Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Consumo de Café e Doenças Cardiometabólicas

Consumo de Café e Doenças Cardiometabólicas
Comunidade Academia Médica
set. 17 - 3 min de leitura
000
Quem pode resistir ao aroma convidativo de um café recém-preparado? Mais do que apenas um prazer matinal, o café pode ser um guardião da saúde cardiometabólica.

Um estudo recente publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism da Endocrine Society, e divulgado em 17 de setembro de Science Daily, sugere que beber quantidades moderadas de café pode não apenas energizar seu dia, mas também proteger contra o desenvolvimento de doenças graves como diabetes tipo 2, doenças coronarianas e derrames.

Conduzido por uma equipe liderada pelo Dr. Chaofu Ke da Escola de Saúde Pública do Suzhou Medical College of Soochow University, na China, este estudo pioneiro analisou dados oriundos do UK Biobank, que acompanhou mais de 500.000 participantes atualizando informações sobre os benefícios potenciais de uma das bebidas mais amadas do mundo.

A pesquisa indica que o consumo de três xícaras de café diárias ou de 200-300 mg de cafeína pode reduzir em até 48.1% o risco de desenvolvimento de multimorbidade cardiometabólica — condição que engloba a coexistência de duas ou mais doenças como diabetes tipo 2, doença coronariana e derrame. Este estudo é particularmente relevante considerando que a prevalência de indivíduos com múltiplas doenças cardiometabólicas está crescendo globalmente, representando uma preocupação crescente para a saúde pública à medida que as populações envelhecem.

Os participantes do estudo foram cuidadosamente selecionados para excluir aqueles com informações ambíguas sobre a ingestão de cafeína. Assim, foram analisados 172.315 indivíduos livres de doenças cardiometabólicas no início do estudo para a análise de cafeína, e 188.091 para a análise de consumo de café e chá. Os dados coletados incluíram condições médicas reportadas pelos próprios participantes, dados de cuidados primários, registros hospitalares e registros de óbitos vinculados ao UK Biobank.

Os resultados mostram uma associação inversa entre a ingestão de café e cafeína em todos os níveis e o risco de novos casos de doenças cardiometabólicas em participantes previamente saudáveis. Aqueles que relataram um consumo moderado tiveram o menor risco, sugerindo que a ingestão moderada de café ou cafeína está inversamente associada com quase todas as fases de desenvolvimento da multimorbidade cardiometabólica.

O Dr. Ke e sua equipe destacam que promover o consumo moderado de café ou cafeína como um hábito alimentar entre pessoas saudáveis pode ter benefícios extensivos para a prevenção dessas condições. Estudos epidemiológicos anteriores já haviam revelado os efeitos protetores do consumo de café, chá e cafeína sobre a morbidade de doenças cardiometabólicas isoladas, mas os efeitos potenciais dessas bebidas sobre o desenvolvimento de multimorbidades cardiometabólicas eram em grande parte desconhecidos até então.


Referência:

The Endocrine Society. "Moderate coffee and caffeine consumption is associated with lower risk of developing multiple cardiometabolic diseases, new study finds." ScienceDaily. ScienceDaily, 17 September 2024. <www.sciencedaily.com/releases/2024/09/240917125341.htm>.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você