Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como planejar a formação de um filho

Como planejar a formação de um filho
Life Finanças Pessoais
nov. 24 - 5 min de leitura
000

Como planejar a formação de um filho

Já pensou se o seu pai tivesse feito esta conta?

Você tem filhos? Você pensa em ter filhos? Filhos custam dinheiro, não? Mas será que devemos precificar a existência humana...? Você é o caçula em sua família? Sim? E se o seu pai tivesse feito a conta...

Este é um artigo para aprendermos que o quê realmente custa é não nos planejarmos para o pleno e belo exercício da paternidade / maternidade.

Fato: sim! Filhos custam dinheiro! Como eu e você também custamos, como custam todas as demais coisas superbacanas da vida... Aliás, eu já passei daquela fase na qual é poético acreditar que o dinheiro pode fazer tudo mas não compra felicidade... Em minha perspectiva como planejador de centenas de famílias eu posso garantir que o dinheiro compra muitas coisas e principalmente diversas experiências que fazem a maioria de nós feliz!

Uau, que cara “dinheirista”... Alguns podem pensar...

Escrevo isso com todo o respeito: se você pensa assim, não é você quem manda no seu dinheiro. É ele quem manda em você. Se há um meio eficiente para você masterizar a sua vida financeira é reconhecendo que o dinheiro tem um papel importante... E apenas isso. Ele não é tudo (está “ali-ali” com o oxigênio) mas é importante e tem uma função.

Uma das principais funções do dinheiro (ai se meus pais soubessem disso antes):

Construção de legado!

Repare que não me refiro a herança, mas sim aquele conjunto de valores que você transfere aos seus filhos.

E se eu te disser que o dinheiro pode ser uma alavanca para a construção deste legado?

Oras, não precisamos nos distanciar do fato de que nos dias de hoje, a formação de um filho passa (quase que necessariamente) por uma boa gestão financeira pessoal. Esta boa gestão encontra traços de alta eficiência quando é combinada com a sua intencionalidade em planejar o seu futuro e também o futuro de seus filhos.

Quero te mostrar uma conta na visão futura dela! No que se refere a formação dos seus filhos, você tem apenas 2 caminhos para escolher.

Obs: para os exemplos abaixo eu uso um prazo de 18 anos para você cuidar (ou não) da formação do seu filho. Em nosso simulador (CLIQUE AQUI) você poderá customizar estes números e ver como é que eu chego em minha conclusão de visão futura.

Caminho 1: não fazer coisa alguma e encarar um pagamento mensal de cerca de R$ 15.000 (parece bastante?! Eu sei, mas assista a ESTE VÍDEO na íntegra para perceber que não estou exagerando) durante 5 anos para seu filho obter uma formação universitária.

Caminho 2: agir com intencionalidade e ter um planejamento claro que te permite investir cerca de R$ 1.100 por mês durante 18 anos para quando o seu filho completar a maioridade estar tudo pago... Imagine isso...

E se o seu filho não precisar pagar pela formação universitária? Temos 2 opções aqui:

Opção 1: você usa este seu dinheiro para você, seu plano de vida e (esta é uma boa!) o seu plano de aposentadoria.

Opção 2: o dinheiro continua investido e o seu filho nunca precisará se preocupar com o futuro dele... Uau! Isso é legado! Não pelo dinheiro, mas pela liberdade que você dará à seu filho... Será que ele fará a mesma coisa pelo seu neto? E depois o seu neto para seu bisneto... E depois...

Não deixe de assistir ESTE VÍDEO no qual eu desenvolvo esta agenda com maior profundidade. E ainda melhor: use o simulador  para você enxergar este texto em seu contexto de vida.

Gostou deste conteúdo? Comente abaixo e não deixe de compartilhar com os colegas.

Forte abraço, André Novaes

Mais conteúdos da Life FP e André Novaes sobre a gestão do dinheiro, CLIQUE AQUI

André Novaes é criador do Você 2.0 (www.voce20.com) e autor do manifesto Uma Nação em Sua Melhor Versão. É planejador financeiro pessoal há mais de 10 anos e fundador e CEO da Life Finanças Pessoais, a primeira e maior empresa de Planejamento de Vida e Finanças Pessoais do Brasil, orgulhosamente uma parceira da Academia Médica.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você