{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Devemos contar mais histórias
[editar artigo]

Devemos contar mais histórias

Quando estudamos na faculdade como proceder em uma entrevista médica – a famigerada anamnese –, aprendemos a buscar as seguintes informações: identificação, queixa e duração, história pregressa da doença atual, interrogatório complementar, antecedentes pessoais, antecedentes familiares, exame físico, hipóteses diagnósticas, condutas…

Sem dúvida a entrevista ajuda a focar naquilo que incomoda naquele momento. Mas acabamos nos esquecendo de tudo depois de um tempo. Na minha opinião, a anamnese é ótima para pensamentos pragmáticos, mas péssima para a memória como um todo, causando uma perda da visão holística do caso.

Façamos um teste: ao invés da história da DOENÇA, por que não escrevemos a história do PACIENTE. Algo mais ou menos assim:

João de Deus, nascido em 1956, filho de Sebastião e Olinda, ambos com antecedentes de HAS e DM, aos 40 anos reparou que o seu joelho já não parecia tão bom quanto antigamente…

Quando contamos histórias, lembramos muito mais dos detalhes. Eles estão integrados aos acontecimentos e à própria história, e a sequência de eventos fica mais clara. Mas há um outro benefício em cima disso tudo: criamos empatia!

Sim, a empatia é o momento no qual você começa a observar os fatos e o mundo com os olhos do protagonista. Quando contamos a história, deixa de ser relevante o que você acha para ser relevante o que ele acha.

E uma coisa é clara nesse mundo que está virando de cabeça para baixo: a empatia é o diferencial!

Pense nisso e conte mais histórias do que de casos...

 

Quer aprender outras dicas que podem contribuir de forma inovadora para sua carreira profissional? Nos dias 04 a 06 de maio de 2018 faremos um curso de imersão em formação executiva chamado Leadership, Innovation & Management, no Cubo - o espaço mais inovador de São Paulo. As vagas são limitadas a um pequeno número de estudantes e profissionais da saúde dispostos a fazer a diferença em seus projetos pessoais e profissionais. Acesse http://health.school/lim ou clique no banner para saber mais.

Carlos Eduardo Bernini Kapins

Carlos Eduardo Bernini Kapins

Médico, Service Designer, Curioso

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar