Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Tromboembolismo Venoso e Cirurgia Oncológica

Tromboembolismo Venoso e Cirurgia Oncológica
Academia Médica
fev. 5 - 4 min de leitura
000

Um estudo publicado na JAMA Network Open em 02 de fevereiro de 2024 traz informações importantes sobre o risco de eventos tromboembólicos venosos (ETV) após cirurgias para tratamento de câncer. O estudo, realizado em uma coorte nacional ampla, destaca a complexidade e a necessidade de uma abordagem individualizada na profilaxia de ETV em pacientes oncológicos submetidos a procedimentos cirúrgicos.


Procedimentos cirúrgicos complexos e o câncer são fatores de risco conhecidos para tromboembolismo venoso, condição que pode resultar em significativa mortalidade e morbidade. Estudos indicam que aproximadamente 2% dos pacientes submetidos à cirurgia oncológica desenvolvem ETV clinicamente significativos, representando cerca de 50% da mortalidade pós-operatória precoce.
A administração profilática de heparina de baixo peso molecular e outros anticoagulantes tornou-se prática clínica comum para muitos procedimentos cirúrgicos, embora a decisão sobre o momento, duração, dosagem e escolha da profilaxia muitas vezes seja baseada em dados limitados.

O estudo em questão, utilizou registros de saúde e populacionais baseados em toda a nação para estimar o risco de ETV e seus padrões temporais entre pacientes submetidos a cirurgias complexas  para diferentes tipos de câncer. Foi observado um aumento do risco cumulativo de 1 ano de tromboembolismo venoso em comparação com uma coorte de comparação pareada. A diferença de risco variou de 0,57 a 4,67 pontos percentuais, dependendo do tipo de cirurgia oncológica e do tipo de evento tromboembólico. O estudo revelou que o risco de ETV é maior logo após a cirurgia, diminuindo e estabilizando após aproximadamente 90 a 120 dias.

📉 O gráfico a seguir ilustra a análise comparativa do risco de embolia pulmonar e trombose venosa profunda após a alta hospitalar nos pacientes submetidos a cirurgia oncológica em comparação com a coorte de comparação:

Fonte:  Björklund J, Rautiola J, Zelic R, et al., 2024

⭐ Os resultados indicam uma necessidade de avaliação individualizada do risco de ETV e regimes de profilaxia para pacientes submetidos à cirurgia por diferentes cânceres. Para a maioria dos cânceres, há um aumento transitório no risco de ETV pós-operatório que dura cerca de 90 a 120 dias, seguido por uma taxa aumentada mais estável e contínua que pode estar associada à doença avançada ou aos efeitos trombogênicos de tratamentos adjuvantes.

📋O risco absoluto bruto de embolia pulmonar e trombose venosa profunda em diferentes intervalos de tempo, ou seja, 30, 90 e 365 dias a partir da data de referência, pode ser observado na tabela a seguir:

Fonte:  Björklund J, Rautiola J, Zelic R, et al., 2024

Embora o estudo forneça estimativas precisas de risco e padrões temporais de ETV após cirurgias oncológicas, ele também apresenta limitações, incluindo a falta de informações sobre tratamentos além da cirurgia que podem estar associados a riscos aumentados de ETV. A pesquisa destaca a necessidade de regimes de profilaxia individualizados, considerando o trauma cirúrgico, a gravidade da doença e a exposição a quimioterapia sistêmica para evitar tanto o tratamento excessivo quanto insuficiente na prevenção de ETV.

Este estudo reforça a necessidade de uma abordagem cuidadosa e personalizada na área da oncologia, sobretudo quando se trata da prevenção de eventos tromboembólicos venosos em pacientes com câncer. Destaca-se a importância de realizar avaliações de risco individualizadas e de implementar regimes de profilaxia adaptados ao perfil de cada paciente. Os resultados fornecem uma base valiosa para futuras pesquisas e para o aprimoramento das diretrizes clínicas, visando otimizar a segurança e os resultados dos pacientes submetidos a cirurgias de câncer.



Referência: 

Björklund J, Rautiola J, Zelic R, et al. Risk of Venous Thromboembolic Events After Surgery for Cancer. JAMA Netw Open. 2024;7(2):e2354352. doi:10.1001/jamanetworkopen.2023.54352


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você