Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

De Pai para Filho: A Transmissão Epigenética de Traços Metabólicos

De Pai para Filho: A Transmissão Epigenética de Traços Metabólicos
Academia Médica
jun. 8 - 3 min de leitura
000

Novas pesquisas em epigenética, destacam a importância da dieta paterna, não apenas para a própria saúde dos homens, mas também para a saúde metabólica de seus filhos. Um estudo  liderado pelo pesquisador em biologia reprodutiva Qi Chen, mostra que a dieta rica em gorduras dos pais pode levar a distúrbios metabólicos em seus descendentes masculinos, um fenômeno mediado por alterações no epigenoma, e não no genoma.

O papel da dieta na biologia reprodutiva

Durante o estudo, publicado na revista Nature em 05 de junho de 2024, ratos machos foram alimentados com uma dieta rica em gorduras por duas semanas. Os resultados demonstraram alterações significativas em um tipo específico de RNA presente nas mitocôndrias do esperma, conhecido como RNA de transferência (tRNA). Esses RNAs, especialmente quando fragmentados, atuam como reguladores epigenéticos, modulando a atividade de certos genes mitocondriais.

Mecanismos epigenéticos e saúde metabólica

Raffaele Teperino, o principal autor do estudo e pesquisador em epigenética ambiental no Centro Helmholtz de Munique, explica que uma dieta rica em gorduras provoca estresse nas mitocôndrias, levando à produção aumentada de RNA para gerar mais energia. Embora isso dê ao espermatozoide a energia necessária para alcançar o óvulo, os RNAs mitocondriais adicionais são transmitidos do pai para o embrião, alterando as informações genéticas recebidas pelo embrião e prejudicando sua saúde.

Evidências em humanos e ratos

A pesquisa não se limitou apenas a observações celulares, mas também examinou a saúde de humanos cujos pais possuíam um índice de massa corporal (IMC) elevado, bem como de ratos cujos pais consumiram alimentos ricos em gordura. Cerca de 30% dos descendentes dos ratos com dieta rica em gorduras apresentaram distúrbios metabólicos. Análises adicionais em 3.431 crianças também mostraram que um maior IMC paterno no momento da concepção estava associado a uma pior saúde metabólica dos filhos. 

Limitações e futuras direções

Um desafio técnico enfrentado pelo estudo foi que o método de sequenciamento utilizado detecta apenas moléculas de RNA inteiras, deixando incerto se os RNA fragmentados são transmitidos do pai para o embrião. "Assumimos que os fragmentos também são transferidos, mas não podemos provar", menciona Teperino.

Interessantemente, o estudo sugere que apenas os problemas metabólicos são transmitidos para os filhos masculinos, o que Chen já havia observado em sua pesquisa de 2016. Isso levanta questões sobre como os espermatozoides X e Y carregam informações diferentes, uma área que merece investigação futura.

Conclusões para a saúde pública

O estudo reforça uma mensagem crucial: a importância de uma dieta saudável para os pais. Chen ressalta, "se você produz espermatozoide, deve comer de maneira saudável. Isso afetará as informações carregadas em seu espermatozoide e impactará a saúde de seus filhos."


A mensagem do estudo é contundente e ressalta a importância crítica das escolhas de estilo de vida dos pais. Mais do que impactar sua própria saúde, essas escolhas têm consequências significativas e duradouras, influenciando diretamente a saúde de suas futuras gerações. Este insight amplia nossa compreensão sobre como os hábitos e comportamentos podem ser transmitidos epigeneticamente, sublinhando a responsabilidade que acompanha as decisões de estilo de vida.



Referência:

Nowogrodzki, J. (2024, 5 de junho). A dad’s diet affects his sperm — and his sons’ health. Nature. https://www.nature.com/articles/d41586-024-01623-2


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você