Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A mentalidade inovadora deve começar na base da pirâmide!

A mentalidade inovadora deve começar na base da pirâmide!
Pedro Gois
set. 18 - 2 min de leitura
030

Imaginemos que as classes de profissionais da saúde possam ser divididas sempre de maneira bem simples em especialistas, generalistas e os estudantes. É fato que os temas inovação e empreendedorismo estão em foco (graças a iniciativas como a Academia Médica, a Saúde Digital High Tech dentre tantos outros colaboradores). A grande questão talvez seja onde está esse foco. O local mais fragilizado em relação a essas informações ironicamente é um dos que sofrerá maior impacto dessas mudanças: os futuros formandos.

A formação quadrada que nos é oferecida, além de incompleta é perigosa e capaz de externar o nosso cérebro primitivo, ou como Steve Pressfield o define: resistência. Aquela parte do nosso cérebro que faz com que todos nós, em algum momento, tenhamos medo de arriscar, de criar e a seguir comportamentos mais “seguros”. Quase um cemitério de sonhos. É difícil encontrar colegas que queiram sair da zona de conforto ou como Seth Godin prega: a grande dificuldade para os projetos saírem do papel está na ausência do sétimo imperativo, que nada mais é do que iniciativa, paixão e determinação em fazer diferente, se reinventar.

É muito fácil imaginar que a solução para tal é atacar justamente a base dessa pirâmide; formar um estudante antenado e engajado com toda essa corrente. É a atenção primária dessa causa grande e nobre que é a revolução pela qual a saúde tem passado. Mas, ao mesmo tempo é uma tarefa dificílima.

Estamos sempre ocupados com os muitos créditos do período, os professores sempre têm muitos atendimentos, compromissos além da docência e tantas outras barreiras. Mas acredite que é possível. Se ao menos tentarmos encontrar pessoas para falar do tema, formar um grupo, criarmos a primeira faísca, em algum momento essa chama vai aumentar. O meetup e o Linkedin – e Academia Médica também ;) – são excelentes para isso. O que não podemos é ficar parado. A melhor forma de se proteger de um terremoto é saber quando ele vai acontecer.  

Portanto, a pergunta que fica para hoje é:

O que você tem feito para fortalecer essa corrente? 

 


Na Academia Médica você tem espaço para se engajar nessa corrente que busca uma mentalidade mais inovadora. Participe, compartilhe seu conhecimento e encontre outros colegas que também queiram sair da zona de conforto!


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você