Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como planejar seu TCC / Dissertação

Como planejar seu TCC / Dissertação
Fernando Carbonieri
nov. 23 - 5 min de leitura
000

Na necessidade de melhorar a qualidade das publicações de saúde produzidas no Brasil, fui procurar algumas dicas que homogenizam a forma de pensar em uma monografia. A ideia aqui não é ensinar a metodologia científica de seu trabalho, mas sim pontuar algumas coisas que sua pesquisa deve possuir para ser respeitada.

A maior parte do que você quer pesquisar já o foi feito. Isso porém não diminui necessariamente, o caráter inédito do seu trabalho. A diferença sempre estará no enfoque que a sua pesquisa terá. Para evitar a má pesquisa, o plágio e a cópia, um plano deve ser traçado para manter o compromisso com a verdade científica inabalável!

Por esse motivo trouxe uma adaptação de uma série de textos publicados no jornal inglês The Guardian, que tratam de algumas dicas para melhorar todo o processo da dissertação em ciência. O "Como planejar seu TCC/Dissertação" é o primeiro de uma série de 4 textos. O conteúdo foi fornecido pela Goldsmith University.

Como planejar seu TCC / Dissertação

Ter um objetivo claro e uma estrutura organizada de trabalho significa que você não encontrará muitos incômodos quando sua pesquisa não vai exatamente como você acha que deveria

É provavelmente a peça mais importante da pesquisa que você deve dominar antes do término da graduação - aí está o motivo da escrita dos TCCs e também o porque da tarefa ser tão assustadora. Comece com um plano robusto para dar foco na sua pesquisa. Seja eficiente e mantenha as tarefas factíveis. Resumindo:  não complique!

Escolha seu campo de interesse

As primeiras coisas primeiro: qual é o tópico que você mais gostou durante o curso? Investigar verdadeiramente um assunto fará a pesquisa para sua dissertação menos cansativa e trabalhosa.

Faça o maior número de leituras preliminares sobre a área pretendida para assegurar que há uma quantidade de material disponível para sedimentar as suas ideias iniciais.

Dê uma olhada nos artigos mais recentes na sua área. Eles irão ajudá-lo a identificar o melhor ângulo para abordar seu trabalho. Aqui vale uma ressalva. As aulas de metodologia científica sempre nos dizem para olhar os artigos que possuem até 5 anos de idade. Dependendo do assunto a ser pesquisado, pode estar no passado o caminho a ser percorrido.

Escolha um enfoque e o título

Qual será a sua linha de raciocínio? Você deve, por exemplo, querer estender um estudo já publicado, aplicar a teoria à prática para criticar o quanto um paper é útil ou não, ou analisar de forma mais profunda uma ideia usando um enfoque mais particular.

Seu enfoque irá te fornecer seu título. O título deve apontar claramente a linha que sua investigação irá tomar. Se você ainda está inseguro, faça um título provisório. Você pode inclusive compor alguns títulos com enfoques semelhantes, e mantê-los sempre à sua vista durante a pesquisa.

Lembre-se sempre de ponderar seu título junto ao seu orientador. Eles estão aptos para te dar conselhos, ajudá-lo a refinar qualquer área obscura e sugerir leituras para sua pesquisa.

Faça um esboço

A estrutura geral é sempre comum:

  • Introdução - explique o assunto que será pesquisado
  • Corpo - diga o como você quer pesquisar
  • Conclusão - o que você espera encontrar ao término

A introdução pode ter sub-áreas

  • o que você está pesquisando
  • como você irá fazer isso (conceitos / teorias / estudos )

O corpo deve ter:

  • Definições, áreas a serem pesquisadas, antecipação dos problemas (metodologia)
  • Argumentações sobre o tema
  • Argumentações alternativas

Sua conclusão deve conter

  • Sumário dos possíveis achados
  • Existe uma solução?
  • O que sua pesquisa não avaliará
  • O que futuros estudos podem fazer para melhorar o entendimento do tema

Comece uma lista de recursos

Quando você está planejando, inclua o nome dos trabalhos e as páginas afim de facilitar na hora de escrever. Use programas como o endnote ou mendeley para gerenciar os papers da pesquisa. É importante ter todos os artigos que você irá usar na escrita pronta antes de começar a escrever.

Revise e faça ajustes!

Até os melhores planejamentos pode perder o norte - então não se preocupe! Enquanto você pesquisa sobre as chaves do seu estudo, as direções e estruturas do seu plano inicial podem mudar. Essa é a beleza de ter um plano. Quando um novo enfoque em potencial aparece, você pode ajustar seu título e pontos chave para irem de encontro com suas novas ideias. Um bom plano serve para você não perder o foco na hora de escrever os resultados.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 130 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você