Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Expandir os horizontes do médico

Expandir os horizontes do médico
Fernando Carbonieri
abr. 19 - 4 min de leitura
000

Expandir os horizontes do médico

Não é de hoje que assistimos um sistema de saúde doente, com profissionais que pouco se conversam, com uma gestão ineficiente, com recursos cada vez menores para serem aplicados em tecnologias cada vez mais caras e profissionais que lutam contra um sistema que o isola ou, preocupa-se em mantê-lo isolado do mundo.

Nós médicos também sofremos com os dogmas da medicina aplicados ao nosso conturbado tempo. Temos sim uma formação grande, extremamente técnica, extenuante e necessária Porém falha e, em larga escala, atrasada, retrograda, ou, no mínimo, incongruente com as necessidades da profissão para a atualidade ou futuro próximo. Todo esse processo forja exímios técnicos e poucos médicos questionadores e criativos.

Somos separados das humanas, mesmo vivenciando "a mais humana das ciências e a mais científica das humanidades". Somos separados das exatas, mesmo atuando com uma infinidade de dados e processos necessários para o bom manejo da saúde do paciente. Não deveríamos...

"Falar o que a faculdade de medicina esqueceu de nos contar" foi a nossa inspiração inicial para a criação do Academia Médica em 19 de abril de 2012. Hoje completamos 5 anos e sabemos que estamos apenas no começo no engajamento de todos os colegas médicos ou não e futuros colegas. Afinal, resgatando a máxima de Abel Salazar - "O médico que só sabe de medicina nem de medicina sabe" - buscamos a universalidade do conhecimento.

Hoje queremos mais. Queremos continuar a ser o portal que demonstra que o médico, os profissionais de saúde e todos os outros profissionais envolvidos de alguma forma no atendimento de pacientes não são uma ilha. Todos estamos conectados.

Para isso, neste mês de aniversário evoluímos para um propósito que acreditamos ser maior. Mais do que levar o conhecimento curado ao nosso leitor, temos a MISSÃO de EXPANDIR OS HORIZONTES DO MÉDICO. Faremos de tudo para isso, inclusive sermos cada vez mais ativos no processo de modificação da saúde como um todo.

Crescemos muito nessa primeira fase. Cinco anos passaram rápido demais. Hoje são mais de 200 mil leitores ao mês, que buscam em nossos mais de 800 artigos escritos por mais de 30 colaboradores, alguma informação que podem auxiliá-los a ser um melhor cidadão, formador de opinião, ou profissional conhecedor de sua arte. Aproximadamente, 32% dos médicos e acadêmicos de medicina do país acessam algum de nossos textos, todos os meses.

Não buscamos a unanimidade na nossa assumida parcialidade, pois acreditamos na troca e no dinamismo do conhecimento. Queremos continuar a ser espaço para o contraditório sempre que possível, sempre que necessário...

Assim acreditamos que caminhamos com a nossa Missão. O Academia Médica busca sim Expandir os Horizontes dos Médicos pelo conhecimento, discussão, criação e colaboração. Buscamos com todas as parcerias possíveis atingir este objetivo e estaremos com você em todos os momentos.

Um abraço a todos. Aos que colaboram e aos leitores, muito obrigado pelo apoio nestes 5 anos de história. Fechamos este ciclo com a certeza de que iremos modificar a saúde, para sim, expandindo os horizontes dos nossos leitores e melhorar as condições para àquele que mais importa: o paciente.

Fernando Todt Carbonieri - Médico, CEO and Founder Academia Médica.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você