgir. É certo que mudanças virão, e que venham mesmo. Nenhuma barra de ferro será moldada se não houver ação ativa do fogo e do martelo. A barra pode continuar sendo uma barra, mas nas mãos de um ferreiro experiente, pode transformar-se em uma espada ou mesmo em uma obra de arte. Sendo assim, mantenhamos acesa a chama da forja e deixemos o ferreiro trabalhar.

 

Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 170 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!

Academia Médica
Jefferson Kleber Forti
Jefferson Kleber Forti Seguir

Cirurgião vascular em Belo Horizonte. Membro da equipe H. Biocor. Residência na Santa Casa de BH em cirurgia geral e cirurgia vascular, especialização em cirurgia endovascular no Hospital Santa Catarina em SP. Focado no melhoramento do ser humano.

Ler matéria completa
Indicados para você