Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Aula gratuita: As Quarentenas na História: o que Newton, Shakespeare e a NASA têm a dizer sobre o assunto?

Aula gratuita: As Quarentenas na História: o que Newton, Shakespeare e a NASA têm a dizer sobre o assunto?
Academia Médica
mai. 1 - 3 min de leitura
010

Você sabia que as quarentenas estão ligadas aos projetos de reurbanização de Paris ou do Rio de Janeiro? Ou que os passaportes foram inventados por causa delas? Ou que existe uma ligação entre quarentenas e o Nazismo? Pois é, você pode não estar sabendo, mas as quarentenas já influenciavam a sua vida e de várias outras pessoas, muito antes do Coronavírus aparecer. 

Para conversar sobre As Quarentenas na Histórias, na próxima segunda-feira, dia 4 de maio, às 21h, a Academia Médica, em parceria com o podcast Literatura Viral, irá realizar uma grande aula online e gratuita. Será uma discussão divertida para entender o quanto elas são importantes e como influenciaram a história, a ciência, a medicina, as artes e até mesmo as políticas de imigração. 

Na aula, os participantes vão descobrir a origem das quarentenas em Veneza durante a Idade Média, o porquê da escolha do número 40 e seus ecos bíblicos (a quaresma, os quarenta dias do dilúvio, etc.), como Newton e Shakespeare matavam o tempo durante o isolamento, como as quarentenas fizeram um país declarar a sua independência, e como nem mesmo a NASA escapa da segregação. Interessante, não é? Mas não é só isso, outras curiosidades também serão abordadas durante o evento.

A aula será ministrada por Áureo Lustosa Guérios, doutorando em Humanidades Médicas e Literatura na Università di Padova (Itália), que está do Brasil durante o período de pandemia de Covid-19 compartilhando o conhecimento que adquiriu estudando outras pandemias na história. Estará presente também o médico e fundador da Academia Médica, Fernando Carbonieri, para contribuir com a visão do médico sobre as quarentenas.

Para assistir a aula, basta se inscrever e aguardar o link para acessar a sala online.

Você também pode fazer inscrição pelo link https://bit.ly/quarentenas 


Sobre o professor

Áureo Lustosa Guérios é o criador do podcast Literatura Viral e trata a sua dependência em livros cursando o doutorado em Humanidades Médicas e Literatura Comparada na Universidade de Pádua (Itália). Por lá, estudou como as epidemias são representadas na arte e escreve sua pesquisa sobre o cólera nos séculos XIX e XX. 

Formado em letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), nos últimos anos, Áureo contagiou outros pesquisadores com suas ideias em numerosas conferências internacionais. Além disso, obteve o título de Mestre em Cultura Literária Europeia pela Universidades de Bolonha (Itália), Estrasburgo (França) e Tessalônica (Grécia) com a dissertação sobre a Divina Comédia de Dante Alighieri e participou em cursos de extensão em Science Humanities da Universidade de Cardiff (Reino Unido) e em Estudos Dantescos das Universidades de Dublin (Irlanda) e Verona (Itália).
 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você