Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Animais fazem um hospital feliz! Fotos clássicas de bichos ajudando crianças

Animais fazem um hospital feliz! Fotos clássicas de bichos ajudando crianças
Academia Médica
ago. 13 - 3 min de leitura
000

Essa matéria talvez seja o registro mais antigo existente do uso de terapia com animais para ajudar crianças em Hospitais.

Este é um registro histórico: patinhos sendo usados ​​para terapia animal, 1956. Essa foto faz parte de um conjunto de fotos feitas pelo fotógrafo Francis Miller para a revista Life em 1956 sobre terapia com animais que era realizada, segundo a reportagem, há 30 anos no University Hospital em Ann Arbor, Michigan (EUA).

Na foto de capa, vemos Peggy Kennedy, de três anos, uma paciente de poliomielite, usando um respirador torácico de plástico. Esses respiradores são uma couraça de pressão negativa, que eram usadas pela aplicação de diferentes tipos de pressão para simular a respiração e ajudar os pulmões da criança a inspirar.

A poliomielite causa uma inflamação na substância cinzenta da medula espinhal que pode se estender até o tronco encefálico e provocar, além da paralisia de membros a paralisia da musculatura respiratória. Há quem diga que foi uma epidemia de poliomielite que "criou" a base do que conhecemos hoje como UTI moderna, com ventiladores respiratórios e monitoramento constante, graças a coragem de um anestesiologista chamado Bjørn Ibsen na Dinamarca em 1952.

Quanto aos patinhos da foto, foram emprestados por um fazendeiro de Ann Arbor, que também cedia outros animais periodicamente para visitar o hospital, o que levava alívio para as crianças, como você pode observar pela expressão no rosto da pequena Peggy.

Desenvolvida na década de 1950, a vacina contra a pólio reduziu o número global de casos da doença por ano de centenas de milhares para menos de mil. Em agosto de 2020 a OMS anunciou que apenas dois países (o Paquistão e o Afeganistão) ainda tinham casos de transmissão e que "o mundo está mais perto de alcançar a erradicação global da pólio".

Veja mais algumas fotos históricas:

Coati Mundi, um animal parecido com um guaxinim, pulava em um fio acima das cabeças de jovens pacientes e professores em Ann Arbor; sobre a mesa havia um bezerro e um porco.

Francis Miller The LIFE Picture Collection /

O jantar para os patinhos foi servido com entusiasmo por crianças amontoadas ao redor de uma piscina montada no terraço do hospital. Os patinhos foram emprestados por um fazendeiro de Ann Arbor.

Francis Miller The LIFE Picture Collection / Shutterstock

Cena no hospital da Universidade de Michigan em Ann Arbor, 1956.

Francis Miller The LIFE Picture Collection / Shutterstock

Um banho para este leitão ocupou Patricia Cebelak (à esquerda), 8, que tinha alergia alimentar, e Linda Fox, 4, que tinha uma doença pulmonar. Dois professores deram uma mão amiga.

Francis Miller The LIFE Picture Collection / Shutterstock

Viva os animais, viva as vacinas e viva a ciência!!!

Gostou do conteúdo? Comente nas nossas redes sociais o que achou

referência:

https://www.life.com/animals/animals-make-a-hospital-happy-classic-photos-of-critters-helping-kids

 

Agradecimentos especiais à Roberta Bouças, aluna do curso de História Global da saúde, pela colaboração.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você