Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Estudo investiga diferenças na aferição de pressão arterial entre homens e mulheres

Estudo investiga diferenças na aferição de pressão arterial entre homens e mulheres
Academia Médica
ago. 8 - 3 min de leitura
000

Um estudo publicado no JAMA Network Open por pesquisadores da Califórnia teve como objetivo investigar as diferenças entre as aferições periféricas de Pressão Arterial Sistólica (PAS) entre pacientes do sexo feminino e masculino. 

Os pesquisadores reuniram em uma coorte 500 pacientes com idade média de 66 anos, que foram encaminhados para angiografia coronária para avaliar invasivamente a PA. 145 deles (29%) eram mulheres. As medidas pós-procedimento baseadas em cateter das pressões aórtica ascendente e intrabraquial foram registradas em sincronia com pressões centrais e braquiais não invasivas avaliadas por meio de um monitor automático de Pressão Arterial (PA).

Nas análises transversais realizadas pelos pesquisadores, a PAS invasiva central da aorta foi maior nas mulheres do que nos homens, embora não tenha havido diferença nas medidas não invasivas da PAS braquial ou central. A diferença entre as medidas invasivas da PAS central e não invasiva braquial foi significativa, mas apenas 55% era mediada pela altura. Também, os dados registrados indicaram que a diferença não foi mediada pela idade.

Outros estudos fisiológicos e experimentais corroboram com a diferença entre os sexos. Esses estudos demonstraram que as medidas não invasivas de PA são intrinsecamente mais baixas nas mulheres do que nos homens, também, dados epidemiológicos longitudinais revelaram que a elevação da PA começa mais cedo em mulheres e aumenta mais rapidamente com o envelhecimento desse público.

Além disso, dados de resultados de quase uma dúzia de grandes estudos de coorte nacionais e internacionais descobriram que, para o mesmo grau de PA aumentada, as mulheres têm um risco maior de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral do que os homens. 

Os pesquisadores ressaltaram que outras variantes como circunferência do braço e variáveis relacionadas ao procedimento de cateterização não foram ajustadas e podem ter contribuído para o achado de diferença de pressão entre os sexos.  

“Sabemos que um manguito de tamanho único não serve para todos, ou mesmo para a maioria, quando se trata de circunferência do braço e medição precisa da PA, e agora podemos precisar considerar mais do que apenas a circunferência do braço.” 

Segundo os pesquisadores do artigo publicado no JAMA, mais estudos são necessários com pacientes sem comorbidades para confirmar a diferença de PA e readequar as diretrizes e os padrões de normalidade conforme o sexo e mitigar  o risco de doença cardiovascular para todos.  

Referência

Bello NA, Cheng S. Sex Differences in Blood Pressure—A Measured Relook at Measures. JAMA Netw Open. 2022;5(6):e2215521. doi:10.1001/jamanetworkopen.2022.15521


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você