Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dexametasona e o tratamento cirúrgico do hematoma subdural crônico

Dexametasona e o tratamento cirúrgico do hematoma subdural crônico
Diego Arthur Castro Cabral
fev. 4 - 3 min de leitura
000

INTRODUÇÃO

O hematoma subdural crônico é um distúrbio neurológico comum que é especialmente prevalente entre os idosos. O efeito da dexametasona nos resultados pós-cirúrgicos em pacientes com hematoma subdural crônico não foi devidamente estudado. Por isso, um grupo de pesquisadores de Cambridge estudou recentemente esse tema.

MÉTODOS

Foi conduzido um ensaio multicêntrico e randomizado no Reino Unido que envolveu pacientes adultos com hematoma subdural crônico sintomático. Os pacientes foram designados em uma proporção de 1:1 para receber um esquema de redução gradual de 2 semanas de dexametasona oral, começando com 8 mg duas vezes ao dia, ou placebo. A decisão de evacuar cirurgicamente o hematoma foi feita pelo médico assistente. O desfecho primário foi uma pontuação de 0 a 3, representando um desfecho favorável, na escala de Rankin modificada 6 meses após a randomização; os escores variam de 0 (nenhum sintoma) a 6 (morte).

RESULTADOS

De agosto de 2015 a novembro de 2019, um total de 748 pacientes foram incluídos no estudo. Após a randomização - 375 foram atribuídos ao grupo dexametasona e 373 ao grupo placebo. A média de idade dos pacientes foi de 74 anos e 94% foram operados para evacuação dos hematomas durante a admissão; 60% de ambos os grupos tiveram uma pontuação de 1 a 3 na escala modificada de Rankin na admissão. Em uma análise foram excluídos os pacientes que retiraram o consentimento para a participação no ensaio ou que perderam seguimento, restando um total de 680 pacientes. Um resultado favorável foi relatado em 286 dos 341 pacientes (83,9%) no grupo de dexametasona e em 306 de 339 pacientes (90,3%) no grupo placebo (diferença, −6,4 pontos percentuais [intervalo de confiança de 95%, −11,4 a −1,4; P = 0,01). Entre os pacientes com dados disponíveis, a cirurgia de repetição para recorrência do hematoma foi realizada em 6 de 349 pacientes (1,7%) no grupo de dexametasona e em 25 de 350 pacientes (7,1%) no grupo de placebo. Mais eventos adversos ocorreram no grupo dexametasona do que no grupo placebo.

CONCLUSÃO

Entre os adultos com hematoma subdural crônico sintomático, a maioria dos quais se submeteram a cirurgia para remover seus hematomas durante a admissão inicial, o tratamento com dexametasona resultou em menos resultados favoráveis e mais eventos adversos do que o placebo em 6 meses, mas menos operações repetidas foram realizados no grupo dexametasona.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 210 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Referência

Hutchinson, P. J., Edlmann, E., Bulters, D., Zolnourian, A., Holton, P., Suttner, N., ... & Kolias, A. G. (2020). Trial of Dexamethasone for Chronic Subdural Hematoma. New England Journal of Medicine.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você