Um passo após o outro. Um dia após o outro. É uma lição que estamos aprendendo este ano. Essa pandemia, o isolamento, as medidas de cuidado para diminuir a transmissão do vírus estão nos ensinando a andar devagar. "Lockdown!". Calma e respeito, paciência e moderação. Não sabemos no que vai dar, mas a lição está dada.
Nosso ritmo de vida acelerado. Nosso olhar para os relógios. Nossos anos que vão passando. Parece que tudo isso agora está em câmera lenta.
O mundo não será mais o mesmo, já não é mais. A economia teve que esperar, a bolsa teve que esperar, o planeta Terra e seus habitantes em estado de suspense.
É o momento de olharmos. Ver o quanto somos frágeis e falíveis. Ver que toda nossa busca humana por dinheiro, sucesso, poder tem limite. Limites microscópios. Infinitesimais.
É o momento de respirar um pouco mais fundo. De agradecer por cada dia como se aquele fosse o primeiro e o último. O rumo da nossa espécie exige isso. Nossa capacidade de autorreflexão está nos chamando de volta. Nos chamando para parar e analisar que não somos os donos do mundo. Que somos viajantes passageiros desta grande esfera.
A vida continua florescendo e não importa que estejamos com medo. Não importa que gostaríamos que tudo isso passasse logo. Porque não tem como. Porque esta grande lição não é fruto do acaso.
É simples de se ver. Difícil de enxergar.
Quando achamos que temos tudo sob controle, a natureza nos empurra mais para frente. Quando achamos que éramos senhores absolutos, “Memento Mori”, “Lembra-te que és mortal”. Lembrar disso nos faz prestar atenção a cada passo. Passos de bebê.
Nossa grande luta. Nossa batalha de sempre desde que surgimos no mundo exige calma. Exige olhar bem e não julgar.
O planeta continua girando ao redor do Sol. E tudo que acontece reflete em todos nós, não há mais como ignorar isso. Revolta e impaciência só podem piorar isso tudo.
Tantas lições em uma só: Lave as mãos, cuidem uns dos outros, ajudem aqueles que caem a se levantar. Só assim venceremos.
Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 175 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!