[ editar artigo]

Adaptação de questionário para cirurgia plástica

Adaptação de questionário para cirurgia plástica


A utilização de questionários de qualidade de vida tem se mostrado muito útil para dar maior objetividade à avaliação de resultados de tratamento, e a internacionalização desses instrumentos permite a comparação interpopulacional.

É necessário, porém, o uso de metodologia específica para não causar distorções por falhas na tradução ou diferenças culturais. O questionário Blepharoplasty Outcomes Evaluation, em inglês, é uma ferramenta de aplicação simples com perguntas objetivas e de boa aplicação, tendo sido testado quanto à confiabilidade, validade e responsividade.

Eduardo Antonio Torres Urlani, que juntamente com equipe estudou a adaptação, observou que não houve problemas de compreensão para a população final do comitê de avaliação.

Um dos autores do estudo . Adaptação cultural do questionário de avaliação de resultados de blefaroplastia: Blepharoplasty Outcomes Evaluation, publicado no periódico Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, Eduardo destaca que tradução e adaptação cultural para o português foi realizada em cinco etapas:

  • Etapa 1 - tradução por dois tradutores nativos de língua portuguesa.
  • Etapa 2 - preparação da versão síntese.
  • Etapa 3 - tradução reversa por dois tradutores nativos de língua inglesa.
  • Etapa 4 - revisão por um comitê de avaliação.
  • Etapa 5 - aplicação a uma população de 20 pessoas.
  • Diante dos resultados, a equipe conclui que o questionário foi traduzido e adaptado com sucesso.

Fonte

URLANI, EDUARDO ANTONIO TORRES et al. Adaptação cultural do questionário de avaliação de resultados de blefaroplastia: Blepharoplasty Outcomes Evaluation. Rev. Bras. Cir. Plástica , São Paulo , v. 37, n. 1, pág. 16-21, março de 2022 . Disponível em <http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-51752022000100016&lng=en&nrm=iso>. acesso em 26 de maio de 2022. Epub em 15 de abril de 2022.  https://doi.org/10.5935/2177-1235.2022rbcp0004 .

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você