Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Endometriose: teste salivar inovador pode diagnosticar doença em mulheres na França

Endometriose: teste salivar inovador pode diagnosticar doença em mulheres na França
Janine Diniz Fortuna
fev. 14 - 3 min de leitura
000

A startup Ziwig e especialistas médicos desenvolveram o primeiro teste salivar para diagnosticar de forma rápida a endometriose, uma doença que leva em média oito anos para ser descoberta em pacientes e afeta uma em cada dez mulheres em na França.

Os exames podem ser longos e requerem muito tempo de espera: ultra-som, ressonância magnética, laparoscopia, etc. Em média, as pacientes gastam 33 dias por ano e o custo total da doença para a sociedade é estimado em 10,6 bilhões de euros na França.

"A endometriose não é um problema da mulher, mas um problema da sociedade", adverte François Golfier, chefe do departamento de ginecologia do Hospital Universitário de Lyon e presidente do comitê de endometriose do Colégio Nacional Francês de Ginecologistas e Obstetras (CNGOF).

Um mês após Emmanuel Macron anunciar a estratégia nacional de combate à endometriose, empresários e médicos por trás desta descoberta revelaram à imprensa as instruções de uso e  deste novo teste.

Como funciona o teste? É muito simples e não-invasivo: você recebe em casa uma caixa contendo um pequeno tubo no qual você simplesmente “cospe”. Depois disso, deve fechar o tubo e enviar para o laboratório em um envelope projetado para este fim. O laboratório devolve o resultado do teste dentro de dez dias.

Com essa facilidade, a mulher pode, portanto, fazer o autoteste em qualquer lugar, sem ter que manter a amostra na geladeira ou ir ao laboratório.

 

96% de confiabilidade

Como os pesquisadores conseguiram desenvolver este teste? Um ensaio clínico foi lançado em janeiro de 2021, reunindo médicos com experiência na condição e engenheiros da Ziwig. Usando sequenciamento superior de rendimento e inteligência artificial, a equipe determinou os 109 biomarcadores envolvidos na endometriose em 153 pacientes com a doença.

"Este teste permitirá identificar 96% dos pacientes com endometriose, independentemente de sua gravidade", diz o ginecologista François Golfier. A grande descoberta é que a saliva tem a mesma qualidade de informação e confiabilidade que o sangue.

Para comercialização deste test, a princípio é necessário ter prescrição médica, mas espera-se que em breve o "Endotest" esteja disponível nas farmácias.

"Os farmacêuticos são os profissionais ideais para distribuir o teste, fornecer prevenção e aconselhar os pacientes, especialmente no caso de um resultado positivo", confirma representantes da Ziwig em comunicado à imprensa.

E isto é apenas o começo da aventura. Esta descoberta ainda está sendo testada em ensaios clínicos. "Além do diagnóstico, esta foto de alta definição da patologia poderia fornecer informações no futuro sobre o estágio da doença, sobre o risco de infertilidade, etc.", diz Yahya El Mir, fundador da Ziwig. Além disso, já foi lançado um novo estudo que inclui 1.000 pacientes com problemas de infertilidade.

O autogestão é uma informação valiosa para o primeiro comitê de direção interministerial sobre endometriose, convocado pelo ministro da saúde na França, Olivier Véran, que será realizado na próxima  segunda-feira dia 14 de fevereiro 2022.

 

Referências

  1. https://madame.lefigaro.fr/bien-etre/endometriose-test-salivaire-une-revolution-pour-le-depistage-de-la-maladie-en-quelques-jours-110222-210793
  2. https://www.lequotidiendumedecin.fr/specialites/gynecologie-obstetrique/endometriose-le-test-salivaire-endotest-permet-le-diagnostic
  3. https://www.francetvinfo.fr/sante/handicap/endometriose-une-societe-francaise-invente-un-test-salivaire-pour-un-diagnostic-rapide_4956399.html
  4. https://ziwig.com/endotest/

Denunciar publicação
    000

    Indicados para você