Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Arte e Saúde: revisão sistemática da OMS pontua o papel da arte na saúde

Arte e Saúde: revisão sistemática da OMS pontua o papel da arte na saúde
Academia Médica
mai. 6 - 5 min de leitura
000

O envolvimento com as artes pode ser benéfico para a saúde mental e física. Esta é a principal conclusão de um relatório do Escritório Regional da OMS para a Europa, analisando as evidências de mais de 900 publicações globais - a revisão mais abrangente de evidências sobre artes e saúde até o momento.

“Trazer arte para a vida das pessoas por meio de atividades como dançar, cantar e ir a museus e shows oferece uma dimensão adicional de como podemos melhorar a saúde física e mental”, diz o Dr. Piroska Östlin, diretor regional da OMS.

“Os exemplos citados em este relatório inovador da OMS mostra maneiras pelas quais as artes podem enfrentar desafios de saúde "perversos" ou complexos, como diabetes, obesidade e problemas de saúde mental. Eles consideram a saúde e o bem-estar em um contexto social e comunitário mais amplo e oferecem soluções que a prática médica comum até agora não conseguiu resolver de maneira eficaz ”, explica o Dr. Östlin.

O relatório analisa as atividades artísticas que buscam promover a saúde e prevenir doenças, além de gerenciar e tratar doenças físicas e mentais e apoiar os cuidados no final da vida.

Artes e saúde ao longo da vida

Desde o nascimento até o fim da vida, as artes podem influenciar positivamente a saúde. Por exemplo, crianças pequenas cujos pais os leem antes de dormir dormem mais durante a noite e melhoram a concentração na escola. Entre os adolescentes que vivem em áreas urbanas, a educação por pares baseada em drama pode apoiar a tomada de decisão responsável, melhorar o bem-estar e reduzir a exposição à violência. Mais tarde na vida, a música pode apoiar a cognição em pessoas com demência - em particular o canto melhora a atenção, a memória episódica e a função executiva.

 

Artes em saúde

Nos serviços de saúde, as atividades artísticas podem ser usadas para complementar ou aprimorar os protocolos de tratamento. Por exemplo:

  • Verificou-se que ouvir música ou fazer arte reduz os efeitos colaterais do tratamento do câncer, incluindo sonolência, falta de apetite, falta de ar e náusea;
  • Verificou-se que as atividades artísticas em situações de emergência, incluindo música, artesanato e palhaçada, reduzem a ansiedade, a dor e a pressão arterial, principalmente para crianças, mas também para seus pais; e
  • A dança foi encontrada repetidamente para fornecer melhorias clinicamente significativas nos escores motores de pessoas com doença de Parkinson.

O relatório destaca que algumas intervenções artísticas não apenas produzem bons resultados, mas também podem ser mais econômicas que os tratamentos biomédicos mais comuns. Eles podem combinar vários fatores de promoção da saúde de uma só vez (como atividade física e apoio à saúde mental) e apresentam baixo risco de resultados negativos. Como as intervenções artísticas podem ser adaptadas para ter relevância para pessoas de diferentes origens culturais, elas também podem oferecer uma rota para envolver grupos minoritários ou de difícil acesso.

Vários países estão agora buscando esquemas de prescrições sociais e artísticas, nos quais os médicos de atenção primária podem encaminhar seus pacientes para atividades artísticas.

Considerações de política

O relatório descreve considerações de política para tomadores de decisão no setor de saúde e além, como:

  • garantir a disponibilidade e acessibilidade dos programas de artes para a saúde nas comunidades;
  • apoiar organizações culturais e artísticas na inclusão da saúde e do bem-estar em seu trabalho;
  • promover a conscientização pública sobre os potenciais benefícios à saúde do envolvimento artístico;
  • incluir artes na formação de profissionais de saúde;
  • introduzir ou fortalecer mecanismos de referência, de instituições de saúde ou assistência social a programas ou atividades artísticas; e
  • invista em mais pesquisas, particularmente na ampliação de intervenções artísticas e de saúde e na avaliação de sua implementação.

Definição de "artes"

O relatório analisou os benefícios para a saúde (por meio da participação ativa ou passiva) em cinco grandes categorias de artes: artes cênicas (música, dança, canto, teatro, cinema); artes visuais (artesanato, design, pintura, fotografia); literatura (escrita, leitura, participação em festivais literários); cultura (ir a museus, galerias, shows, teatro); e artes online (animações, artes digitais, etc.).

Comente o que você achou sobre esse estudo. Para ter acesso à revisão sistemática proposta pela OMS na Íntegra, clique aqui!


Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 175 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você