Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Aprenda gratuitamente a ler Tomografias em seu iphone ou ipad

Aprenda gratuitamente a ler Tomografias em seu iphone ou ipad
Caio Nunes
nov. 7 - 2 min de leitura
000

Aprenda gratuitamente a ler Tomografias em seu iphone ou ipad

O aplicativo Radiology 2.0 tem o intuito de ensinar a leitura básica dos exames tomográficos de abdômen para médicos e acadêmicos de medicina, que irão exercer seu trabalho nas urgências e emergências

tomografia abdominal

Radiology 2.0: One Night in the ED

Os exames de imagem são cada vez mais peças-chave no processo diagnóstico e na tomada das decisões terapêuticas. Cada vez mais disponível e de com boa relação custo-efetividade, as tomografias são praticamente indispensáveis em qualquer serviço de emergência.

Como todo o conhecimento médico os achados de imagem não devem ser interpretados isoladamente dos dados clínicos e laboratoriais. Saber ver o “básico” em tomografias é uma habilidade que deve ser adquirida pelos médicos (não radiologistas), e claro que deve-se sempre consultar o colega especialista para dúvidas sobre o exame, confirmações, correlação exame-clínica-laboratório e no auxílio para como proceder a investigação diagnóstica.

Esse aplicativo vem traz 65 casos ilustrados de tomografia de abdome junto com os dados clínicos e uma breve e objetiva discussão sobre o diagnóstico e tratamento.

O exame é exibido de forma sequencial o que é bem próximo do exame real (digital).

Acho que após os 65 casos quem terminar estará mais que apto a ver o básico de radiologia abdominal (tomografia) em casos bem ilustrativos.

A crítica vem do fato de não ter uma tomografia normal e um checklist do que você deve ver, uma espécie de passo-a-passo o que torna os casos bem difíceis para iniciantes.

Recomendo a partir pelo menos do quarto ano no qual você estará mais familiarizado com clínica cirúrgica e os aspectos anatômicos.

É um aplicativo para estudo e não para te salvar no plantão, mas excelente para discutir casos e aprender não só radiologia como clínica e cirurgia.

radiology 2.0 radiology 2.0 2 radiology 2.0 3

Prós:

Grátis mesmo. O app não exige nenhum cadastro para ser usado.

Casos ilustrativos e bem documentados

Exame sequencial e com boa qualidade gráfica

Contras:

Em inglês

Difícil para iniciantes

 Falta de check-list e exames normais

Disponível apenas para casos de abdome

appstore

 

Confira mais aplicativos revisados pelo Academia Médica, clicando AQUI 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você