Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Como Dieta Sem Glúten Afeta Pacientes com Doença Celíaca

Como Dieta Sem Glúten Afeta Pacientes com Doença Celíaca
Comunidade Academia Médica
dez. 7 - 4 min de leitura
000

Um estudo pioneiro, publicado no periódico Clinical Gastroenterology and Hepatology e liderado por especialistas da Escola de Medicina da Universidade de Nottingham em colaboração com o Quadram Institute, oferece novas perspectivas sobre os efeitos de uma dieta sem glúten em pessoas com doença celíaca, uma condição crônica que afeta cerca de uma em cada cem pessoas na população geral.

A doença celíaca provoca uma reação anormal do sistema imunológico quando indivíduos afetados consomem glúten, presente em alimentos como pão e massa, causando inflamação e danos ao tecido intestinal. Até o momento, a única tratamento conhecido é um compromisso vitalício com uma dieta isenta de glúten, que auxilia na recuperação do tecido intestinal, mas que ainda deixa muitos pacientes com sintomas gastrointestinais.

O estudo MARCO (MAgnetic Resonance Imaging in COeliac disease) utilizou a ressonância magnética (MRI) juntamente com análises do microbioma intestinal para investigar como a dieta sem glúten influencia o funcionamento fisiológico do intestino em pacientes com essa condição. "Apesar de ser uma condição crônica comum, ainda não sabemos exatamente como a doença celíaca afeta o funcionamento básico do intestino e como o tratamento com dieta sem glúten pode alterar essa dinâmica", explica Luca Marciani, Professor de Imagem Gastrointestinal na Universidade.

A pesquisa envolveu 36 pessoas recém-diagnosticadas com doença celíaca e 36 voluntários saudáveis. Foram realizadas imagens de MRI dos seus intestinos, além de coletas de amostras de sangue e fezes. Os pacientes seguiram uma dieta sem glúten por um ano e retornaram para repetir o estudo, enquanto os participantes saudáveis também retornaram após um ano sem seguir nenhum tratamento dietético específico.

Os resultados iniciais mostraram que os pacientes com doença celíaca apresentavam mais sintomas intestinais, maior quantidade de líquido no intestino delgado e um trânsito intestinal mais lento comparado aos controles saudáveis. Além disso, o microbioma intestinal dos pacientes exibia níveis elevados de 'maus micróbios', como E.coli. Após um ano seguindo uma dieta sem glúten, houve melhora nos sintomas intestinais, na quantidade de água no intestino e na velocidade do trânsito intestinal, embora não tenham retornado aos valores normais. Por outro lado, a dieta sem glúten reduziu alguns 'bons micróbios' no microbioma, como os Bifidobactérias, que são associadas à ingestão reduzida de amido e nutrientes de trigo devido à dieta alterada.

"Os resultados de imagens sobre a função intestinal correlacionaram-se interessantemente com as mudanças nos 'bugs' no microbiota do cólon. Esses achados ampliam nossa compreensão da função e fisiologia intestinal na doença celíaca e abrem a possibilidade de desenvolver tratamentos prebióticos para reverter o impacto negativo da dieta sem glúten no microbioma", observa Marciani.

Dr. Frederick Warren, do Quadram Institute, complementa: "Este estudo é o resultado de uma colaboração de pesquisa inovadora que une tecnologia de imagem médica e análise do microbioma intestinal. Nossas descobertas são fundamentais e pavimentam o caminho para futuros estudos que podem identificar novas abordagens para aliviar os sintomas de longo prazo em pacientes com doença celíaca."

Este estudo proporciona uma visão mais profunda dos desafios enfrentados pelos pacientes com doença celíaca e sinaliza para novos caminhos potenciais no tratamento e manejo da condição, o que poderia eventualmente melhorar significativamente a qualidade de vida desses indivíduos.


Referência:

University of Nottingham. "MRI could be key to understanding the impact a gluten free diet has on people with Celiac disease." ScienceDaily. ScienceDaily, 6 December 2024. <www.sciencedaily.com/releases/2024/12/241206161906.htm>.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você