Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Desafios de Saúde Mental Em Casos de COVID Longa

Desafios de Saúde Mental Em Casos de COVID Longa
Academia Médica
abr. 27 - 3 min de leitura
000

Um estudo recentemente publicado no JAMA Network Open destaca que adultos com COVID longa apresentam uma maior taxa de condições psiquiátricas, como depressão e ansiedade. Apesar da alta prevalência desses sintomas, muitos pacientes relatam o custo como um impedimento significativo para buscar tratamento adequado.

Conduzida por uma equipe de pesquisadores da University of British Columbia, a pesquisa analisou dados de 25.122 adultos americanos, com e sem COVID longa (ou condição pós-COVID [PCC]), coletados pela National Health Interview Survey de 2022. Este levantamento, representativo em nível nacional e baseado em entrevistas, foi realizado de outubro de 2023 a fevereiro de 2024.

Os instrumentos utilizados para avaliar os sintomas incluíram o Questionário de Saúde do Paciente-8 para depressão e o Instrumento de Transtorno de Ansiedade Geral-7 para ansiedade. Os participantes foram considerados tratados se receberam aconselhamento ou medicação psiquiátrica para seus sintomas.

Os resultados mostraram que, em comparação com participantes sem COVID longa, aqueles com a condição eram aproximadamente duas vezes mais propensos a experimentar depressão, ansiedade, dificuldades de sono, problemas cognitivos e fadiga incapacitante. A análise também revelou que pessoas com PCC podem ter mais dificuldade em pagar por aconselhamento ou terapia devido a perda de salários e maiores custos gerados por complicações da COVID-19, além de enfrentarem desafios na obtenção de autorizações de planos de saúde para esses suportes.

Importante destacar que, dos adultos com depressão ou ansiedade, aqueles com COVID longa apresentaram probabilidade semelhante de não receber tratamento no último ano em comparação com aqueles sem a condição. No entanto, participantes atualmente experienciando COVID longa eram duas vezes mais propensos a relatar o custo como uma barreira para obter aconselhamento.

Os autores do estudo enfatizaram a importância de integrar serviços de saúde mental no tratamento da COVID longa. Estratégias como triagens de saúde mental rotineiras e a inclusão de profissionais de saúde mental em clínicas multidisciplinares de PCC podem ajudar a normalizar as avaliações de saúde mental para essa população.

A pesquisa reforça a necessidade de superar estigmas e a descrença médica, muitas vezes enfrentados por pacientes relatando sintomas físicos considerados psicossomáticos, e destaca a importância de abordagens padronizadas e sensíveis no tratamento de pacientes com COVID longa.



Referência:

Center for Infectious Disease Research and Policy (CIDRAP). (2024). Long-COVID patients more likely to report psychiatric symptoms, cost barriers to therapy. University of Minnesota. Retrieved from https://www.cidrap.umn.edu/covid-19/long-covid-patients-more-likely-report-psychiatric-symptoms-cost-barriers-therapy


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você