Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Aumento de doenças respiratórias infantis no norte da China: alerta OMS

Aumento de doenças respiratórias infantis no norte da China: alerta OMS
Academia Médica
nov. 24 - 3 min de leitura
000
A Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou à China informações detalhadas sobre um aumento nos casos de doenças respiratórias e agrupamentos de pneumonia em crianças no norte do país. Em uma coletiva de imprensa em 13 de novembro de 2023, autoridades da Comissão Nacional de Saúde da China relataram um aumento na incidência de doenças respiratórias.

Esse aumento foi atribuído ao relaxamento das restrições da COVID-19 e à circulação de patógenos conhecidos como influenza, mycoplasma pneumoniae (uma infecção bacteriana comum que afeta principalmente crianças), vírus sincicial respiratório (RSV) e SARS-CoV-2 (o vírus que causa a COVID-19).

As autoridades chinesas enfatizaram a necessidade de vigilância aprimorada das doenças em instalações de saúde e na comunidade, bem como o fortalecimento da capacidade do sistema de saúde para gerenciar pacientes. Em 21 de novembro, a mídia e o ProMED relataram agrupamentos de pneumonia não diagnosticada em crianças no norte da China. Ainda não está claro se esses casos estão associados ao aumento geral de infecções respiratórias relatado anteriormente pelas autoridades chinesas ou se são eventos separados.

Em 22 de novembro, a OMS solicitou informações adicionais epidemiológicas e clínicas, bem como resultados laboratoriais desses agrupamentos relatados entre crianças, por meio do mecanismo de Regulamentos Internacionais de Saúde. A OMS também pediu informações sobre tendências recentes na circulação de patógenos conhecidos, incluindo influenza, SARS-CoV-2, RSV e mycoplasma pneumoniae, além do atual impacto nos sistemas de saúde. A organização está em contato com clínicos e cientistas na China através de suas parcerias técnicas e redes existentes.

Desde meados de outubro, o norte da China registrou um aumento de doenças semelhantes à gripe em comparação com o mesmo período nos últimos três anos. A China possui sistemas para capturar informações sobre tendências de influenza, doenças semelhantes à gripe, RSV e SARS-CoV-2, e relata a plataformas como o Sistema Global de Vigilância e Resposta à Influenza.

Enquanto aguarda informações adicionais, a OMS enfatiza a importância de várias medidas preventivas: vacinação adequada, manter distância de pessoas doentes, e permanecer em casa em caso de doença. Além disso, recomenda-se a realização de testes e a busca de cuidados médicos conforme necessário, o uso de máscaras em situações apropriadas, assegurar ambientes bem ventilados, e a prática regular de lavagem das mãos.



Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!



Referência:

World Health Organization. (2023, November 22). WHO statement on reported clusters of respiratory illness in children in northern China. World Health Organization. https://www.who.int/news/item/22-11-2023-who-statement-on-reported-clusters-of-respiratory-illness-in-children-in-northern-china


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você