Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Consultório médico - pequenas mudanças que fazem toda a diferença.

Consultório médico - pequenas mudanças que fazem toda a diferença.
Academia Médica
mai. 14 - 4 min de leitura
000

O tomógrafo acima é do Hospital Jesus, no Rio de janeiro. Um bom exemplo de como ousar na arquitetura melhora a experiência tanto dos pacientes quanto dos profissionais que ali trabalham.

por *Marina Favero Pelagio

Ao pensar os vários ‘’costumes ‘’ e ‘’manias’’ que médicos tem em relação à arquitetura, pude trazer algumas possibilidades bem simples para melhorar o ambiente do consultório e, consequentemente, o  bem estar dos pacientes que ali aguardam por uma consulta.

Vamos iniciar por "Cores". Não sei por que cargas d´água médicos tem tanto medo de cores.

Ok, eu entendo que o branco transmite aquela sensação de higiene e limpeza necessária principalmente no meio em que trabalham, mas ao mesmo tempo passa uma sensação de frieza e imparcialidade.

Ninguém vai ao médico tomar um cafezinho, comer bolo e colocar o papo em dia. Vamos ao médico com algum problema, dúvida ou dor; então o melhor para essa situação é sentir-se aconchegado e confortável neste espaço que, por natureza, é carregado de dúvidas e inseguranças.

Podemos deixar o branco apenas nas salas de procedimentos, e olha lá... Na recepção e na sala de atendimento, no banheiro e nas demais dependências da clínica, podemos dar uma ousada, brincar com cores, texturas e objetos com personalidade. O ambiente em que trabalha deve mostrar a persona que o médico é no dia a dia. Sua missão e valores devem ser reconhecidos nos diversos detalhes de um consultório. Isso não serve apenas para agradar os pacientes, serve principalmente para o médico. Nada melhor do que trabalhar em um ambiente onde você se sinta bem.

Sobre os objetos e artes expostas, existem alguns cuidados.Vou citar um exemplo:

Esses dias estive em consulta com a minha ginecologista, e havia três quadros da Marilyn Monroe na sala de espera. Obviamente ela deve gostar muito dela. Entendo que a intenção seria levar uma presença forte, de uma mulher reconhecida por seu sucesso, às pacientes que ali aguardam, mas poderia variar um pouco mais. Uma sugestão seria colocar quadros de outras mulheres famosas e fortes como Princesa Diana, Jacqueline Kennedy, Brigitte Bardot (em seus tempos áureos), dando assim um sentido a eles, e, ao mesmo tempo, expressar seu gosto  sua personalidade no ambiente.

Não custa pensar com mais carinho no seu ambiente de trabalho. Colocar um cheirinho no lavado e algumas balas na recepção, são detalhes simples que dão um diferencial à sua clínica.

Lembre-se, seu lugar de trabalho é como sua casa. Lá, como em seu lar, você deve sempre sentir-se bem. Quando há uma visita, você arruma, aromatiza e prepara tudo com muita dedicação, mas continua sendo sua casa. Pense no paciente como um visitante. Assim como você deseja que suas visitas sintam-se em casa, faça seu paciente experimentar um ambiente mais aconchegante em seu consultório. Acredite em mim, isso somará em muito ao seu bom trabalho prestado como médico(a) e trará um grande diferencial para seus clientes.

 

Quer se aprimorar mais e saber como a medicina, a filosofia e as artes podem ser usadas para melhorar a sua prática clínica e a humanização no atendimento médico? Clique aqui e saiba mais sobre os nossos cursos.

 

 


Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você