Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cursos gratuitos das melhores universidades do mundo

Cursos gratuitos das melhores universidades do mundo
Fernando Carbonieri
fev. 19 - 9 min de leitura
000

melhores universidades

Cursos gratuitos das melhores universidades do mundo

Objetivando fazer uma curadoria dos conhecimentos que a faculdade de medicina não nos fala, nós, do Academia Médica, procuramos na internet alguns dos cursos que já começaram ou estão para começar em 2014.

Já é sabido que quem tenta manter os conhecimentos para si normalmente não obtém sucesso. É no compartilhamento das informações que as pessoas realmente crescem. Tendo em mente essa premissa, as maiores universidades do mundo disponibilizam gratuitamente cursos em diversas áreas, inclusive na área médica. São inúmeros os que acrescentam conhecimento à classe médica. Cursos como estes permitem que saiamos da alienação que a faculdade de medicina nos impõe.

Resolvemos fazer esse post devido as segmentações em profissões que a medicina sofreu (nutrição, biomedicina...). Vale afirmar que não queremos com isso, interferir na prática dos demais profissionais. Queremos dar ferramentas para que o médico / futuro médico possa entender e discutir as ações de saúde de maneira mais holística, elevando a qualidade do cuidado com seu paciente.

Confira a seleção do Academia Médica dos cursos disponíveis no Coursera e no EDX para o primeiro trimestre de 2014.

 

Introdução à Fisiologia Humana
Duke University

Neste curso, os estudantes aprenderão os conceitos básicos que regem as funções do nosso corpo.

Todos aprendemos fisiologia na faculdade, e por isso, acreditamos que ao realizar este curso, o acadêmico consegue fixar melhor os conceitos que são inerentes à fisiologia, um dos grandes pilares da medicina. O curso é legendado em português e funciona tanto para acadêmicos quanto para médicos que querem relembrar alguns conceitos há muito estudados. Exige de 6 a 8 horas de estudo por semana e dura 12 semanas. A Universidade de Duke University fornece certificado OFICIAL aos que cumprirem as exigências do curso.

Interprofessional Healthcare Informatics
University of MinnesotaNational Center for Interprofessional Practice and Education 

Este curso pondera sobre as implicações da informática para a prática da assistência à saúde em geral. Ele abrange os prontuários eletrônicos avaliando as suas implicações éticas, legislativas e políticas. Além disso os estudantes irão se defrontar com os avanços na informática médica.

Duração 2-3h por semana por 10 semanas. Certificado reconhecido.

Recomendamos este curso pois estamos durante uma mudança na forma de guardar informações e prontuários de nossos pacientes. Observamos no Brasil mais de 40 empresas que disponibilizam prontuários para a venda. São produtos caros que realmente funcionam ao organizar arquivos e informações sobre seus pacientes. Além disso eles conseguem economizar tempo e dinheiro ao transformar o investimento em lucro. Alguns, porém, carecem de de inspeção, abrindo brechas para escape da confidencialidade do prontuário. Por esses motivos acreditamos na usabilidade desse curso.

  Introdução à Neurologia Clínica
University of California, San Francisco

Este curso oferece aspectos relevantes sobre a epidemiologia, apresentação clínica, mecanismo básico da fisiopatologia do agravo, ponderações diagnósticas e opções terapêuticas das doenças neurológicas mais comuns.

Tem serventia tanto para acadêmicos que estão cursando a disciplina, quanto para médicos graduados que desejam relembrar e renovar os conhecimentos há muito aprendidos.

O curso, certificado pela UCSF, dura 6 semanas que demandam aproximadamente 5 horas de estudos semanais

Ele presenta a seguinte ementa:

Anatomia e fisiologia do sistema nervoso; acidente vascular encefálico; epilepsia; doenças neurodegenerativas; alterações da consciência e morte cerebral; infecções do sistema nervoso; trauma crânio encefálico; distúrbios do movimento; dor lombar; doenças neuromusculares.

Global Health: Case Studies from a Biosocial Perspective
harvard_logo_200x101_0

Conheça a realidade dos problemas de saúde globais com os maiores pensadores e experts sobre o assunto. O grupo de professores é formado por 4 médicos antropólogos da Harvard University, que demonstram suas experiencias de trabalho na Asia, Africa, Europa Ocidental e nas Américas, para investigar o que o campo da Saúde Global pode incluir, como os problemas de saúde são definidos, construídos e como as intervenções produzem resultados esperados e inesperados.

 The Science of Everyday Thinking
queensland 

Aprenda como pensar melhor, argumentar melhor e escolher melhor.

O curso pretende explorar o pensamento cotidiano: por que as pessoas acreditam em coisas estranhas, como formamos e mudamos as nossas opiniões, por que nossas expectativas distorcem dos nossos julgamentos, e como podemos tomar melhores decisões. Discutimos e tópicos de debate, como o diagnóstico médico, fenômenos paranormais, placebos, milagres e muito mais. Você vai aprender como avaliar reivindicações, fazer sentido de provas, e entender por que tantas vezes fazemos escolhas irracionais. Você vai começar a confiar no lento, trabalhoso, deliberativo, analítico e pensamento lógico, em vez de pensar rápido, automático, instintivo, emocional e estereotipado. O curso fornece ferramentas para a forma de pensar de forma independente, como ser cético, e como valorizar os dados das experiências pessoais.

Em vistas disso tudo, podemos dizer que o curso visa o compreensão  do homem, base de toda a ação médica.

 Epidemiologia: A Ciência Básica da Saúde Pública
The University of North Carolina at Chapel Hill

Neste curso de 6 semanas você irá aprender ou rever os conceitos básicos necessários às aplicações de políticas de saúde. Trata-se de uma matéria básica dos cursos de saúde, porém, muitas vezes com importância negligenciada por acadêmicos e professores.

O programa tem certificação reconhecida internacionalmente e demandará aproximadamente 2 horas por semana de estudo

 Elaboração e Interpretação de Ensaios Clínicos
Johns Hopkins University

Fornecido pela escola médica mais aclamada em todo mundo, este curso visa capacitar o estudante a interpretar dados provindo de revistas científicas e a realizarem clinical trials.

Como sabemos, os resultados provindos dos ensaios clínicos são considerados como os de maior evidência em determinar quando um tratamento é eficiente. Os ensaios clínicos garantem que a avaliação dos riscos e benefícios sejam objetivos e sem viés. Ou seja, toda a base da medicina moderna.

Nutrição para Prevenção de Doenças e Vida Saudável
University of California, San Francisco 

Neste curso certificado de 6 semanas de duração, os participantes aprenderão as bases da nutrição para otimizar a saúde além das dietas (baseada em evidências) a serem adotadas em diversas doenças.

Serão necessários em torno de 5 horas semanais para sedimentar conhecimentos há muito negligenciados pela classe médica e abordado pelos nutricionistas.  Vale a pena conhecer essas técnicas pois não há cuidado com a saúde sem a devida atenção à alimentação.

 Creative Problem Solving
University of Minnesota

Este curso irá ajudá-lo a compreender o papel da criatividade, inovação e solução de problemas em sua própria vida e em todas as disciplinas. Ele vai desafiá-lo a mover-se fora de sua zona de conforto existente e reconhecer o valor dessa exploração. O que faz uma idéia criativa, afinal? Este curso irá ajudá-lo a compreender a importância de idéias diversas, e para transmitir essa compreensão para os outros. Ele vai cobrir os métodos para a geração de novas idéias, aumentar a motivação e formas de aumentar sua própria capacidade criativa através da avaliação e discussão.

Mas o que um curso sobre criatividade faz na nossa lista?

Tanto durante a escola médica, quanto durante a vida profissional, a variedade de pessoas e problemas que trabalhamos são imensas. Some-se a isso um cenário onde os recursos são limitados, sobrando apenas a criatividade como ferramenta para resolver alguns dos problemas diários. Por esses motivos, recomendamos esse curso de 5 semanas da University of Minnesota.

  Diabetes - Um Desafio Global
University of Copenhagen

Diabetes é um problema crescente de saúde em países ricos e pobres. Com este curso de 7 semanas, você vai ficar atualizado sobre as investigações de ponta sobre diabetes , incluindo os aspectos biológicos, genéticos e clínicos, bem como a prevenção e a epidemiologia do diabetes. Tudo fornecido por cientistas de alto nível de um principais universidades do mundo em pesquisa do diabetes.

Este curso não é certificado, porém é de extrema valia pois o diabetes é uma das patologias que há maior evolução no tratamento nos dias de hoje.

 Introdução à Oratória - Apresentação em Público
University of Washington

Como médicos devemos sempre perseguir a boa oratória. Iremos lidar sempre com um público variado. Nos comunicaremos com pacientes, familiares, colegas, grupos científicos e grandes públicos em aulas e congressos. Por isso sugerimos este curso de 10 semanas da University of Washington. Após fazê-lo esperamos que você nunca mais tenha problemas em falar em público.

 Innovating in Health Care
harvard_logo_200x101_0

Esse curso da HarvardX introduz as oportunidades empreendedoras na tecnologia aplicada à saúde, gerenciamento, consultorias e investimentos

O curso centra-se na avaliação e elaboração de modelos de negócios que atingem o alinhamento entre uma empresa de cuidados de saúde e os seis fatores que moldam criticamente novos empreendimentos de cuidados de saúde - financiamento, estrutura, políticas públicas, consumidores, tecnologia e prestação de contas. Inovando em Saúde discute o impacto desses fatores sobre modelos de negócios para três diferentes tipos de inovações:, impulsionada pela tecnologia, e integrações centradas nos consumidores que criam escala.

Gostou da postagem de hoje? Tem alguma recomendação a deixar? Por favor, deixe-nos saber. Comente logo abaixo:


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você