No último e-saúde, grande evento brasileiro de inovação para o setor da saúde promovido pela UNIMED, tive a oportunidade de apresentar sobre o tema engajamento, importantíssimo para promover melhorias e inovações na Saúde.
Já entrando no tema da saúde, especificamente em Medicina de Valor e em metodologias como o ICHOM (International Consortion for Health Outcomes Measurement) vemos a necessidade de envolver todos os profissionais de uma empresa da área da saúde, e a palavra engajamento não pode faltar no vocabulário.
Por isso, engajar todos os parceiros se torna tão importante.
E claro que esse é um grande desafio, mas que resulta em maior produtividade e reduz os custos, além de melhorar os feedbacks.
E como fazer todos caminharem para o mesmo rumo, incluindo hospitais, médicos, operadoras, pacientes e todos os integrantes da cadeia de valor?
1-Primeiro precisamos descobrir um propósito comum. Precisamos encantar as pessoas mais propensas a nos ajudar durante nossa missão e ter os nossos valores bem definidos e alinhados com todos.
2-Outro desafio é manter o equilíbrio geral mesmo em períodos de mudanças. No segmento da alimentação, por exemplo, é preciso pensar em novas funções para os motociclistas quando as entregas acontecerem efetivamente por drones.
Refletir sobre esse balanço é essencial para o sucesso da transformação. Nenhum dos lados deve sentir a dor da mudança sozinho ou carregar o piano sozinho.
Dessa forma "vender" o “plano A” (mudança) fica bem mais fácil quando existe um “plano B” para que a mudança seja o menos dolorosa possível.