Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Curso Humanidades Médicas: saúde e doença na história e nas artes

Curso Humanidades Médicas: saúde e doença na história e nas artes
Academia Médica
jun. 8 - 4 min de leitura
000

Assim como nós, da Academia Médica, você deve saber o quanto é importante se desafiar e buscar conhecer melhor a si mesmo e a sociedade que nos cerca. Junto com isso, podemos afirmar que a saúde e a doença não são um monopólio dos médicos ou das ciências da saúde. Elas são duas condições fundamentais da experiência humana e, portanto, dizem respeito a todos.

Concorda com isso?

Então, leia com atenção a informação a seguir!

Em parceria com o Aúreo Lustosa Guérios, do podcast Literatura Viral, estamos oficialmente abrindo as inscrições para o curso online Humanidades Médicas: saúde e doença na história e nas artes. Um curso que fará você se desafiar e buscar conhecer melhor a si mesmo e a sociedade que nos cerca. O futuro da medicina é mais humano e você precisa fazer parte dessa transformação (se não quiser ficar para trás, é claro...)

Como disse Edmundo Pellegrino: "a Medicina é a mais humana das ciências, a mais empírica das artes e a mais científica das humanidades". Por isso, entender em profundidade essa interdisciplinaridade irá possibilitar que você reflita sobre temas tão delicados quanto a saúde e a doença nos permite. Você também poderá pensar de novas maneiras, ter mais empatia para com os outros e entender melhor quem somos e o que queremos.

Neste curso, com uma metodologia desenvolvida pelo Áureo, que é doutorando em Humanidades Médicas e Literatura Comparada na Universidade de Pádua, na Itália, buscamos oferecer o máximo de conteúdo de forma interativa e curiosa, para você aprender como a arte e a literatura nos oferecem oportunidades excepcionais de entender como os outros olham para o mundo. Afinal, entender o outro, aceitar as semelhanças e as diferenças é mais do que um ideal humanista: é um dever moral e cívico!

 

Você tem dúvidas se esse curso é para você?

O curso online Humanidades Médicas é para curiosos, para aqueles que querem se desafiar e que buscam conhecer melhor a si mesmo e a sociedade que os cerca. Será que você é uma dessas pessoas?

A saúde e a doença não são um monopólio dos médicos ou das ciências da saúde. Elas são duas condições fundamentais da experiência humana e, portanto, dizem respeito a todos. 

“Sou humano e nada do que é humano me é estranho”

Se você concorda com essa afirmação de Plauto, então esse curso é para você. Não perca mais tempo!

 

E sobre o que é o curso?

O curso se divide em três partes. Na primeira, vamos discutir a História da Medicina e da Ciência. Prepare-se para contemplar um vasto panorama histórico que abraça a teoria dos humores de Hipócrates, a invenção das quarentenas, o desenvolvimento dos hospitais, o nascimento da enfermagem, a revolução bacteriológica de Pasteur e Koch, e muito mais! 

Na segunda parte, pensaremos sobre o impacto cultural das doenças ao longo da história. Discutiremos porque as doenças frequentemente se tornam um tabu que incitam vergonha e silêncio. Falaremos sobre como elas se transformam na Arte e reaparecem como Vampiros ou Zumbis nos filmes, como divertidos ETs nas caricaturas, ou em depoimentos comoventes em poemas. Estudaremos a peste, o cólera, a sífilis, a lepra, a tuberculose, o câncer, a AIDS… 

Você verá como as diferentes doenças aparecem na literatura, na pintura, nas óperas e em outras formas artísticas. E você ficará surpreso ao perceber como muitas dessas representações sobrevivem até hoje. 

Finalmente, na terceira parte, vamos combinar os resultados do percurso histórico e do percurso artístico para refletir a respeito do presente e do futuro. Quais são os desafios de hoje? Quais serão os desafios do futuro? A pandemia atual é um fenômeno isolado? O que ela revela sobre nossas aspirações culturais?

Empolgante, né?!

Para saber mais sobre o curso e fazer a sua inscrição, você pode clicar aqui ou acessar o link abaixo. As inscrições encerram no dia 15/06 ou quando as vagas esgotarem. 

https://academiamedica.com.br/courses/humanidades-medicas-saude-e-doenca-na-historia-e-nas-artes

Esperamos você nas aulas!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você