[ editar artigo]

Como o Apple iOS8 irá modificar o modo que você faz medicina

Como o Apple iOS8 irá modificar o modo que você faz medicina

Como o Apple iOS8 irá modificar o modo que você faz medicina

Hoje o novo sistema operacional da Apple deve ser lançado. Com o IOS 8 e o lançamento do Healthkit, esperamos uma revolução na atenção a saúde, tanto para médicos quanto para pacientes.

O Healthkit:

Como detalhado nas imagens espalhadas por este artigo, a interface do Healthkit é completamente inspirada no aplicativo Passbook, já existente no iPhone. As versões em teste do novo aplicativo de saúde da Apple mostram a capacidade de obter dados de diferentes indicadores vitais, além das informações de exercícios físicos

heathbook abas

Cada categoria ou funcionalidade é mostrada como um cartão no Healthkit. Estes cartões são distinguidos pela cor, e as abas podem ser arrumadas de acordo com as preferências do usuário. Como você pode ver nas imagens a seguir, o aplicativo possui seções que podem capturar informações sobre sua pressão arterial, batimentos cardíacos, hidratação, atividades físicas, nutrição, glicemia, qualidade e tempo de sono, frequência respiratória, saturação de oxigênio e peso.

Para fitness:

Três das abas do Healthkit são dedicadas a leitura do seu treinamento: Atividade, peso e nutrição. A aba atividade é semelhante a muitos outros aplicativos já existentes presentes na app store ou em outras plataformas como o android. Ele "lê" os passos dados, calorias queimadas e a distância percorrida.

Além disso, na aba de peso, você informa seu peso e altura para ter sempre seu índice de massa corpórea atualizado. Ambas as funções de atividade e peso permitem que você veja seu progresso durante dias, semanas, meses e anos, ao longo de um gráfico.

A aba de nutrição permite que os usuários insiram a alimentação consumida para a manutenção da dieta. Essa função também não é novidade. Combinar a leitura das atividades físicas, controle do peso e a manutenção da dieta em um aplicativo, é com certeza  uma combinação poderosa tanto para entusiastas do esporte, quanto para aqueles que precisam de uma alimentação mais regrada.

HeartBlood

Frequência cardíaca e Pressão arterial:

A frequência cardíaca e a pressão arterial são duas das mais conhecidas medidas para atenção à saúde. A pressão arterial normalmente é medida nos consultórios, farmácias, domicílios, enquanto a frequência cardíaca pode ser medida analogicamente, por câmeras dos smartphones e equipamentos presentes nas academias. O Healthkit permitirá o armazenamento dessas informações, gerando um log sobre como tem sido as alterações diárias destes parâmetros.

BloodworkBloodSugarOxygenSat

Exames laboratoriais, Saturação de oxigênio e glicemia:

A capacidade de monitoramento dos exames laboratoriais é, talvez, o elemento que deixa o Healthkit mais único e importante. Esses exames laboratoriais são encontrados nas abas Bloodwork, Oxygen Saturation e Blood Sugar.

As nossas perspectivas para esta seção são bastante grandes. Apesar do aplicativo muito provavelmente não coletar automaticamente estas informações, os pacientes que mantiverem seu Healthkit atualizado apresentarão seus indicadores laboratoriais facilmente visualizados, inclusive ao longo do tempo. Clínicas e hospitais, assim como a indústria de laboratórios de diagnóstico, normalmente pedem exames periódicos para avaliar a função renal, hepática, da tireoide e cardíacas.  Esse dados normalmente são distribuídos aos pacientes por meio de impressões, emails ou por fax. A apple pode estar reinventando este processo com o aparecimento do Healthkit.

Além de melhorar a vida dos médicos, que passarão a ter o histórico laboratorial de seus pacientes, o Healthkit deve melhorar em muito a vida dos pacientes que o mantém alimentado. No caso do Diabetes, HAS ou renais crônicos (que poderão inserir inclusive o quanto de líquido ingeriram no dia).

HydrationRespiratory

Hidratação e frequência respiratória

O nível de hidratação e a frequência respiratória são outros dois pontos muito interessantes do Healthbook. Correlacionando a frequência respiratória, os fisiologistas podem ter parâmetros confiáveis para reidratar seus atletas

Qualidade do sono:

Além de monitorar os treinamentos e os parâmetros sanguíneos, o Healthkit monitorará seus ciclos de sono. Monitorando os padrões de sono-vigília você pode inferir várias informações a respeito dos padrões de sono, qualidade e alerta.

Há alguns aplicativos no mercado que fazem isso. Eles medem a sua agitação durante a noite, e assim entendem a qualidade do seu sono durante a noite e quando você entra em sono profundo. Com isso, determinam qual é o melhor momento de te acordar. Isso também é esperado para o aplicativo do novo IOS8.

Healthbook Emergency

Cartão de emergência:

Além do fitness e da saúde, o seu iPhone será um livro individualizado sobre seus parâmetros.  A aba "cartão de emergência" irá armazenar o nome do usuário, idade, remédios de uso contínuo, peso, cor do olho, tipo de sangue, doador de órgãos ou não, e contatos. São informações críticas para os vários profissionais que fazem o atendimento de urgência e emergência. Médicos e as instituições hospitalares terão melhores informações e iniciar tratamentos e condutas mesmo com o paciente incapaz de se comunicar.

O acesso ao "Cartão de Emergência" deve ser disponível mesmo sem a senha da tela do gadget.

Integração com outros gadgets:

Enquanto o Healthkit é capaz de monitorar os dados que falamos, e manejar vários outros, temos que atentar sobre a fonte dessas informações. Vale lembrar que o aparelho não se alimentará automaticamente sobre todos os dados. Provavelmente muitos destes dados podem advir de outros hardwares que conectam com seu iPhone, tais como balanças, glucosímetros, oxímetros de pulso entre outros. Há algumas capas em desenvolvimento que poderão adquirir esses dados, como o Wello e o Scanadu. Há também o Iwatch, relógio da Apple que promete também ler várias informações.

appstore Healthbook

Estreia?

A Apple testou o aplicativo no seu novo sistema operacional, o IOS8, que foi lançado hoje (02/06/2014) no Worldwide Developer's Conference de 2014.

Nós acreditamos que o HealthKit da Apple irá revolucionar como a indústria da saúde interage com as pessoas. Temos o orgulho de estar à frente dessa tecnologia inovadora com o aplicativo da Mayo Clinic - Dr John H. Noseworthy, CEO, Mayo Clinic

Com milhões de usuários e muitos mais a serem conquistados, a Apple tem uma oportunidade única para recriar o monitoramento da saúde e das atividades físicas, simplesmente por já ter o Healthkit pré-instalados em seus smartphones. Depois de ter reinventado o como se escuta música, os telefones, notebooks e tablets, a Apple está prestes a reinventar o como se maneja saúde com o Healthkit. Será mesmo?

Deixe sua opinião sobre o que você espera sobre os efeitos do novo IOS 8 no seu dia-a-dia, como médico, paciente ou profissional de saúde!

fonte: 9to5MAC

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Ler matéria completa
Indicados para você