Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Como a Vitamina D Afeta a Saúde Fetal e Materna no Primeiro Trimestre

Como a Vitamina D Afeta a Saúde Fetal e Materna no Primeiro Trimestre
Comunidade Academia Médica
fev. 4 - 3 min de leitura
000

Um estudo conduzido pela Penn State Department of Nutritional Sciences revela informações sobre o papel da vitamina D no início da gravidez. A pesquisa aponta para a correlação entre baixos níveis de vitamina D durante o primeiro trimestre e um aumento na taxa de partos prematuros, além de um decréscimo no comprimento fetal.

Publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, o estudo é um dos primeiros a analisar o status da vitamina D materna durante o primeiro e o segundo trimestre em relação ao crescimento fetal longitudinal e aos resultados da gravidez. A pesquisa utilizou amostras de sangue de 351 mulheres, coletadas como parte do estudo "Nulliparous Pregnancy Outcomes Study: Monitoring Mothers-to-Be", financiado pelo National Institute of Child Health and Human Development entre 2010 e 2013.

Os resultados são preocupantes: mulheres com concentrações de vitamina D abaixo de 40 nanomoles por litro (nmol/L) no primeiro trimestre apresentaram quatro vezes mais chances de ter partos prematuros em comparação com aquelas com níveis de vitamina D iguais ou superiores a 80 nmol/L. Embora o estudo tenha registrado um número baixo de nascimentos prematuros, o que exige cautela na interpretação dos resultados, a associação encontrada não pode ser ignorada.

Além disso, observou-se que mulheres com níveis mais elevados de vitamina D no início da gravidez também experimentaram um pequeno, mas significativo, aumento no comprimento fetal. No entanto, não foram encontradas diferenças significativas nos padrões de crescimento fetal ou nos resultados da gravidez durante o segundo trimestre, período em que mais mulheres apresentavam níveis adequados de vitamina D.

Este estudo destaca a importância da nutrição no início da gravidez e até mesmo antes da concepção. A vitamina D desempenha um papel fundamental no crescimento esquelético fetal, na função imunológica materna no interface fetal e no desenvolvimento da placenta. A pesquisa sugere que o monitoramento e a compreensão dos níveis de vitamina D, juntamente com ferro, folato e outros nutrientes essenciais, devem ser priorizados por obstetras e mulheres que planejam engravidar para promover resultados de nascimento saudáveis.

A suplementação de vitamina D pode ser considerada para mulheres em planejamento de gravidez, especialmente aquelas com baixo status nutricional. Os pesquisadores recomendam que as mulheres avaliem seu status nutricional com seus obstetras antes da gravidez e discutam a necessidade de suplementação com vitamina D, seguindo as Diretrizes Dietéticas.


Referência:

Penn State. "Vitamin D matters during first trimester." ScienceDaily. ScienceDaily, 3 February 2025. <www.sciencedaily.com/releases/2025/02/250203141805.htm>.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você