Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Aula Aberta - Parteiras, Enfermeiras, Médicas: a atuação das Mulheres na História da Medicina

Aula Aberta - Parteiras, Enfermeiras, Médicas: a atuação das Mulheres na História da Medicina
Academia Médica
jul. 8 - 2 min de leitura
000

 

Uma das primeiras médicas de que temos notícias se chamava Agnodice e atuava na Grécia Antiga. Segundo Hyginus, um comentador do século I, ela estudou medicina vestindo-se como homem e revelou ser uma mulher apenas após ter terminado o aprendizado. Este é um exemplo simples, mas importante, da longa e complexa história que conecta as mulheres às ciências da saúde.

Embora isso com frequência seja omitido, as mulheres participaram ativamente ao longo da história da medicina das mais variadas formas: como pacientes, enfermeiras, interlocutoras, pesquisadoras e médicas.

Nesta palestra  divertida e informativa sobre temas que continuam muitíssimo atuais, vamos discutir algumas dessas contribuições:

  • Como as mulheres aparecem na história da medicina?

  • Como elas participaram nessa história?

  • Quais foram suas contribuições?

 

Clique aqui para se inscrever e assistir essa aula ao vivo dia 16/07 às 21 horas. 

 

Áureo Lustosa Guérios é formado em letras e debruça seus estudos sobre a expressão das doenças na história da literatura. Está realizando o seu doutoramento na Universidade de Pádua (Itália). Curador do "Contágio Literário" aqui na Academia Médica, comunidade que busca discutir a literatura mundial, a forma como os escritores retrataram as doenças ao longo do tempo e qual a expressão disso na cultura da época com efeitos até os dias de hoje.

Você pode ver os posts dele já publicados na Academia Médica AQUI. Também pode ouvir e conhecer mais sobre os conteúdos compartilhados pelo Áureo ouvindo Literatura Viral, um podcast descontraído e divertido em que discutimos outras epidemias da História.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você